Quais são os tons da cor rosa?

Muito associada ao público feminino, principalmente o infantil, devido à sua delicadeza; a cor rosa é uma coloração muito especial, já que é praticamente a única que possui apenas significados e atribuições positivas.

Meio termo entre o vermelho e o branco, o rosa é por muitos, considerada a cor do amor, do romantismo e da juventude.

Etimologia do rosa

O nome da cor rosa, assim como a maioria das cores como o azul ou o cinza, vieram de itens, animais ou plantas. Uma das teorias, é que o nome da cor tenha vindo do grego ροδον [rhódon], que é como são chamadas as flores da família Rosaceae que muito provavelmente são as preferidas quando se trata de montar belos bouquets ou arranjos

A cor rosa é uma variação da mistura entre o vermelho e o branco e por isso possui vários tons

No Japão o rosa é associado ao casamento e a união (Foto: depositphotos)

A palavra pink, como o rosa é chamado em inglês, supostamente surgiu em decorrência de uma espécie de flores de nome científico Dianthus plumarius, cujo o nome popular em países de língua inglesa é pink ou wild pinks. Apesar de sua incidência ser maior na Europa, essa espécie de flor pode ser encontrada no Brasil sob o nome de cravina.

Significado da cor rosa

Apesar da sua associação com o sexo feminino, o rosa já foi por muito tempo, “cor de menino”, enquanto o azul era “cor de menina”. Apesar de ser meio confuso parar para pensar nisso, há algumas explicações para isso, sendo uma delas de cunho religioso.

Em várias ilustrações antigas relacionadas ao cristianismo, o menino Jesus era sempre visto usando roupas cor-de-rosa, enquanto sua mãe, Maria, usava uma manta azul sob suas roupas.

Menino Jesus ao lado de seus pais, José e Maria. (Foto: Reprodução/ Pinterest/ Galilea)

Em seu livro Pink and Blue: Telling the Girls From the Boys in America (Rosa e Azul: Diferenciando meninas de meninos na América, em tradução livre); a historiadora Jo B. Paoletti conta que nos Estados Unidos, o azul e o rosa começaram a ser usados apenas após a primeira guerra mundial; antes disso, eram usados tons neutros, como o branco.

Ainda segundo o livro, o rosa era indicado para os meninos por ser uma cor mais “decidida e forte”, já o azul era visto como “delicado e amável”. Para entender melhor essa ideia, é preciso entender que o rosa está associado ao vermelho, uma cor forte e cheia de vida. Mais tarde, esses conceitos viriam a mudar.

Atualmente, há uma “dessexualização” de ambas as cores, a fim de acabar com a associação delas com os sexos.

Veja também: Quais são os tons da cor vermelha

O rosa na Segunda Guerra Mundial

Durante a segunda grande guerra (1939 – 1945), a cor rosa se tornou um objeto de marginalização e discriminação. Aqueles que eram homossexuais e não eram considerados “masculinos” o suficiente para se tornarem soldados, eram mandados para os campos de concentração.

Para sinalizar o motivo pelo qual eles haviam sido preteridos, era costurado um triângulo de cor rosada em suas roupas.

A cor rosa pelo mundo

Em vários países do continente asiático, a cor rosa, além de muito popular entre homens e mulheres, como no Japão por exemplo; é também associada ao casamento e união. Na Coréia do Sul, as tonalidades rosadas remetem à confiança. Na África do Sul, a cor é associada à pobreza.

Outros significados

Normalmente associado à compaixão e amor puro, já que ele é basicamente a junção do branco e vermelho o rosa também pode ter um tom mais íntimo e sexy, se for de uma tonalidade mais escura ou intensa.

Em alguns lugares, o rosa choque é visto como uma cor vulgar já que parte dos objetos baratos feitos de plástico vendidos são dessa cor.

Veja também: Quais são os tons da cor roxa

Quais os tons da cor rosa?

Com 50 tons registrados, o rosa é sem dúvidas umas das cores mais populares no mundo e muito além de apenas estética, já que em alguns lugares do mundo, ela pode até mesmo ajudar a lidar com pessoas agressivas. Confira alguns dos principais e curiosos tons de rosa:

  • Barker-Miller Pink: E se eu dissesse que existem algumas penitenciárias no mundo que são cor de rosa, você acreditaria? Durante a década de 1960, o psicoterapeuta suíço Max Luscher estudava as mudanças no humor e na fisiologia de pessoas que estavam em um ambiente de uma determinada cor. Após anos de estudo, ele chegou até esse tom de rosa e viu que ele era a cor que mais causava alterações nos batimentos cardíacos, na pressão e na respiração; fazendo as pessoas ficarem calmas. Ele então convenceu os diretores de uma prisão à pintarem as celas com a cor aos poucos e o resultado foi que o local, que antes tinha incidentes entre detentos e policiais uma vez por dia, passou para um em seis meses.
  • Rosa Quartzo: considerada a cor do ano de 2016 pela Pantone, junto com o serenity (um tom de azul claro), o rosa quartzo, segundo a própria empresa, é um tom persuasivo, mas ao mesmo tempo gentil. A cor foi recomendada para inspirar sabedoria, calma, conforto e paz interior.
  • Rosa Choque: ousado e intenso, esse é talvez o tom de rosa mais famoso que existe. Foi criado em 1937, para dar vida à embalagem de um perfume chamado Shocking, da designer Elsa Schiaparelli , pela pintora surrealista Leonor Fini.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.