Qual o papel do administrador, quanto ganha e o que faz

O cargo de administrador, que normalmente é ocupado por pessoas que são graduadas no curso superior de administração é sem dúvidas um dos mais cobiçados por estudantes que estão prestes à ingressar no ensino superior. O curso de administração é o segundo mais popular do Brasil, ficando atrás apenas do curso de direito.

Apesar do nome do cargo já dizer muito sobre a função, afinal de contas, o trabalho de um administrador é administrar, gerir ou dirigir algo; a função não é tão simples assim.

O que faz um administrador?

Ser um profissional da administração vai muito além de só administrar uma determinada coisa. O administrador é responsável por planejamentos que vão desde definir metas, propósitos e objetivos que deverão ser alcançados como também das decisões que precisarão ser tomadas para que isso aconteça. O que inclui organizar todas as funções e resoluções para que o alvo estabelecido seja atingido.

O administrador precisa saber gerir negócios, empresas e pessoas

O dom de instigar as pessoas a trabalharem por um objetivo comum é necessário no administrador (Foto: depositphotos)

Um outro papel do administrador que talvez seja o mais importante citado aqui é o de ser um líder (não confundir com chefe). É importante que quem deseja atuar nessa área tenha um bom poder de influência sobre as pessoas, não para manipulá-las, mas para instigá-las a trabalhar por um objetivo comum e trabalhar em equipe; de uma maneira que as metas sejam alcançadas.

Outras funções desse profissional

Por se tratar de uma profissão flexível, o administrador também pode atuar na elaboração de políticas corporativas em organizações de todos os portes e cunhos.

Além de gestão financeira; administração de gestão; marketing; logística e vendas, o campo da administração de empresas pode versar em várias outras áreas, como: consultoria; auditoria; comércio exterior; recursos humanos, finanças, produção e serviços.

Dependendo de suas vocações, uma pessoa com os conhecimentos que são adquiridos durante o curso superior de administração pode se tornar dono do próprio negócio e, assim, se tornar um empresário.

Quanto recebe um administrador?

Alguns estudos mostram que a cada 10 universitários, um está cursando administração. O que faz com que muitos apontem a profissão de administrador como uma área que já está muito saturada. No entanto, a função é muito flexível, o que faz com que sempre hajam vagas nos mais variados setores administrativos.

Apesar de não existir um piso salarial único para administradores no país, há um valor médio baseado em uma sugestão do Conselho Federal de Administração (CFA), que é de R$ 2.458,00 para quem está no início de carreira. O órgão ainda recomenda que profissionais que já atuam no mercado há mais de dois anos tenham uma renda mensal de R$ 5.977,00.

Segundo o Professor e chefe do departamento de administração Me. Gilmar dos Santos Marques, ao blog da UPIS, a renda mensal de um administrador que já é veterano na área pode chegar a ser 30 vezes o valor inicial.

Conheça quais as carreiras profissionais que mais exigem inglês

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.