Saiba como fazer um requerimento escolar

Muitas vezes a burocracia de determinados setores exige que façamos alguns documentos oficiais. Por exemplo, para ter acesso às nossas informações educacionais ou das pessoas as quais somos responsáveis é preciso fazer um requerimento escolar.

O requerimento pode ser utilizado em qualquer área. Ele é um documento ao qual devemos recorrer quando precisamos pedir algo oficialmente a um órgão ou instituição. Ele pode ser feito à nível particular, profissional ou empresarial, por exemplo: uma pessoa comum pode enviar um requerimento à prefeitura da sua cidade para solicitar informações sobre a coleta de lixo da sua rua.

No caso do requerimento escolar ele deve ser enviado à diretoria escolar e solicitar algum tipo de demanda que seja compatível com os poderes da instituição. Para isso, você precisa atentar ao conteúdo para não passar dos limites em relação a sua solicitação de dados.

Saiba como fazer um requerimento escolar

Foto: depositphotos

Atualmente com a maior disponibilidade da tecnologia, os requerimentos devem ser digitados em computador, mas assinados pelo requerente a próprio punho. Se for uma empresa, é bom que o documento contenha a logomarca logo acima da página e o carimbo do responsável, além da assinatura. Veja o passo a passo de como fazer um requerimento escolar:

Como fazer requerimento escolar

1. Respeite às margens da página para não ter problemas na hora de imprimir o documento.

2. Escolha uma fonte sóbria e evite letras muito rebuscadas ou informais. O documento é um pedido oficial que deve transparecer seriedade e responsabilidade. Por isso, use as fontes Arial, Times ou Georgia.

3. O tamanho da fonte também deve respeitar o bom senso. Utilize o tamanho 12 ou, no máximo, o 14.

4. Dê espaçamento entre as linhas de 1,5 e mantenha o texto justificado em letras comuns, sem negrito ou itálico.

5. No cabeçalho, coloque a logomarca da sua empresa ou instituição, se for o caso. Embaixo e centralizado coloque o título do documento: Requerimento. O nome pode ser em caixa alta e negrito.

6. Do lado esquerdo da página, coloque o nome da pessoa ao qual o documento é destinado. Embaixo, coloque o cargo e mais abaixo, o local. Por exemplo: Fulano de tal, Diretor de Ensino, Escola tal. Nesse caso, você também pode usar o negrito.

7. Inicie o texto se apresentando da seguinte forma: eu, fulano de tal, número de documento ou matrícula tal, solicito alguma coisa. Evite utilizar mais de um parágrafo de cinco linhas. O seu requerimento deve ser claro e direto.

8. Ao final, coloque no canto direito da página o nome da cidade e a data da solicitação e assine a próprio punho.

9. Na hora da entrega, se não conseguir fazer isso em mãos, peça para quem recebeu assinar um termo de entrega ou uma segunda via para que você comprove que solicitou, caso seja necessário.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.