Quais são os carros menos poluentes

Descubra alguns modelos e marcas que são amigos da natureza e como conseguiram essa classificação

O Ministério do Meio Ambiente, o MMA, deu a sua contribuição para o consumidor descobrir quais são os carros menos poluentes que circulam pelo Brasil. Agora, dois parâmetros são usados para medir o nível de emissão de gases.

O primeiro é a Nota Verde. O segundo é o Indicador de CO². Ambos indicadores poderão ser consultados na internet no site do MMA ou no portal do Ibama. A ideia é que o próprio motorista escolha aqueles veículos que provocam menos o efeito estufa.

Para descobrir quais são os carros menos poluentes, é só inserir a marca, modelo e ano e encontrar no site do projeto aqueles mais sustentáveis. São 250 modelos cujas taxas de emissões de CO², óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos são listados. Confira agora mais detalhes sobre eles.

Quais são os carros menos poluentes de acordo com a Nota Verde

A Nota Verde é dada para os carros menos poluentes em ordem crescente. Na lista divulgada no site do Ibama e MMA, oito carros receberam nota superior a 9 e um deles tem nota menos de 5. Já o gás carbônico é calculado em uma escala de 5 a 10 em relação aos que menos emitem gás por quilômetro rodado.

Para saber quais são os carros menos poluentes existem dois indicadores: a nota verde e o selo Concep

Os indicadores de poluentes podem ser consultados no site do MMA ou do Ibama (Foto: depositphotos)

Os dados de cada veículo foram coletados pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que avalia os veículos a fim de realizar o licenciamento.

É importante divulgar quais são os carros poluentes para que os consumidores possam ter opções na hora de comprar um veículo. De acordo com essa nota verde, os carros menos poluentes são:

  • Ford Focus 2.0: nota verde de 9,4;
  • Nissan Tiida 1.8 Gasolina: nota verde de 9,2;
  • Honda New Fit EX 1.5 Gasolina: nota verde de 9,2;
  • Honda New Fit LXL 1.4 Gasolina: nota verde de 9,1;
  • Ford Edge 3.5 Gasolina: nota verde de 9,1;
  • Honda New Fit LX 1.4 Gasolina: nota verde de 9,1;
  • Chrysler PT Cruiser 2.4: nota verde de 9;
  • Fiat Mille 1.0: nota verde de 8,9 (álcool) e 9,8 (com gasolina);
  • Fiat Mille Way 1.0: nota verde 8,9 (álcool) e 9,8 (com gasolina);
  • Honda Civic LXS 1.8:  8,8 (gasolina) e 8,6 (álcool).

Veja também: Poluição do ar

Para conferir a lista completa, veja o documento em PDF disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

Carros menos poluentes que receberam o selo Concep

Há também outra forma de avaliar os carros menos poluentes. É o selo Conpet. De acordo com o site oficial, ele “estimula a eficiência no uso da energia em diversos setores, com ênfase nas residências, nas indústrias e nos transportes, além de desenvolver ações de educação ambiental”.

Em 2017, foi realizada uma pesquisa para avaliar mais de mil modelos de carros que pertencem a cerca de 35 fabricantes. Dos modelos avaliados apenas 346 receberam o selo Conpet.

A classificação de mais ou menos poluente se parece com o modelo de eficiência utilizado em eletrodomésticos, cujo o perfil de gasto de energia recebe letras, sendo a letra A mais econômica e a E menos e eficiente.

Porém, para receber o selo Conpet, os automóveis precisam ser categorizados em A ou B. Veja alguns carros que são menos poluentes de acordo com essa pesquisa.

O selo Concep categoriza de A (mais econômica) a E (menos e eficiente)

As versões Active 1.2, ActPack e Allure do Peugeot 208 são as menos poluentes (Foto: depositphotos)

Peugeot 208

O carro Peugeot 208 nas versões Active 1.2, ActPack e Allure é considerado um automóvel menos poluente. De acordo com o estudo, o Peugeot emite 85 g/km de CO2 fóssil com gasolina. O consumo dele na cidade é de 14,8 no asfalto e 15,80 na estrada.

Veja também: Cidades que irão proibir veículos a diesel até 2025

Volkswagen up! (2018)

A versão Move da Volkswagen up! emite 86 gramas de CO2 fóssil por quilômetro rodado. Já o consumo de gasolina na cidade é 14,5 km por litro enquanto é de 16,3 quando o up! está na estrada.

A versão High emite 88 gramas por quilômetro rodado de CO2. O consumo de gasolina nesse tipo de veículo é 14,1 na cidade e 16 na cidade.

A versão Run do Volkswagen up! emite 89 gramas por quilômetro rodado. Com gasolina, ele emite de 14 litros por quilômetro rodado na cidade e 15,8 na estrada.

Já as versões Black, White, Red e Speed emite os mesmos 89 gramas por quilômetro rodado da versão Run, mas seu consumo de gasolina é superior na estrada com 16,1, mas inferior na cidade com 13,8 quilômetro por litro.

Citroen C3

Os modelos Origine, Attraction, Tendance e M Style emitem 88 gramas de CO2 fóssil por quilômetro. Em relação à gasolina, são 14,3 litros na cidade contra 15,6 na estrada.

Fiat Mobi

A versão Drive GSR do Fiat Mobi faz com que a emissão de CO2 fóssil com gasolina seja de 89 gramas por quilômetro. Enquanto o consumo de gasolina fica 14 litros por quilômetro na cidade e 15,9 na estrada.

Fiat Argo

A versão Fiat Argo 1.0 emite 90 gramas por quilômetro rodado de CO2 fóssil. Quando o assunto é gasolina, o consumo fica entre 14,2 na cidade e 15,1 na estrada.

Ford Ka

O Ford Ka também recebeu o selo Conpet na sua versão SE. São 91 gramas emitidos de CO2 fóssil por cada litros. Já a gasolina na estrada é de 15,7 km por litros e na cidade cai para 13,5  km por litros.

Renault Sandero

O carro Renault Sandero também é considerado menos poluente. A sua versão Authentique emite 93 gramas de CO2 fóssil por quilômetro. Ele é bem econômico, com cerca de 14,1 litros por quilômetros na estrada e 14,2 na cidade.

Veja também: Veja como está o aquecimento global atualmente e as áreas mais afetadas

Quais carros mais poluentes

Os veículos mais poluentes são os que emitem monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio

O Volkswagen Fox 1.0, quando abastecido com álcool, encabeça a lista dos mais poluentes (Foto: depositphotos)

Se é importante conhecer os carros menos poluentes, também vale a pena dar uma olhadinha nos veículos que mais emitem monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio.

Eles são considerados mais prejudiciais à camada de ozônio e que potencializam as consequências do efeito estufa. Veja agora quem são os vilões do meio ambiente.

  • Volkswagen Fox 1.0 quando abastecido com álcool;
  • Peugeot 207 SW 1.4 abastecido com gasolina;
  • Volkswagen Kombi-STD, Furgão, Ambul 1.4 à gasolina;
  • Renault Scénic 1.6 com gasolina;
  • GM – Chevrolet Montana 1.4 abastecido com gasolina;
  • Renault Scénic 1.6 com álcool;
  • Citroën C3 1.4 com álcool;
  • Citroën Xsara Picasso 1.6 abastecido com álcool;
  • Peugeot 307 Sedan 1.6 a álcool;
  • GM – Chevrolet Corsa 1.4s com gasolina.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.