Qual é a diferença entre gasolina e etanol?

Ambos têm vantagens e desvantagens e que podem ser aproveitadas dependendo da ocasião

A diferença entre gasolina e etanol está no fato de cada um ser um tipo de combustível. Essa informação é fundamental na hora de escolher que tipo de veículo comprar, pois isso terá impacto direto no seu abastecimento.

Porém, há alguns tipos de veículos que fazem uso somente de um dos tipos de combustível. Por isso, neste artigo você vai entender a diferença entre gasolina e etanol, além de saber qual é a melhor para o motor, qual é o mais indicado para viajar e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Confira.

Entenda a diferença entre a gasolina e o etanol

A diferença entre gasolina e etanol é a seguinte: a gasolina é combustível de origem fóssil formada por hidrocarbonetos, compostos orgânicos resultantes da ligação entre carbono e hidrogênio. Já o etanol é o mesmo que álcool etílico, uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído.

A diferença entre gasolina e etanol são muitas e servem como fator de escolha

O desempenho do motor é diferente de acordo com o combustível usado (Foto: depositphotos)

Como é formada a gasolina

A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo. Para tornar-se o que é hoje, ela passa por processos de refino que a deixam com mais ou menos octanagem (capacidade de resistência à detonação), como a alquilação e a reforma catalítica.

De acordo com a Petrobrás, as “gasolinas automotivas são os combustíveis mais familiares ao público brasileiro, utilizadas em veículos leves para uso particular e para transporte de passageiros e de cargas, atendendo as necessidades dos consumidores e as mais avançadas tecnologias em motores e combustão”.

Existem algumas variações de gasolinas de acordo com a sua qualidade. Por exemplo, a gasolina comum é aquela que é formada por octanagem mínima de 87 unidades. Ela tem ultra baixo teor de enxofre, que proporciona menor impacto na atmosfera. A gasolinas premiums (aditivadas, podium etc) variam de octanagem mínima entre 91 e 97 unidades.

Veja também: Quais são os carros menos poluentes

Como é formado o etanol

Segundo o site da Petrobrás, o etanol é o combustível ecologicamente correto. Ele “é obtido a partir da cana-de-açúcar, o que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canaviais. Seguindo recomendações específicas, este combustível pode ser misturado ao diesel e à gasolina”.

É importante lembrar que diferentemente da gasolina, o etanol não é derivado do petróleo. E suas outras características fundamentais são que ele é obtido a partir da fermentação da cana-de-açúcar e é incolor.

Etanol ou gasolina: Qual o melhor para o motor?

O etanol é mais barato que a gasolina, porém rende menos

O etanol e a gasolina têm desempenho diferente de acordo com o trajeto feito (Foto: depositphotos)

Quem tem carro flex vive na dúvida se o melhor para o motor é o etanol ou a gasolina. Pensando nisso, esse tópico traz uma lista das principais verdades relacionadas à questão:

  • O etanol tem uma queima mais limpa
  • O álcool forma menos carbonização
  • O etanol lubrifica menos que a gasolina
  • Carro movidos à álcool precisam trocar o óleo com mais frequência
  • O álcool é melhor para a potência do carro
  • Porém, se o motor estiver frio (trajetos curtos), a gasolina é mais indicada.
  • Gasolina aditivada tende a manter o motor mais limpo, porém esse efeito só aparece com seu uso prolongado
  • Um motor com álcool pode ter mais vida útil, mas isso está diretamente ligado à manutenção preventiva

Veja também: Saiba o que é um Cartel

Álcool ou gasolina: Qual o melhor para viajar?

Se a sua viagem for para longas distâncias prefira a gasolina, pois ela lubrifica mais o que vai fazer render o óleo do carro. Além disso, ela é ideal para quando o motor esquenta. Desta forma para viagens fora da cidade, é melhor usar gasolina do que álcool.

Porém, se o seu trajeto diário é para percursos curtos, não deixe de utilizar o álcool. Ele polui menos, é bom para a potência e indicado para motor mais frio.

Mas se ainda assim você decidir pegar estrada com etanol, lembre-se de verificar com mais frequência o óleo do seu veículo para não ter problemas.

Gasolina x álcool: vantagens e desvantagens

O etanol queima mais depressa mas é menos poluente do meio ambiente

A gasolina rende mais, mas é mais cara que o etanol (Foto: depositphotos)

Vantagens da gasolina

A vantagem de usar a gasolina é que por ela ser a mais antiga tecnologia de combustível para motores já há um grande mercado voltado para ela. Dessa forma, é mais fácil encontrar postos, peças, tecnologia e profissionais especializados em motores de combustão interna.

Desvantagens da gasolina

Entre as desvantagens da gasolina está o fato de que ela emite gases poluentes na atmosfera, como monóxido de carbono, o grande vilão do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

Além disso, ela é uma fonte não renovável, pois vem do Petróleo, possui preço alto e variável e também não é eficiente o suficiente para mover um carro.

Vantagens do etanol

As vantagens do álcool é que ele é renovável, ou seja, pode ser fabricado. Diferentemente do petróleo, que só pode ser extraído, mas jamais renovado.

Além disso, o etanol emite menos gases prejudiciais à natureza. Ele também é solúvel em água e reduz o impacto nisso quando há grandes vazamentos.

Veja também: Qual a quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera?

Desvantagens do etanol

Mas nem tudo são só flores ao tratarmos do etanol. Ele é, de fato, menos eficiente para gerar energia do que a gasolina. Só são bem aceitos em motores flex, queimam mais óleo e precisam sempre de uma manutenção no motor.

Afinal, qual é o melhor: gasolina ou álcool?

A resposta vai variar de acordo com as suas concepções. Em relação ao custo-benefício para o bolso, a gasolina chega a ser levemente mais vantajosa para os carros flex. Principalmente para percursos mais longos, quando o motor esquenta bem.

Já se sua preocupação é com o futuro do planeta e um ambiente mais amigável para todos, fazer uso do álcool é a maneira mais consciente de poluir menos o planeta, desacelerar a agressão à camada de ozônio e evitar o aquecimento global.

Em relação aos preços, o etanol é mais barato que a gasolina, porém rende menos que o derivado de petróleo. A grosso modo, eles são equivalentes quando o assunto é economia. Uma vez que um custa menos, mas roda menos. O outro é mais caro, porém rende mais.

Logo, faça a escolha entre o uso da gasolina ou do etanol, de acordo com a seu foco na economia ou no meio ambiente.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.