, ,

Quais são os nomes dos dentes e quantos deles temos em nossa boca

Inicialmente, todos nós desenvolvemos, na primeira infância, 20 dentes de leite. Somente depois, passamos a ter os permanentes

Você sabia que a arcada dentária é considerada um órgão do corpo humano? Dada a sua importância não poderia ser diferente. É ela responsável pela mastigação e é agrupada em quatro setores. Vamos conhecê-los?

Os dentes são formados por polpa, dentina, esmalte e cemento. Inicialmente, todos nós temos 20 dentes de leite, como é chamada nossa primeira dentição. Somente depois da primeira infância, passamos a ter 32 dentes permanentes. Veja quais são eles agora.

Dentes Molares

Vamos começar pelos primeiros dentes permanentes que nascem: os molares. Eles são seis, responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Sua função é tão importante para a digestão que eles surgem em crianças a partir dos seis anos. Eles apresentam uma exceção: antes deles não existem dentes de leite. Eles já nascem permanentes.

Quais são os nomes dos dentes e quantos deles temos em nossa boca

Foto: depositphotos

Dentes pré-molares

Como o próprio nome já diz, os pré-molares servem para triturar os alimentos. Para auxiliar nesse processo, eles têm duas pontas na camada superior. Ao todo, são quatro dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.

Dentes caninos

Temos quatro dentes nesse grupo, sendo dois em cima e dois embaixo. Eles têm uma ponta, assim como uma lança. Sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes que são os pré-molares e molares.

Dentes incisivos

Incluídos nessa categoria estão os quatro dentes da frente. A principal função deles e cortar durante a mastigação. Eles são os primeiros a nascer enquanto dentes de leite em crianças a partir dos seis meses de idade. Eles possuem outra tarefa importante: estética e fala.

Algumas questões relacionadas aos dentes

– Mesmo os dentes de leite precisam ser tratados com cuidado. Alguns problemas estéticos dessa fase podem ser herdados pelos dentes permanentes.

– A escova de dentes é uma das maiores aliadas da saúde bucal. Ela foi inventada na China por volta de 1.400. Ela era feita com bambu e pelos de animais. Esse modelo permaneceu até praticamente a década de 40, quando colocaram o fio de náilon.

– Alimentos ácidos podem prejudicar o esmalte dos dentes. Por isso, sempre que comer algo desse tipo, escove-os.

– As pastilhas ou chicletes de menta podem prejudicar os dentes por conta do açúcar. Portanto, se você quer melhorar o hálito recorra aos tipos que são adoçadas com xylitol.

– Alimentos muito pigmentados podem manchar seus dentes. Café, chocolate, refrigerante a base de cola, vinho e açaí são ricos em substâncias escuras que podem amarelar a superfície da sua arcada dentária.