Quais são os menores planetas do nosso Sistema Solar?

Você sabe quais são os menores planetas do nosso Sistema Solar? Nesse artigo você vai descobrir essa resposta e vai conhecer um pouco mais sobre esses planetas. Boa leitura!

São reconhecidos atualmente no Sistema Solar oito planetas. Esse dado foi alterado a partir do ano de 2006, quando um dos antigos nove planetas do Sistema Solar foi rebaixado a categoria de planeta anão.

Essa categorização é bastante discutida entre os cientistas, os quais levam em consideração os seguintes aspectos: gira em torno do Sol, é redondo e é o objeto dominante nas proximidades da órbita que faz em torno do Sol, sendo capaz de “destruir” ou agregar objetos neste caminho. Plutão foi rebaixado neste último quesito.

Por muitos anos foi ensinado na escola, nos livros didáticos e materiais científicos, que o Sistema Solar tinha nove planetas, e foi um processo que teve resistência o rebaixamento de Plutão a planeta anão.

Planeta com a menor densidade do Sistema Solar

As informações sobre os planetas são dados conquistados a partir de muitas pesquisas por parte dos cientistas e astrônomos. Constantemente, novas descobertas são feitas, especialmente com avanço das tecnologias para estudos espaciais. Dentre os planetas do Sistema Solar, o menor em dimensão é Mercúrio, com 4.860 km de diâmetro. Para se ter uma noção, a Lua, satélite natural do planeta Terra tem 3.474 km de diâmetro.

Planeta Mercúrio

O menor planeta do Sistema Solar é Mercúrio (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a densidade dos planetas, esse dado é alterado. Saturno, apesar de ser um enorme planeta, é o menos denso do Sistema Solar. Acredita-se que o núcleo do planeta seja formado por material rochoso, no entanto, ele não possui uma superfície sólida, mas formada por gases, como hidrogênio e hélio. Saturno, por conta de sua densidade e por girar com velocidade em seu eixo, possui um formato achatado nos polos e convexo na região do equador.

Os planetas do Sistema Solar

Os planetas que fazem parte do Sistema Solar são oito, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Destes, os quatro primeiros são planetas telúricos, ou rochosos, que são aqueles formados predominantemente por matéria sólida. São também os quatro mais próximos do Sol. Já os quatro últimos, são os mais distantes do Sol, e chamados de gigantes gasosos ou jovianos.

Estes planetas gasosos são enormes e apresentam uma atmosfera composta por hidrogênio, hélio e metano. Os planetas do Sistema Solar possuem diferentes composições, tamanhos e condições gerais. Essas características dependem do processo formativo dos planetas, dos materiais predominantes e das dinâmicas pelas quais estes planetas passaram.

Veja também: Planeta Júpiter

Qual o maior e o menor planeta do Sistema Solar respectivamente?

Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa. Estima-se que sua massa seja 2,5 vezes maior do que a de todos os demais planetas somados. Em relação a densidade, Saturno é o planeta com menor índice de densidade, apesar de ter um grande diâmetro. Assim, o menor planeta do Sistema Solar é Mercúrio e o maior é Júpiter.

A Terra no Sistema Solar

Em relação a densidade dos planetas, a Terra ocupa o primeiro lugar, como planeta mais denso. Sua densidade fica na casa dos 5,51 g/cm³. A Terra ocupa o terceiro lugar em relação a proximidade do Sol, ficando atrás apenas de Mercúrio e Vênus.

Sistema Solar

O nosso Sistema Solar é composto por 8 planetas (Foto: depositphotos)

Em relação ao tamanho, a Terra ocupa o quinto lugar, ficando atrás apenas dos planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Isso significa que dentre os planetas telúricos, a Terra é o maior. A Terra é conhecida como “planeta água”, por ter cerca de 70% de sua composição formada por água.

O planeta Terra é formado por três camadas em sua estrutura, sendo elas um núcleo (podendo ser dividido em núcleo interno e núcleo externo), formado por ferro e níquel, o manto em estado fluido, cujos minerais de composição são o ferro, o magnésio e o silício e, por fim, a crosta terrestre, formada por materiais sólidos.

Qual é o segundo menor planeta do Sistema Solar?

O segundo menor planeta do Sistema Solar é Marte, o qual ocupa o quarto lugar em relação a distância do Sol. Marte é o planeta mais visível para os habitantes do planeta Terra, e também o que mais desperta interesse e curiosidade. Marte é conhecido como “planeta vermelho”, e possui duas luas denominadas de Fobos e Deimos.

Um dos mais ambiciosos projetos humanos é aquele que busca consolidar a criação de assentamentos humanos permanentes em Marte, como forma de colonizar aquele planeta.

Dados gerais do Sistema Solar

  • Sol 1.392.000 (diâmetro);
  • Mercúrio 4.860 (diâmetro) 57.900.000 (distância em relação ao Sol);
  • Vênus 12.100 (diâmetro) 108.000.000 (distância em relação ao Sol);
  • Terra 12.760 (diâmetro) 149.600.000 (distância em relação ao Sol);
  • Marte 6.800 (diâmetro) 228.000.000 (distância em relação ao Sol);
  • Júpiter 143.000 (diâmetro) 778.000.000 (distância em relação ao Sol);
  • Saturno 120.000 (diâmetro) 1.430.000.000 (distância em relação ao Sol);
  • Urano 50.800 (diâmetro) 2.870.000.000 (distância em relação ao Sol);
  • Netuno 49.400 (diâmetro) 4.500.000.000 (distância em relação ao Sol).

Veja tambémIncríveis imagens revelam beleza no Planeta Marte

Conclusão

O Sistema Solar é hoje formado por oito planetas, bem como os demais astros que orbitam seu sistema gravitacional. Dos planetas que formam o Sistema Solar, nem todos são formados predominantemente com o mesmo material, o que confere características individuais a cada um. Os quatro planetas mais próximos do Sol são chamados de telúricos, pois sua composição é rochosa, assim como a da Terra.

Já os quatro planetas mais distantes do Sol são chamados de jovianos, ou gigantes gasosos, e são os maiores planetas do Sistema Solar. O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Referências

» O QUE aconteceu com Plutão. Telescópio na escola. Disponível em: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/plutao.pdf. Acesso em: 17 de setembro de 2018.

» POLON, Luana. Crosta terrestre. Estudo Prático. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/crosta-terrestre/.Acesso em: 17 de setembro de 2018.

» RODRIGUES, Cláudia Vilega. O Sistema Solar. Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Disponível em: http://www.das.inpe.br/ciaa2017/aulas_pdfs/sistemasolar/sistema_solar2015.pdf. Acesso em: 17 de setembro de 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).