Geografia,Química

Qual a quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera?

Um simples passeio de carro e você estará contribuindo para o aumento do buraco na camada de ozônio e para o aquecimento global! Para você ter uma ideia, um veículo movido à gasolina libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Você quer saber qual é a quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera? Continue lendo este artigo.

De acordo com a professora de Engenharia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Patrícia Sottoriva, ao jornal online ‘Bem Paraná’, a “liberação de CO2 está associada à questão do aquecimento global, um processo que está sendo potencializado devido à alta liberação do gás”.

Mas não é só o CO2 que é emitido pelos carros. Outros gases também são jogados no meio ambiente, como: Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e Material particulado (MP). Confira os efeitos de cada um deles sobre a atmosfera.

Efeitos dos gases poluentes que os carros jogam na atmosfera

A quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera são capazes de causar câncer

A maioria desses gases causam efeito estufa e problemas de respiração (Foto: depositphotos)

Monóxido de carbono (CO)

O Monóxido de carbono em grandes quantidades pode até levar uma pessoa à morte. Isso ocorre pois ele provoca asfixia e, em concentrações menores, causa dor de cabeça e dificuldades de respiração.

Hidrocarbonetos (HC)

Os Hidrocarbonetos causam câncer se muito inalados e concentrados. Na atmosfera, seu efeito também é catastrófico pois ele forma o ozônio e aquece mais o planeta.

Dióxido de Enxofre (SO2)

Apesar do diesel ser o combustível mais limpo e menos poluente, ele emite o Dióxido de Enxofre que em altas concentrações reduz a visibilidade do horizonte. Esse gás também corrói objetos, prejudica as plantas e árvores por meio da chuva ácida, que é capaz de provocar.

Veja também: Veja como está o aquecimento global atualmente e as áreas mais afetadas [1]

Aldeídos (CHO)

Os Aldeídos são gases que resultam da queima do álcool. Quando liberado no ar, as pessoas mais sensíveis podem sentir incômodo nos olhos com vermelhidão e coceira e dificuldade de respirar.

Dióxido de carbono (CO2)

Conhecido como gás carbônico, o CO2 não tem peso sobre a saúde humana, mas causa o aquecimento global, também chamado de efeito estufa.

Óxidos de nitrogênio (NOx)

Toda vez que você vê um horizonte turvo e acinzentado de poluição, saiba que os Óxidos de nitrogênio têm um papel relevante nesse cenário. Ele causa um névoa de poluição e as pessoas podem sentir irritação nos olhos e no sistema respiratório.

Material particulado (MP)

Essa sigla MP resume uma série de elementos que são jogados ao ar quando um carro funciona. A poeira, fumaça e fuligem são algumas delas e também contribuem para diminuir a qualidade do nosso ar.

Veja também: 6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global [2]

Quais os tipos de carro que poluem mais?

A quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera varia de acordo com modelo e marca do veículo

Os veículos liberam mais de 4 gases poluentes (Foto: depositphotos)

O Ministério do Meio Ambiente, o MMA, divulgou uma lista oficial dos carros que poluem mais a natureza fabricados no ano de 2009. Apesar da passagem do tempo, muitos modelos ainda estão em circulação ou são comercializados normalmente.

Veja alguns modelos flex desse ranking oficial. Todos os valores estão na ordem de emissão de CO, NMHC, NOX e CO² em gramas, por quilômetro rodado:

Veja também: Quais são os carros menos poluentes [3]

Para conferir todos os modelos de carros veja o ranking completos dos carros neste link [4].