Quais são os tons da cor vermelha?

Cor do sangue, do fogo, da paixão, do poder e da alegria, o vermelho é a cor mais forte de todas, já que em forma de luz, ela é a coloração que possui o maior comprimento de onda visível ao olho humano (630 a 740 nm).

O uso de tinturas de cor vermelha data desde a Pré-História (começo dos tempos até 3500 a.C), quando a humanidade passou a representar suas caçadas através de desenhos nas paredes de cavernas.

Conheça alguns dos principais e mais curiosos tons dessa incrível cor:

Os tons da cor vermelha

Assim como a maioria das cores, a cor vermelha possui vários tons

A cor é extraída de uma espécie de inseto (Foto: Pixabay)

Carmim

Cor muito próxima ao magenta, o carmim é uma tonalidade de vermelho muito vivo que normalmente tem sua pigmentação tirada de um pequeno inseto chamado cochonilha (Dactylopius coccus), que pertence a mesma Ordem dos pulgõesEsse corante é muito utilizado na produção de alimentos industrializados, como biscoitos, bebidas, doces etc.

Carmesim

Assim como o carmim, o pigmento com essa tonalidade também é obtido através de insetos da ordem dos pulgões, sendo estes chamados de kermes (kermes vermilio). A pigmentação do tom carmesim, que é um vermelho forte, porém, frio por ter um pouco de azul, acabou caindo em desuso após a introdução da cochonilha, já que o carmim se mostrou uma opção mais viável.

Borgonha

Também chamado de vinho, esse tom de vermelho, com indícios de púrpura, leva esse nome por ser uma cor associada ao vinho do território de Borgonha, uma região administrativa que fica na França. Sua tonalidade é muito próxima ao bordô e é também a cor dos passaportes da União Europeia, além de ser uma tonalidade muito utilizada na moda.

Rosso corsa

O nome pode parecer estranho, mas você certamente já viu esse tom de vermelho diversas vezes. O rosso corsa era a cor oficial dos veículos das equipes de corrida da Itália. A cor passou a ser usada a partir de 1920 após a entidade, que futuramente iria se tornar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), determinar cores para as equipes de cada país. Essa obrigação durou até 1968, mas algumas equipes, como a Ferrari continuam usando a cor.

Etimologia do vermelho

O vermelho vem do latim, vermis, que significa verme ou animal pequeno. A explicação para esse nome se dá através dos processos de obtenção de pigmentos vermelhos, como o carmim e o carmesim por exemplo, que são fruto de duas espécies de insetos da família dos pulgões.

Significados da cor vermelha

Muito ligada a sentimentos fortes, como a paixão, o amor carnal e a raiva, o vermelho é uma cor cheia de significados, simbolismos e associações.

Na cultura humana, representa desde habilidades comunicativas aos nomes de bandas e ruas, não apenas na língua portuguesa. Ao longo do tempo adquiriu seu próprio simbolismo e valor psicológico na comunicação global. Significou riqueza e poder, e hoje é sinônimo do proibido, do violento, do apaixonante e do amoroso. É ainda elemento presente em terapias, religiões e até mesmo no senso comum.

Quais são os tons da cor verde

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.