Saiba como foi o pós-colonialismo

O termo “pós-colonialismo” é empregado para referir-se a uma série de teorias que analisam e realizam uma releitura dos efeitos da colonização, considerando-a como parte de um processo global. Tais teorias buscam analisar os efeitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados pelo colonialismo nos países colonizados e nos colonizadores, rompendo com a história única.

Os diversos estudos são realizados em variadas áreas de conhecimento, tecendo críticas às narrativas eurocêntricas.

Características do pós-colonialismo

Responder à questão “O que é o pós-colonialismo?” não é uma tarefa tão fácil, uma vez que o termo abarca diversos significados. No geral, pode-se afirmar que o pós-colonialismo é uma atividade social, política, econômica e cultural que resiste ao colonialismo, no sentido mais abrangente possível. A série de estudos tidos como pós-coloniais envolve o debate sobre as ex-colônias, considerando a influência exercida por um país europeu desde a invasão até a atualidade.

A obra intitulada “Orientalism”, de Edward Said, é tida como a obra fundadora da teoria pós-colonial

As teorias pós-coloniais buscam romper com a narrativa eurocêntrica (Foto: depositphotos)

De acordo com Thomas Bonnici, em seu texto intitulado “Avanços e ambiguidades do pós-colonialismo no limiar do século 21”, a crítica pós-colonial permite uma investigação abrangente nas relações de poder em diversos contextos.

Bonnici afirma que alguns dos tópicos nesse campo incluem a formação do império, o impacto da colonização na história da ex-colônia, a economia, a ciência, a cultura e o estado pós-colonial nos contextos econômicos e culturais contemporâneos, dentre outros.

Veja também: Entenda o que é o Preciosismo

Em sua origem, o pós-colonialismo somente analisava as consequências do colonialismo europeu; posteriormente, passou a considerar também o imperialismo estadunidense. As teorias pós-coloniais buscam romper com a narrativa eurocêntrica, desconstruindo as ideias que inferiorizam os países que outrora foram colônias.

Autores

Alguns autores que se vinculam aos estudos pós-coloniais são Edward Said, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Gayatri Spyvak, Bill Ashcroft, Stuart Hall, Homi Bhabba e Boaventura de Sousa Santos.

A obra intitulada “Orientalism”, de Edward Said, é tida como a obra fundadora da teoria pós-colonial. A partir do final da década de 1980, o pós-colonialismo passou a ter uma importante recepção na América Latina, destacando-se autores como Enrique Dussel, María Lugones, Rita Segato, Aníbal Quijano, Edgardo Lander, dentre outros.

Pós-colonialismo como teoria literária

Como abordagem crítica na Literatura, o pós-colonialismo lida com a literatura produzida em países que foram colônias, especialmente das potências europeias Grã-Bretanha, França e Espanha. A abordagem crítica literária também trabalha com a literatura produzida em países coloniais.

Veja tambémDescubra quais as principais obras de Oscar Wilde

Segundo Thomas Bonnici, deve-se analisar a literatura pós-colonial no contexto da cultura vivida na região afetada pela colonização dos países europeus.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.