Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Você sabe qual é a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? São conhecidos como Países do Reino Unido aqueles que juntos formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mais conhecido simplesmente como Reino Unido.

A Grã-Bretanha é uma ilha, onde estão três países, sendo eles a Inglaterra, o País de Gales e ainda a Escócia. O Reino Unido é um agrupamento político constituído pelos seguintes países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, os quais formam um Estado soberano, cuja capital é Londres, na Inglaterra. Para conhecer mais sobre o Reino Unido, continue a leitura do artigo abaixo.

Diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

Acontece certa confusão em relação a formação desses países, já que muitas vezes todos são tratados com o mesmo nome. É preciso, no entanto, destacar que o Reino Unido é um agrupamento político, e a Inglaterra é apenas um dos países que formam esse conjunto. Enquanto a Grã-Bretanha é a maior ilha britânica, a qual abriga a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia.

Big Ben na Inglaterra

É na Inglaterra que está localizado o Big Ben, na capital do Reino Unido, Londres (Foto: depositphotos)

Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha é uma ilha localizada no continente europeu, a qual é constituída pela Inglaterra, o País de Gales e também a Escócia, sendo parte do chamado Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mais conhecido como Reino Unido. Portanto, quando se fala em Grã-Bretanha é preciso compreender que é uma organização territorial, e que não envolve todos os países do Reino Unido, já que falta a Irlanda do Norte.

A Ilha da Grã-Bretanha tem uma extensão de 209.331 km², enquanto o Reino Unido tem uma extensão de 242.495 km², assim a maior proporção do Reino Unido concentra-se na Ilha da Grã-Bretanha.

Capital

O Reino Unido possui uma capital, que é Londres, na Inglaterra, onde estão localizados o sistema parlamentar e a monarquia constitucional. O Reino Unido é governando pela Rainha Elizabeth II (registro como Isabel II), a qual é a monarca desde 1952, quando da morte de seu pai, o Rei Jorge VI. Londres é também capital da Inglaterra, e conta com uma extensão territorial de 1.572 km², com uma população de mais de oito milhões de habitantes. Da mesma forma, quando se trata da capital da Grã-Bretanha, tem-se Londres como elemento central.

Mapa

Mapa da Grã Bretanha

Mapa da Grã Bretanha (Foto: depositphotos)

Veja que a Irlanda do Norte não faz parte da Grã-Bretanha, mas forma juntamente o Reino Unido.

Bandeira

A bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte é conhecida como a “Bandeira da União”, isso porque sua composição é efetuada a partir das bandeiras dos países que compõem o Reino Unido. A bandeira é formada com base na Cruz de São Jorge (Inglaterra), Cruz de Santo André (Escócia), as quais formam a bandeira da Grã-Bretanha, somando-se a isso também a Cruz de São Patrício, da Irlanda do Norte. Com base na sobreposição destas, foi criada a famosa bandeira do Reino Unido, reconhecida e respeitada no mundo todo.

Bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é composta da união de todas as bandeiras dos países que o compõem (Foto: depositphotos)

Veja tambémSignificado da bandeira do Reino Unido

Países

Os países que formam a Ilha da Grã-Bretanha são Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Inglaterra é um país bastante conhecido, especialmente pela presença da Família real britânica, bem como pelo suposto surgimento do futebol na Inglaterra, tendo depois se espalhado pelo mundo.

Dentre os países do Reino Unido, a Inglaterra é a que tem uma economia mais desenvolvida. Já a Escócia tem uma extensão territorial que cobre o terço norte da ilha da Grã-Bretanha, com uma população de mais de cinco milhões de habitantes. O País de Gales talvez seja o menos conhecido dos três países, com mais de três milhões de pessoas habitando uma extensão territorial de 20.735 km². São países bastante procurados para turismo, tanto pelos aspectos naturais, quanto pela questão cultural que envolve estes.

Reino Unido

Muitas pessoas ouvem falar sobre o Reino Unido, mas acabam não sabendo muito bem quais são as diferenças entre os conceitos de Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.

O que é?

O Reino Unido, oficialmente chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é um agrupamento político que envolve tanto os países da Ilha da Grã-Bretanha, quanto a Irlanda do Norte. Juntos, estes países formam um Estado soberano, governando por uma monarquia.

Mapa

Mapa do Reino Unido

Mapa do Reino Unido (Foto: depositphotos)

Como é formado?

O Reino Unido é constituído por países que ocupam uma mesma região geográfica, mais especificamente na porção ocidental do continente europeu. O Reino Unido é governado por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, na figura da Rainha Elizabeth II atualmente. Sendo um Estado soberano, as decisões são tomadas visando beneficiar todos os países que compõem esse agrupamento político.

Quais países fazem parte?

São países que compõem o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte: a Inglaterra, o País de Gales, a Escócia e ainda a Irlanda do Norte. Destes países, apenas a Irlanda do Norte não faz parte da Ilha da Grã-Bretanha. O Reino Unido foi muito comentado recentemente por conta da saída do agrupamento político da União Europeia, um processo que ficou conhecido como “Brexit”, no ano de 2016. A saída do Reino Unido da União Europeia causou muitas dúvidas e até mesmo críticas, mesmo tendo sido aprovada pelos habitantes do Reino Unido através de um plebiscito.

Veja também: A saída do Reino Unido da União Europeia

Inglaterra

A Inglaterra é um dos países que compõem a Ilha da Grã-Bretanha e o Reino Unido. É o país com mais elevado índice de desenvolvimento dentre estes países, famoso também pela presença da Família Real, a qual governa a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

É na Inglaterra que está localizado o Palácio de Buckingham, na capital do Reino Unido, Londres. A Inglaterra é um ponto turístico buscado por pessoas do mundo todo, é na Inglaterra que está também o Big Ben, bem como o Rio Tâmisa, ainda a Torre de Londres, dentre outros espaços turísticos. A Inglaterra tem uma extensão territorial com 130.279 km², e uma população de mais de 54 milhões de pessoas.

Conclusão

São quatro os países que constituem o chamado Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, sendo eles a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e ainda a Irlanda do Norte. Existe uma diferença entre os conceitos de Inglaterra, que é um dos países que formam o Reino Unido, Grã-Bretanha, que é uma ilha formada pela Inglaterra, País de Gales e Escócia, e ainda o Reino Unido, que inclui esses três países e mais a Irlanda do Norte. Esses quatro países formam um agrupamento político, constituído como Estado soberano.

 

Referências

» UNIÃO EUROPEIA. Reino Unido. Disponível em: <https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/unitedkingdom_pt>. Acesso em 26 jun. 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).