Geografia

Região Sudeste do Brasil

Neste artigo você poderá conhecer as principais características da região Sudeste do Brasil, seus estados, as condições físicas desta região (relevo, clima, vegetação) e a cultura diversificada que está presente nela.

Também vai conhecer a sua economia, dados de sua população e muitas outras informações importantes sobre a região mais populosa e economicamente desenvolvida do Brasil.

A região Sudeste do Brasil tem muitas coisas interessantes para se aprender, então confira este artigo, e saiba mais!

A região Sudeste do Brasil: mapa

O Brasil é constituído a partir de cinco grandes regiões [1], que são o Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Das grandes regiões brasileiras, o Sudeste é a segunda menor, ficando apenas atrás do Sul.

Mapa da região Sudeste

Veja um mapa da região Sudeste do Brasil com seus quatro estados (Foto: depositphotos)

No entanto, é a região mais desenvolvida das cinco, com muitas indústrias, comércio, instituições de ensino e financeiras, bem como pontos turísticos de destaque. É também a região mais rica do país, bem como a mais populosa.

A extensão territorial da Região Sudeste do Brasil é de 924.511 quilômetros quadrados (km²), com a presença de grandes e importantes cidades.

Estados da região Sudeste

A Região Sudeste do Brasil é a segunda menor em extensão e também a segunda em quantidade de estados. Juntamente com o Centro-Oeste, ambas possuem quatro estados. São estados da região Sudeste, bem como suas respectivas capitais:

Destes quatro estados, o maior em extensão territorial é Minas Gerais (586.528 km²), seguido por São Paulo (248.209 km²), Espírito Santo (46.095 km²) e Rio de Janeiro (43.696 km²). São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil, e todos estão na região Sudeste.

Quantos são os municípios da região Sudeste?

Metade dos municípios mais desenvolvidos do Brasil está na região Sudeste. Ao todo são 1668 municípios nessa região brasileira.

São Paulo tem 645 cidades, e sua capital é São Paulo. Rio de Janeiro tem 92 municípios, e sua capital é Rio de Janeiro. Minas Gerais é o Estado brasileiro com mais municípios, somando 853, e sua capital é Belo Horizonte. Já o Espírito Santo tem 78 cidades, e sua capital é Vitória.

Quais são os limites dessa região?

A região Sudeste do Brasil é limitada pela região Nordeste (norte), com o Oceano Atlântico [3] (leste), com a região Sul (sul), e ainda com a região Centro-Oeste (oeste). Os estados brasileiros que têm limites com os estados da região Sudeste são: Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia.

Clima

O Brasil é um país com grande extensão territorial, e cujo território está predominantemente na zona climática tropical. São climas da região Sudeste do Brasil: tropical [4], tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.

Cada um destes climas se desenvolve em uma porção dentro da região, onde as condições são variáveis ainda conforme o relevo, a vegetação, a intensidade da urbanização e impermeabilização dos solos.

Além disso, as atividades industriais também pode contribuir com as condições climáticas, podendo haver microclimas nas áreas com maior quantidade de indústrias e núcleos urbanos.

Vegetação

O tipo de vegetação que se desenvolve na região Sudeste é variável em conformidade com condições como o clima. São comuns formações vegetais como Mata Atlântica, Mata Tropical, Caatinga, Cerrado, Campos e ainda Vegetação litorânea.

Apesar da diversidade, a predominância é pela Mata Atlântica [5], com aspectos diferenciados dependendo do lugar, como a presença de araucárias em algumas áreas.

Relevo

A região Sudeste do Brasil possui várias formações geomorfológicas, como planícies, planaltos e algumas depressões, com a presença também de serras.

São algumas das principais serras da região Sudeste: Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço, Serra da Canastra e também a Serra dos Órgãos.

Paisagem natural

Serra da Canastra está localizada em Minas Gerais e é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros (Foto: depositphotos)

Cultura da região Sudeste

A cultura da região Sudeste é bastante diversificada, como também é a cultura brasileira como um todo. Os aspectos culturais são formados a partir da miscigenação entre os elementos da cultura dos indígenas, africanos, europeus e asiáticos.

Dentro da região há uma ampla diversidade de elementos culturais, os quais variam conforme a ocupação histórica de cada porção do território.

Danças

Existem várias danças que são típicas da região Sudeste do Brasil, sendo algumas delas: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de S. Gonçalo, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.

Estas danças estão inseridas em festividades de época, como a Festa Junina, ou mesmo presentes no cotidiano. Elas se manifestam de maneira heterogênea pela região, dependendo da cultura local.

Lendas

As lendas são comuns em todo o território brasileiro e são narrativas passadas ao longo das gerações, as quais levam uma mensagem ou recriam situações a partir da imaginação.

As lendas normalmente misturam acontecimentos reais com situações fictícias. Estas histórias podem ter maior ou menor representatividade dependendo da região do Brasil.

Algumas das lendas mais famosas da região Sudeste são: Onça maneta, Cuca, Lobisomem, Bicho- Papão, Procissão das almas, Mão cabeluda, Caipora e Curupira, O Diabinho da garrafa, Quibungo, Saci-Pererê, Mula-Sem-Cabeça, dentre muitas outras.

Quais são as músicas da região Sudeste?

São inúmeros os gêneros musicais que se destacam na região Sudeste, isso porque há uma ampla diversidade de pessoas vivendo nesta região, algumas vindas de outras partes do país, ou ainda, de outros lugares do mundo. Os principais tipos de músicas da região são: Bossa Nova, Choro, Funk, Lundu, Pagode e Samba.

Comidas típicas

Há muitos tipos de comida diferentes nessa região do Brasil, a qual conta com restaurantes de comida típica de todos os lugares do mundo. São comuns feiras e ventos gastronômicos. Os imigrantes que habitam a região também trouxeram muito de sua culinária.

São comuns: pizza, o sushi e o sashimi; esfirras, tabule, quibes, kaftas, paella, polenta, café colonial, chucrutes, dentre outros com aspectos de muitas partes do mundo.

Outros exemplos são: feijoada, estrogonofe, bolinho de bacalhau, picadinho, canjiquinha, tutu de feijão, frango com quiabo, torresmo, pão de queijo, angu de fubá, doce de leite, feijão tropeiro, bauru, virado a paulista, pamonha, cuscuz paulista, torta capixaba, moqueca, pirão, casquinhas de siri.

A comida depende muito de cada estado, sendo que o Espírito Santo tem muitos pratos com peixes, enquanto Rio de Janeiro e São Paulo tem uma culinária bem diversificada. Minas Gerais tem o famoso pão de queijo, doces com leite, quiabo, etc.

Economia da região Sudeste

A economia da região Sudeste do Brasil é a mais pujante dentre as regiões, bastante diversificada e com destaque em várias áreas. O Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país.

A agricultura é destaque em todos os estados da região, em maior ou menor intensidade dependo da quantidade de áreas agricultáveis. São produtos da região: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.

O setor industrial é muito diversificado e desenvolvido, pois foi nesta região que começou a industrialização do país. É em São Paulo onde está o maior parque industrial da América Latina.

Na região estão também importantes instituições financeiras, bem como centros educacionais de excelência. Os setores de serviços e comércio geram muita renda para a região.

A região Sudeste responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior PIB do Brasil, e os três estão no Sudeste.

Diante do cenário, muitas pessoas acabam buscando emprego na região Sudeste, e isso vale tanto para trabalhadores braçais, quanto para profissionais das áreas mais tecnológicas do país.

População

A região Sudeste é a mais populosa do Brasil. As estimativas demonstram que a população da região chegou aos 87,5 milhões de habitantes. Como é a segunda menor região brasileira – ficando apenas atrás da região Sul [6] – acaba sendo também a região mais densamente habitada, ou povoada, do país.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados mais populosos do Brasil. A população da região Sudeste é bastante heterogênea, já que migraram para lá pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.

Curiosidades da Região Sudeste

Referências
VEDOVATE, Fernando Carlo. “Projeto Araribá: Geografia“. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010.

VESENTINI, José William. “Geografia: o mundo em transição“. São Paulo: Ática, 2011.