Qual é a diferença entre astronomia, astrofísica e cosmologia?

Confira uma explicação muito simples do conceito de cada uma dessas ciências

Em praticamente qualquer conteúdo relacionado ao espaço ou a qualquer outra coisa que esteja fora do planeta Terra, há uma série de termos que se fazem presentes: astronomia, astrofísica e cosmologia. Esses três termos podem acabar causando confusão para os mais leigos que, por vezes, acham que um é sinônimo do outro.

Mas afinal de contas, o que significa cada um deles? Em que se diferem e quais as relações de uma com a outra? Confira uma explicação muito simples do conceito de cada uma dessas ciências a seguir:

Diferença entre astronomia, astrofísica e cosmologia

Cosmologia

O termo cosmologia vem do grego e significa estudo do universo. Os profissionais que atuam nessa área, os cosmólogos, estudam a origem, passado, futuro, estrutura, composição e evolução do universo como um todo, a partir de métodos científicos.

Astronomia, astrofísica e cosmologia têm relação com o estudo do universo

O termo cosmologia vem do grego e significa estudo do universo (Foto: depositphotos)

Por vezes, essa ciência é confundida com a astrofísica, já que ambas se utilizam da física para os estudos, mas enquanto a astrofísica se foca em observar objetos celestes, como estrelas, planetas ou até mesmo buracos negros; a cosmologia estuda o universo como um todo.

Veja tambémSaiba quando os EUA e a Rússia planejam ir à Lua juntos

Astronomia

A astronomia, ao contrário da cosmologia, estuda os funcionamentos específicos dos corpos celestes do cosmos que vão desde galáxias e buracos negros, até pequenos fragmentos de meteoritos. Essa ciência também estuda os fenômenos que acontecem fora da atmosfera terrestre, como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e os ventos solares supersônicos.

Apesar da confusão feita por algumas pessoas, astronomia e astrologia são coisas completamente diferentes, sendo este último, uma pseudociência que observa o posicionamento e movimentação dos corpos celestes e acreditam que isso interfere na personalidade e relações entre as pessoas.
Veja também: Origem do universo: teorias alternativas ao famoso Big Bang

Astrofísica

Como o próprio nome já indica, essa é a ciência que estuda as propriedades físicas (composição química e física, densidade, luminosidade e temperatura), as interações e os fenômenos dos corpos celestes (planetas, estrelas, galáxias etc.). A astrofísica faz um grande uso da física teórica, física nuclear, física quântica e experimentos práticos em seus estudos.