Região Sul do Brasil

Assim como a região Sul do Brasil, as demais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste) áreas do país possuem características diferentes, seja na economia, no perfil populacional, na cultura (danças, culinária, festas, crenças), história e até mesmo no bioma.

A região Sul do Brasil é a que possui a menor quantidade de estados, porém é uma das que apresenta os melhores indicadores econômicos. Também é conhecida pela influência cultural dos colonizadores, como alemães, italianos, poloneses e os ucranianos.

Essa área do país possui ainda uma ampla diversidade de paisagens naturais. Quer saber mais sobre a região Sul do Brasil? Então confira nesse artigo!

O que é a região Sul do Brasil?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabelece a divisão regional do Brasil pautada em cinco repartições, sendo elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Das regiões brasileiras, o Sul é a menor em extensão territorial, mas também em quantidade de Estados, contando apenas com três: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estados e capitais da região Sul do Brasil

Os Estados que constituem a região Sul do Brasil, com suas respectivas capitais são: Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

Paraná

É o Estado da região Sul do Brasil que se localiza na porção mais setentrional (Norte) da porção regional. O Paraná tem divisa com São Paulo (a norte e a nordeste), com Santa Catarina (a sul e a sudeste) e ainda com o Mato Grosso do Sul (a noroeste).

Além disso, o Paraná faz fronteira com a Argentina e com o Paraguai em sua parte Oeste. Já a porção Leste do território é limitada pelo Oceano Atlântico. A capital do Estado do Paraná é a cidade de Curitiba. O território do Estado do Paraná possui 199.315 quilômetros quadrados de extensão.

Santa Catarina

Estado da região Sul que fica entre o Paraná e o Rio Grande do Sul. Dos três, é o menor em território, contando com apenas 95.346 quilômetros quadrados de extensão. Santa Catarina faz divisa com Paraná (norte) e Rio Grande do Sul (sul) e fronteira com a Argentina (oeste).

Santa Catarina é conhecida pelas belas praias e paisagens naturais em seu território, bem como pela presença das cidades mais frias da região, como Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra. A capital de Santa Catarina é Florianópolis.

Rio Grande do Sul

Estado da região Sul que fica na porção mais meridional (sul) do Brasil. Dos três Estados é o maior em extensão territorial, com 281.748 quilômetros quadrados.

O Rio Grande do Sul faz divisa apenas com Santa Catarina (norte). Ao Sul, o Estado faz fronteira com o Uruguai, bem como com a Argentina ao Oeste. Ao leste, o território é limitado pelo Oceano Atlântico. A capital do Rio Grande do Sul é Porto Alegre, que é a maior cidade do Estado.

Este mapa mostra os três Estados da região Sul, as divisas e fronteiras, bem como as capitais de cada um dos Estados:

Cultura da região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil possui uma cultura bastante diversificada, a qual foi influenciada pelos vários movimentos migratórios no contexto da colonização regional.

Há manifestações culturais diferenciadas nas cidades que constituem os três Estados do Sul, sendo algumas delas mais dinâmicas e multiculturais (como as capitais), outras mais tradicionais e marcadas por uma cultura predominante.

A cultura no Paraná foi influenciada pela presença dos alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, dentre outros. Santa Catarina teve sua cultura consolidada a partir da influência de alemães, italianos principalmente, bem como em menor intensidade de açorianos, poloneses, ucranianos, holandeses, austríacos e japoneses e outros. O Rio Grande do Sul teve uma influência predominante dos alemães e italianos.

Os três Estados já eram habitados por grupos indígenas antes da chegada dos europeus. Portanto, a cultura indígena também está presente e influencia nas manifestações (danças, músicas, culinária, vestimentas).

É forte a presença cultural do gauchismo, especialmente na figura do gaúcho, que é a representação do habitante das zonas rurais do Rio Grande do Sul, bastante ligado à atividade pecuária.

Ocorre também na Argentina e no Uruguai e está relacionado com a criação de gado nos pampas. Essa imagem representativa foi levada também para outros locais (PR, SC, MS, etc.) conforme ocorriam os movimentos migratórios internos no Brasil.

Danças típicas

As manifestações culturais, como a dança, ocorrem de forma bastante diversificada pela região do Brasil. Cada um dos Estados têm suas particularidades, e mesmo dentro dos Estados há uma ampla gama de manifestações.

São as mais comuns: Pau-de-Fitas, Fandango, Chimarrita, Milonga, Vaneirão, Chula, Chote, Polca, Chamamé, Marchinha, Boi de Mamão, Balainha, dentre várias outras. As danças típicas sofrem influência do tipo de colonização que ocorreu em cada uma das regiões dos três Estados da região Sul.

Clima da região Sul do Brasil

Quase todo o território da região Sul do Brasil – exceto o extremo norte do Paraná – encontra-se na Zona Climática Temperada do Sul. O Trópico de Capricórnio corta a porção norte do Estado do Paraná, delimitando a divisão entre os climas tropical e temperado.

O clima da região Sul do Brasil é o Subtropical (abaixo do trópico), sofrendo variações em conformidade com cada local (latitude, altitude, vegetação, solos, relevo, etc.).

No geral, as temperaturas da região costumam ser mais baixas do que no restante do Brasil. A cidade de Urupema, na serra catarinense, é considerada como a mais fria do país. É comum na região Sul, durante o inverno, as temperaturas negativas, geada e até neve.

Cenário de neve

Urupema (SC) carrega o título de cidade mais fria do Brasil (Foto: Reprodução | Portal Municipal de Turismo Urupema)

Qual é o bioma da região Sul?

São reconhecidos dois biomas na região Sul do Brasil, sendo eles a Mata Atlântica e o Pampa. O Pampa, ou Campos Sulinos, ocorre na porção mais ao Sul da região, na chamada Campanha Gaúcha.

Já a Mata Atlântica foi muito devastada ao longo do tempo, mas ainda há alguns remanescentes. Ela é bastante variada dependendo da região, podendo se manifestar com araucárias nas partes mais elevadas e frias, com formações mais abertas, bem como mangues e restingas no litoral.

O Pampa é utilizado para criação de gado, por ser uma formação de relevo plano e onde se desenvolvem plantas herbáceas e gramíneas.

Vacas no pasto

Além da mata atlântica, o bioma pampa também está presente na região Sul (Foto: depositphotos)

População

A região Sul do Brasil é a terceira com maior quantidade de população, ficando atrás do Sudeste e do Nordeste. No Censo de 2010, a região apresentava mais de 27 milhões de habitantes.

A população da região se concentra em maior número nas grandes cidades, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), dentre outras.

Economia e PIB

Os três Estados da região Sul do Brasil possuem destaque no cenário econômico nacional, com economias bem desenvolvidas e um Produto Interno Bruto (PIB) elevado. No setor agrícola destaca-se o cultivo de soja, trigo, tabaco, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate, dentre outros.

A região é destaque também quanto à atividade pecuária, especialmente com a criação de bovinos e ovinos. A pecuária abastece o mercado com carne e com leite.

O turismo também é fonte importante da economia da região Sul, especialmente pelas belezas naturais desta, que atraem muitas pessoas.

No setor industrial destacam-se as agroindústrias espalhadas por toda região, mas também a indústria têxtil e alimentícia, com destaque para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba, bem como as cidades de Joinville, Blumenau e Brusque, em Santa Catarina.

Além disso, existem parques industriais nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa (Paraná) e Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas (Rio Grande do Sul). Das cidades da região Sul, a que apresenta o maior PIB é Curitiba, no Paraná, seguida de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Já em relação ao total do Estado, o Rio Grande do Sul parece como estado mais rico dentre os três do Sul, seguido do Paraná, depois Santa Catarina.

Quais os imigrantes que colonizaram a região Sul?

Os primeiros habitantes das terras ao Sul do Brasil foram os vários grupos indígenas que andavam e moravam na região (por exemplo: os Xetás, Guaranis, Xoklengs e Kaingangs). Depois os açorianos, alemães (1824) italianos (1875).

Ainda, houve uma expressiva presença de japoneses, ucranianos, holandeses e outros povos que migraram para a região Sul, visando trabalhar e desenvolver esta região.

Referências

BRASIL. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. “Desenvolvimento da Região Sul do Brasil“. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/3682/2/Desenvolvimento%20da%20Regi%C3%A3o%20Sul_12_P.pdf. Acesso em 04 jun. 2019.

GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. “Geografia“. São Paulo: IBEP, 2015.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).