,

Quer passar em medicina? Aprovados contam experiências e dão dicas

O curso de medicina é um “bicho de sete cabeças” para quase todo estudante que pensa em prestar vestibular nesta área. Isto ocorre porque as pessoas já criaram uma visão sobre este assunto, por isso que algumas suposições surgem como verdades absolutas para quem quer atuar neste campo de estudo. “Quem quer medicina não tem vida social” ou “É preciso estudar mais de 12h por dia, inclusive nos fins de semana” são só algumas das pérolas que nascem quando se fala em vestibular para medicina.

Contudo, existem alguns cursinhos que conseguem auxiliar o estudante a ingressar no ensino superior, sem abrir mão do descanso. Um exemplo disso é o Sistema Poliedro de Educação, que através dos professores, seminários e organizações de horários para os alunos, consegue melhorar o desempenho dos estudantes nas universidades.

E, pensando em estimular ainda mais estudantes que têm como sonho a aprovação no curso de medicina, a Tv Poliedro, o canal no YouTube do sistema de educação, traz depoimentos dos alunos que conseguiram ingressar na Universidade de São Paulo (USP) em Pinheiros, para o curso de medicina. Onde eles dão dicas de como melhorar o desempenho no vestibular.

Quer passar em medicina? Estudantes aprovados contam experiências e dão dicas valiosas

Foto: depositphotos

Dicas de quem passou em medicina na USP

De acordo com o estudante Jauro Fleck, não adianta começar o ano estudando sem parar, é necessário estruturar o tempo para que você continue com o ritmo do começo ao fim do ano. “Meu planejamento de estudo foi feito por mim mesmo. Eu sempre estudava a matéria do dia seguinte no dia anterior, então foi basicamente isso o ano inteiro. Minha carga de estudo foi de aproximadamente, além da aula, cinco a seis horas de estudo por dia, tanto de manhã, somando com a noite”, explica.

Além de estipular o tempo para os estudos de forma organizada e fixa, Jauro acredita que outra forma de se dar bem no vestibular é fazendo simulado, só assim o aluno consegue perceber se está ou não preparado. “Você tem que ver quais são as matérias que você tem que dar mais importância de acordo com o simulado”, completa o estudante.

Já para a Bruna Cristofolini, que também foi aprovada na USP de Pinheiros pelo curso de medicina, o segredo para conseguir ingressar na universidade é saber revisar. “A revisão foi muito boa para mim porque você faz exercícios desde o começo e aí se você acha que precisa estudar mais um pouquinho, pega as anotações e lê”, indica.

“Para você passar no vestibular, você precisa de três coisas principais. A primeira é fazer as tarefas que os professores te passam. A segunda é você lê e relê o seu caderno, treinar a teoria é uma das principais coisas, é o que mais te ajuda a fazer as assertivas. E a terceira coisa é você tirar suas dúvidas com os professores, eles são maravilhosos, eles são cheios de informação. Você tem que usar e abusar deles”, recomenda Giovana Sigrist que é uma das calouras aprovadas do Poliedro.

Mas, como ninguém é de ferro, o estudante Gabriel Clemente lembra que o descanso é um ponto essencial para ser aprovado. “Foi o ano que eu mais consegui equilibrar descanso e estudo. Lógico que não era descanso muito também, porque não dá tempo. Mas era descanso na hora certa. Eu acho que o descanso é muito fundamental também, saber conciliar”, finaliza.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.