Reserve um tempo e faça um plano de vida. Veja o que não pode faltar

Não basta só ir deixando as coisas acontecerem. Para dar certo, sem precisar contar com a sorte, é necessária uma boa dose de organização

Plano de saúde, plano de carreira, plano de viagem… São tantos os planos que tomam conta do nosso dia a dia, que muitas vezes nos esquecemos de que a vida toda é realmente um grande planejamento.

Mas por mais verdadeiro que isso seja, a gente acaba deixando de lado algumas coisas que realmente são importantes e que precisam de preparação.

Nossa vida, por exemplo, tem que ser planejada para poder ser aproveitada ao máximo. Não basta só ir deixando as coisas acontecerem. Para dar certo, sem precisar contar com a sorte, é necessária uma boa dose de organização e passos firmes. Veja algumas coisas que não podem faltar ao se fazer um plano de vida.

Fazendo um plano de vida

Reserve um tempo e faça um plano de vida. Veja o que não pode faltar

Foto: depositphotos

Reserve um tempo

O tempo é um item raro atualmente. Mas para fazer dar certo, você precisa reservar um tempo em meio à correria para fazer um plano de vida. Aproveite um dia calmo e reserve uma parte dele para se planejar. Organize o seu ambiente de planejamento deixando próximo a você tudo o que for preciso para traçar os planos, como calendário, papel, caneta, agenda etc.

Procure ficar em um local silencioso, limpo e agradável para que sua mente possa trabalhar tranquilamente e sem pressões. Desligue o celular e foque principalmente na sua missão.

Defina prazos

Grande parte dos nossos planos se perdem no tempo justamente porque não definimos datas e limites para o cumprimento das tarefas. Por mais a longo prazo que seu planejamento de vida seja feito, é preciso datar alguns eventos importantes, mesmo que eles mudem de rumo e direção.

Por isso, coloque datas claras nas suas metas de vida. Tipo, se realmente você deseja comprar um carro novo, coloque no papel a data para que isso aconteça e corra atrás. Nesse seu plano de vida, não pode faltar um espaço para alterações e modificações, pois é natural que elas aconteçam. Não tenha medo de redefinir prazos, mas não deixe de fazê-los.

Comece pelos grandes

Se é a primeira vez que você está fazendo um planejamento de vida, comece com espaços grandes de anos e depois vá diminuindo. Como por exemplo: trace uma média de idade que você deseja realizar os sonhos mais gerais, como se formar, casar, ter filhos e se aposentar. Em seguida, dedique um tempo a cada tópico desses e veja o que fazer para fazer acontecer cada item.

Nesse momento é a hora de diminuir os prazos e encaixar metas mais intermediárias, como viajar para o exterior, comprar um carro ou um imóvel. Nesse item não pode faltar, detalhes mais minuciosos e tarefas a serem cumpridas. Se você quer viajar para o exterior, precisa saber como vai conseguir o dinheiro; se quer comprar um imóvel, precisa definir em qual localização etc.

Não desanime

As pessoas que têm sucesso na sua vida não são mero acaso, embora alguns creditam um pouco à sorte. Mas, em geral, elas planejaram muito e conseguiram vencer. Não desista se os primeiros planos não derem certo ou saírem do controle. Recomece e tenha sempre anotado seus principais objetivos de vida. Isso vai te ajudar a conquistar muitos sonhos.