Biologia,Enem,Genética,Vestibular

Questões relacionadas à genética exigidas na prova do Enem

Como você já deve saber, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é composto por quatro provas, entre elas a de Ciência da Natureza e suas tecnologias.

Neste caderno, os assuntos abordados perpassam química, física e biologia. Esta última, por sua vez, pode levantar diversos questionamentos envolvendo temas diversos, mas um dos campeões nas questões é a genética.

Desde assuntos relacionados ao DNA, até temas recentes da genética como os alimentos transgênicos. Todos estes e outros conteúdos ganham destaque no Enem e quem estudá-los poderá garantir alguns pontos importantes nesta prova.

Questões relacionadas à genética exigidas na prova do Enem

Foto: depositphotos

Assuntos abordados no Enem sobre genética

Levando em consideração o histórico do Enem, as provas relacionadas à genética levam em conta o DNA e a estrutura deste ácido. Outro assunto bastante cobrado neste exame é o princípio da 1ª Lei de Mendel, ou seja, as probabilidades.

Por exemplo, a probabilidade de uma criança nascer com olhos claros, com uma determinada cor da pele ou ter um tipo sanguíneo dependendo dos pais. Desta maneira, é essencial saber sobre genes recessivos, dominantes etc.

Além destes assuntos já mencionados, vale uma atenção especial para assuntos mais recentes da biologia como a clonagem e os Organismos Geneticamente Transformados (OGM), mais conhecidos como transgênicos.

Questões relativas à genética

1. (UFRR 2016)

[1]

A figura representa o heredograma de uma família de portadores de albinismo tipo I, que na espécie humana é condicionado por um alelo recessivo. As pessoas com o genótipo aa são albinas com pele, cabelo e olhos muito claros, em virtude da ausência do pigmento melanina.

De acordo com o heredograma apresentado, qual a probabilidade do filho do casal 3.I e 3.II, o indivíduo representado como 4.V, ser albino.

a) 100%
b) 50%
c) 75%
d) 25%
e) 0%
2) (Faceres Medicina 2015/1) A doação de sangue pode salvar vidas, mas para isso os tipos sanguíneos devem ser identificados, obedecendo as classificações conhecidas dos Sistemas ABO e Rh. Assim, o filho de um casal, cuja mãe é A positiva e o pai B negativo, ambos homozigotos para os dois caráteres, poderia doar sangue para:
a) A positivo
b) B negativo
c) O positivo
d) AB positivo
e) AB negativo
3) (UERJ 2014/1)
[2]
Considere, agora, a adição de um átomo X na oxidação da guanina, conforme esquematizado na equação química:
[3]
Nessa equação, o átomo correspondente a X é simbolizado por:
a) C
b) H
c) N
d) O

4)Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?

a) Clone.
b) Híbrida.
c) Mutante.
d) Adaptada.
e) Transgênica.

Respostas

1) D, isto porque tanto o pai (I) como a mãe (II) possui os genes Aa, tendo em vista que cada um deles já possui algum dos pais com genes recessivos. Ao fazer a combinação entre Aa X Aa, as possibilidades de filhos são AA (25%), Aa (50%) ou aa (25%).
2) D, como a mãe é A+ homozigoto (AA) e o pai B- homozigoto (BB), eles só pode doar um tipo de gene para o filho, formando portanto AB. Sabe-se que é positivo, pois ele é o gene dominante ao negativo (recessivo).
3) D, a própria questão já demonstra textualmente quando fala em uma guanina oxidada, ou seja, com Oxigênio (O).
4) E, tendo em vista que a planta incorpora e passa a expressar o gene original de outra espécie.