Quais são os tons da cor cinza?

Cor intermediária entre o branco e o preto, o cinza e os seus 65 tons (não, não são 50 como diz o título de um livro e sua adaptação cinematográfica de sucesso); não são uma das cores preferidas das pessoas, sendo esta a terceira menos popular entre as pessoas, perdendo apenas para o rosa e o marrom.

O nome cinza tem sua origem no latim, Cinis, palavra usada para se referir ao material que sobra após a combustão; que são as cinzas.

Significado da cor cinza

Os tons da cor cinza também podem transmitir elegância

O cinza é visto por muitos como uma cor relacionada ao tédio (Foto: depositphotos)

Infelizmente, a coloração nem sempre é associada a coisas positivas. Sendo ela uma cor neutra, não possui uma carga emotiva e não tem a capacidade de estimular ou tranquilizar.

O cinza é visto por muitos como uma cor relacionada ao tédio; tristeza; depressão; antiquado; passado; esquecimento; solidão; perda etc.

Dependendo do contexto em que é utilizada, também pode ser entendida como uma cor que transmite elegância; compostura; sofisticação; estabilidade; autocontrole; maturidade e sutileza.

Veja também: Quais são os tons da cor laranja

A cor da tristeza

Apesar de não ser uma opinião geral, muitos associam o cinza como a cor da tristeza por esta ser uma cor neutra que não é nem quente nem fria e nem é relacionada a nenhum dos sexos, o que faz do intermediário do preto e o branco, uma cor vaga para algumas pessoas.

Além disso, o tom se encaixa na categoria de “cores” acromáticas (sem cor), que não necessariamente são cores, mas sim a intensidade da luz que é absorvida; ou seja, o cinza sequer é uma cor. São consideradas cores acromáticas o branco, preto e cinza.

O cinza deixa de ser acromático quando tem cores além do branco e do preto misturadas em sua fórmula.

Muitos acreditam que a associação dos tons com a tristeza vem desde a infância, quando a chuva, que traz consigo um céu cheio de nuvens acinzentadas, fazem com que as crianças precisem parar suas brincadeiras para ficarem “presas” dentro de suas casas.

Veja também: Quais são os tons da cor vermelha?

Tons de cinza

Mesmo simples, já que de um determinado ponto de vista ele não é nem considerado uma cor, o cinza possui 65 tons catalogados. Confira alguns dos mais populares e curiosos:

  • Eigengrau: quando estamos em um local com uma total ausência de luz, ao contrário do que imaginamos, não enxergamos todo o ambiente preto, mas sim um tom de cinza muito escuro que é chamado de eigengrau, uma palavra alemã que significa intrinsecamente cinza.
  • Prata: como o próprio nome já diz, é uma cor que remete à aparência de prata polida, que tem uma coloração cinza, porém, com um tom metálico. São outros tons metálicos do cinza: platina, alumínio e níquel.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.