O hipertexto também está associado à informática, podendo ser compreendido como um tipo de intertextualidade nesse meio, sendo um sistema de textos eletrônicos conectados através dos “links”.
É preciso que o estudante compreenda que o conceito de hipertexto não deve ser associado apenas ao ambiente virtual, pois também é uma forma encontrada no papel. A ideia que deve ficar bem clara para o aluno é a de que hipertexto trabalha com a concepção de leitura e escrita não linear, e também está presente nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbete de enciclopédia.
Dentre as principais características do hipertexto estão a intertextualidade, precisão, organização multilinear, dinamismo, interatividade e transitoriedade.
O hipertexto oferece uma leitura peculiar, mais livre e interativa, na qual o leitor passa a ter uma participação mais ativa, uma vez que ele pode seguir caminhos variados dentro do texto. Desta maneira, o leitor do texto hipertextualizado torna-se coautor, pois ele participa na produção, atualização e ressignificação do texto.
O hipertexto é uma ferramenta no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, uma vez que é capaz de despertar no estudante a criticidade e autonomia. Ao analisarmos as provas do Enem, é possível perceber que o conceito de hipertexto está presente no exame e o seu uso vem aumentando com muita rapidez.
Confira a seguir duas questões sobre hipertexto do Exame Nacional do Ensino Médio:
(Enem 2013)
O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)
Resolução: Alternativa “c”.
(Enem 2011)
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
(MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.)
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto
Resolução: Alternativa “e”.