Inglês

Relative clauses: orações relativas

As orações subordinadas são aquelas em que se necessita de um complemento para que a chamada oração principal tenha um sentido completo. Em inglês, usamos os pronomes relativos (relative pronouns) para adicionar as informações. Assim, formam-se as orações relativas.

Relative pronouns

Primeiro, devemos conhecer quais são esses pronomes que utilizamos para complementar o sentido da oração. São eles:

Usamos who e whom para pessoas, e which para coisas. O pronome that pode ser utilizado tanto para pessoas quanto para coisas. E por fim, aparece o whose, que é um pronome possessivo.

Relative clauses: orações relativas

Imagem: Reprodução/ internet

Relative clauses

As orações relativas são utilizadas para deixar claro sobre quem estamos falando, ou sobre o quê estamos nos referindo. São nesses casos que utilizamos os pronomes relativos.

Como sujeito

Ocorre quando o sujeito for o pronome se referindo a um substantivo, ou seja, o assunto da oração. Então, utilizamos who, which e that. Exemplos:

Atenção, pois uma vez que os pronomes já funcionam como sujeito, não há necessidade de repetir a pessoa em questão. Observe:

Como objeto

Quando o objeto da oração for o pronome, utilizamos who, whom, which e that. Exemplos:

É importante frisar que quando o pronome funciona como objeto, ele pode ser retirado da frase sem causar perca de sentido. Observe:

Por fim, quando o pronome funciona como objeto também não há a necessidade de repetir a pessoa:

Quando indica posse

Quando queremos indicar posse, usamos whose. Exemplo: