Reino Unido: capital, bandeira, mapa e turismo  

O Reino Unido é um Estado Soberano localizado no continente europeu. Muitas vezes surgem algumas dúvidas sobre as diferenças entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha, por isso, neste artigo será abordado o que é o Reino Unido, qual sua bandeira, quais são os países que o compõe e qual sua capital. Conheça a moeda vigente e onde esse país fica exatamente.

O Reino Unido, que é oficialmente conhecido como “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte” é uma junção política que engloba os países da Ilha da Grã-Bretanha, bem como a Irlanda do Norte. Estes países formam um Estado Soberano que é governando por uma monarquia.

Por que é chamado de Reino Unido?

O Reino Unido é um agrupamento político, e o nome “Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte” reflete a união dos países que formam este grupo político. Os países integrantes são aqueles que fazem parte da Ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, o País de Gales e a Escócia) e mais a Irlanda do Norte, que não faz parte da ilha, mas que integra este agrupamento. 

Big Ben

O Reino Unido é formado pelos países da Grã- Bretanha mais a Irlanda do Norte (Foto: depositphotos)

Quais os países que fazem parte do Reino Unido?

Fazem parte da junção política denominada de Reino Unido os seguintes países:

  • Inglaterra: é um país localizado no continente europeu, e que faz parte do chamado Reino Unido. A Inglaterra tem fronteiras com a Escócia na porção norte e com o País de Gales em sua parte oeste, bem como com o Mar da Irlanda a noroeste, além disso, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está ao seu leste e o Canal da Mancha ao sul, separando este país da Europa continental. O território da Inglaterra tem uma extensão de cerca de 130.395 km², com uma população de mais de 54 milhões de pessoas. A Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha.
  • Irlanda do Norte: é um país localizado na Europa e que constitui o Reino Unido, embora não faça parte da Grã-Bretanha. Seu território está localizado na porção norte da Ilha da Irlanda e tem 14.130 km². A população da Irlanda do Norte conta com cerca de 1,8 milhão de habitantes.
  • Escócia: A Escócia é um país europeu, que faz parte da Ilha da Grã-Bretanha e que integra o Reino Unido. A extensão territorial da Escócia é de 80.077 km², com uma população de mais de 5 milhões de habitantes.
  • País de Gales: O País de Gales é um país que faz parte do continente europeu, e que integra o Reino Unido. Suas fronteiras são com a Inglaterra em sua parte leste, com o Mar da Irlanda ao norte e a oeste, e ainda com o Canal de Bristol ao sul. O país tem uma extensão territorial de 20.735 km², e uma população de mais de 3 milhões de habitantes. 

Veja também: A saída do Reino Unido da União Europeia

Economia

O Reino Unido possui um dos maiores Produto Interno Bruto – PIB do mundo, com uma das maiores economias do continente europeu. Cada um dos países possui uma especificidade econômica, com bom destaque nas várias áreas da economia. Há expressividade em relação a indústria, bem como a tecnologia da informação, as finanças, ao comércio e ao turismo. 

Turismo

O Reino Unido é um dos destinos turísticos mais apreciados do mundo. Destaca-se o turismo em Londres, a capital do Reino Unido. Todos os países do Reino Unido possuem importantes pontos turísticos, como: Stonehenge, Broadway Tower, Big Ben e o Museu de Londres na Inglaterra; Lago Ness e Reais Jardins Botânicos na Escócia; Castelo de Caerphilly e Castelo de Dolwyddelan no País de Gales e ainda Castelo Dunluce e Castelo Hillsborough na Irlanda do Norte.

Pela história ligada a Monarquia, são comuns os castelos e construções históricas da realeza. Além disso, os museus, jardins e espaços mais contemporâneos são bastante apreciados no Reino Unido.

Bandeira

Bandeira do Reino Unido

Essa bandeira também é conhecida como The Union Jack (Foto: depositphotos)

A bandeira do Reino Unido é uma das mais conhecidas no mundo todo, também conhecida como “Bandeira da União” ou “The Union Jack” ou ainda “Union Flag”. Essa bandeira foi adotada no ano de 1801 e é formada pela união dos desenhos das bandeiras que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A cruz de cada um dos países é representada sobreposta na bandeira do Reino Unido, sendo elas:

  • Cruz da Inglaterra: Cruz de São Jorge, com cor vermelha ao centro e branca no fundo. Essa cruz fica bem ao centro da bandeira.
  • Cruz da Escócia: Cruz de Santo André, apresentada em cor branca, em formato de “X” com fundo azul. O fundo azul, na bandeira do Reino Unido, é a base para apresentação da cruz de Santo André.
  • Cruz da Irlanda: Cruz de São Patrício, apresentada em formato de “X” com cor vermelha e fundo branco.
  • Cruz do País de Gales: é representado pela cruz de São Jorge, da Inglaterra, porque no ano de 1282 o rei da Inglaterra, Edward I, anexou o País de Gales ao território inglês. Assim, o País de Gales não possui uma cruz própria na representação.

Veja tambémBiografia de Margaret Thatcher

Qual a diferença entre a Inglaterra e Reino Unido?

Muitas pessoas não têm plena clareza de qual a diferença entre o Reino Unido e a Inglaterra, bem como a Grã-Bretanha. Como Grã-Bretanha entende-se a ilha, ou seja, o espaço físico onde estão três países: a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia.

Portanto, considera-se como Grã-Bretanha este ambiente físico, ou delimitação física, da ilha. Já o Reino Unido tem um caráter político, é um agrupamento entre Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Ou seja, é uma união de base política, com objetivos e princípios comuns.

A Inglaterra é um dos países que formam o Reino Unido e que está inserido na Grã-Bretanha. Portanto, apesar dos três conceitos estarem interligados, são elementos diferentes.

Referências

» POLON, Luana. Estudo Prático. Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/qual-diferenca-entre-inglaterra-reino-unido-e-gra-bretanha/. Acesso em 09 dez. 2018.

» POLON, Luana. Estudo Prático. Significado da Bandeira do Reino Unido. Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-do-reino-unido/>. Acesso em 09 dez. 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).