Referencial, movimento, espaço e repouso

No estudo dos movimentos realizados (sem consideração das causas), feito pela Cinemática, alguns conceitos se fazem imprescindíveis para seu entendimento.

Referencial

É chamado de referencial o corpo em relação ao qual se identifica se o móvel em estudo está em movimento ou em repouso. Sendo assim a noção que venhamos a ter de movimento ou de repouso de um corpo, sempre estará relacionada a outro corpo e dependerá dele para ser definida naquela circunstância. É importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou.

Conceito de referencial

Imagem: Reprodução

Neste exemplo, consideraremos o trem partindo para uma próxima estação. A lâmpada presa ao teto do trem em relação ao observador (que se encontra na plataforma e o assiste) está em movimento.
Mas, se o observador agora for o passageiro desse trem, a lâmpada em relação a ele estará em repouso.

Movimento

Um corpo está em movimento quando sua posição varia no decorrer do tempo. Assim, um ponto material considera-se em movimento quando em relação a um dado referencial, sua posição nesse referencial varia com o passar do tempo.

Conceito de movimento

Imagem: Reprodução

Nesse caso, sendo o referencial o homem sentado na grama, o rapaz passageiro do ônibus está em movimento, e se ele muda sua posição no decorrer do tempo, o observador pode visivelmente notar.

Repouso

Um ponto material considera-se em repouso quando em relação a um dado referencial, sua posição nesse referencial não varia com o passar do tempo.

Conceito de repouso

Imagem: Reprodução

Nesse caso, sendo a garota passageira o observador, o rapaz também passageiro em relação a ela está em repouso. Ela não vê mudança de posição desse rapaz no decorrer do tempo.

Espaço

Espaço é a posição onde se encontra o móvel em determinado instante, em relação a um dado referencial. Para compreender melhor, basta imaginar aquela placa que avisa em qual quilômetro você se encontra após ter saído do marco zero que serviu de referencial para a marcação.

Variação de espaço é a medida da trajetória executada pelo móvel que vai de seu ponto inicial (chamado de ponto de partida ou marco zero) até a posição onde se encontrará naquele determinado momento. Pode ser dado em centímetro, metro, quilômetro, etc. Calcula-se por:

Δs = s2 – s1