,

Quais são os tons da cor roxa

Essa cor é vista por muitos como uma cor misteriosa, por unir qualidades opostas do vermelho e azul

Também chamado de púrpura por algumas culturas, o roxo é uma cor que resulta da mistura entre o vermelho e o azul. Possuindo apenas 41 tons registrados, sua tintura foi por muito tempo uma das mais caras da antiguidade.

Considerada uma cor de luto no Brasil e Tailândia, a cor roxa também está ligada a espiritualidade e também a nobreza. Na Roma antiga, apenas o imperador, sua esposa e o herdeiro podia usar túnicas dessa cor.

A produção do pigmento roxo na antiguidade se dava utilizando algumas espécies de moluscos nativos do Mar Mediterrâneo. Como resultado da dificuldade de sua obtenção, já que precisavam de vários desses animais para conseguir um pouco do pigmento, vários deles estão extintos.

Os tons da cor roxa

Os tons da cor roxa remetem ao mistério, a espiritualidade e ao luxo

Essa cor é originada a partir da união do vermelho com o azul (Foto: depositphotos)

Lilás

Um tom de roxo acrescido com branco, o lilás foi por muito tempo a cor que era utilizado por mulheres mais velhas que eram solteiras e estavam disponíveis para um relacionamento. Jovens que estavam solteiras aderiam ao rosa para esse contexto. Esse tom da cor roxa é muito ligado a delicadeza e romantismo.

Roxo Psicodélico

Durante os anos 1960, surgiu o movimento hippie, um grupo da contracultura que tinha como um de seus lemas “paz e amor”. Inspirado nesse movimento, foi criado um tom de roxo com pigmentos fluorescentes de magenta e azul, resultando em uma cor que foi muito utilizado em pinturas psicodélicas com fundo preto. Curiosamente, era a cor favorita do músico Jimmy Hendrix e por isso, ganhou o nome de roxo psicodélico.

Veja tambémQuais são os tons da cor vermelha?

Violeta

A presença do violeta nesta lista é equivocada, já que na verdade não se trata de um tom da cor roxa, mas sim uma cor própria. Enquanto o violeta possui sua própria faixa no espectro eletromagnético, o roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul.

Etimologia do roxo

O nome roxo deriva do temo em latim russeus ,que significa “vermelho escuro”. Já púrpura, nome também utilizado para designar a cor, vem do grego πορφύρα (pronuncia-se porphyra) e do latim, purpura.

Significados e curiosidades sobre a cor roxa

Veja também: Quais são os tons da cor azul

A cor roxa é vista por muitos como uma cor misteriosa, por unir qualidades opostas como o vermelho e azul, masculino e feminino, sensualidade e espiritualidade.

Misticismo

É considerada a cor da magia, da alquimia e dos chacras do cérebro, onde se concentram os sentimentos e a inteligência por aqueles que são ligados à atividades esotéricas.

Religião

Os tons de roxo também são vistos com muita frequência em coisas ligada a religião. Apenas monges budistas de uma alta ordem podem utilizar roupas roxas. Na religião cristã, os tons de roxo significam piedade e fé; além de ser uma cor vista com frequência em antigas pinturas de santos católicos.

Premiação

Nos Estados Unidos, há uma condecoração que é dada para soldados que foram feridos ou mortos em combate chamada Coração Púrpura. Trata-se de uma medalha em forma de coração de cor púrpura e uma imagem do ex-presidente e criador da condecoração, George Washington. O púrpura, significa honra.  

Beleza

Por também estar ligada à ambição, luxo e poder, o roxo é uma cor vista com frequência em embalagens de itens relacionados a beleza.

Veja tambémQuais são os tons da cor cinza?

Curiosamente, a cor roxa também pode estar ligada a boa saúde. Isso porquê, alimentos como a berinjela, cebola roxa e o repolho roxo por exemplo, são ricos em antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento, reduzem o colesterol e combater células cancerígenas.

Raro

Já notou como na natureza há poucos animais e plantas que possuem essa cor? Junto com o azul, o roxo é uma das cores mais difíceis de se encontrar em ambiente natural.