,

Saiba como surgiu a expressão ‘OK’. Veja hipóteses

Alguns estudiosos afirmam que “ok” é uma expressão de origem desconhecida e etimologia muito discutida. Confira possíveis origens

A expressão “ok” é mundialmente conhecida como sinônimo de “certo”, “bem”, “correto” ou “aprovado”. O termo extrapolou fronteiras e apresenta inúmeras utilidades, mas a história de sua origem ainda apresenta controvérsias, estando envolta em diversas lendas.

Alguns estudiosos afirmam que “ok” é uma expressão de origem desconhecida e etimologia muito discutida. Neste artigo, veremos algumas das possíveis origens deste termo da língua inglesa.

“Ok” surgiu como uma brincadeira

Considera-se que a expressão “ok” apareceu pela primeira vez no dia 23 de março de 1839, no jornal “Boston Morning Post”, cuja autoria é atribuída ao editor Charles Gordon Greene. O jornal de Boston tinha o hábito de brincar com o idioma, transformando expressões em siglas, usando apenas as iniciais de cada palavra, como ocorre atualmente com “OMG”, por exemplo. A edição de março de 1839 trouxe pela primeira vez o termo “o.k. – oll korrect”, uma brincadeira que trocava as primeiras letras do “all correct” (tudo certo), de acordo com os seus sons.

Saiba como surgiu a expressão 'OK'

Foto: depositphotos

Esta história já foi comprovada por diversos estudos nos Estudos Unidos, no entanto, ao longo dos mais de 170 anos em que a expressão foi utilizada, apareceram várias alternativas para o surgimento do termo.

A abreviação acabou ganhando popularidade graças ao candidato Martin van Burien, que concorreu às eleições de 1840. O apelido dele era Old Kinderhook e, em 1840, as iniciais O.K. se popularizaram como lema de sua campanha, e alguns de seus partidários decidiram formar o O.K. Club. Após as eleições, a expressão foi consolidada pelo uso do telégrafo, que ganhou popularidade na mesma época. Em 1870, o termo “ok” se transformou no termo-padrão para notificar o recebimento de mensagens.

As versões alternativas

Além da versão mais aceita, existem outras histórias para a origem da expressão “ok”. Uma das explicações mais conhecidas sobre a origem do termo está relacionada aos soldados da Guerra Civil norte-americana, que contabilizavam os mortos diariamente e marcam OK quando havia “0 killed” (“zero mortos”).

A expressão também pode ter origem indígena norte-americana, tendo surgido graças à palavra okeh (“sim”) do dialeto Chocktaw. Outras teorias indicam que “ok” pode ter origem africana; outra fonte possível pode ser a expressão grega transliterada olla kalá, que significa “tudo bem”.

Existem cerca de 18 (ou mais) versões para o surgimento do termo, no entanto, os estudiosos afirmam que o tão conhecido “ok” realmente surgiu da brincadeira do jornal “Boston Morning Post”.