Senha para celular: como escolher a opção mais segura

O ideal é misturar letras, números e caracteres especiais. Mas não é só isso. Confira dicas

Para manter a segurança das suas informações é indicado que você crie uma senha para celular. Ela ajuda em casos de roubo, furto ou protege que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua agenda telefônica, mensagens, redes sociais ou aplicativos financeiros.

Neste artigo, você aprenderá como fazer uma senha para celular, para aplicativos, quais são os modelos de senhas consideradas fáceis e ver dicas de como manter uma senha difícil. Confira.

Como escolher uma senha

Uma senha é um detalhe imprescindível para manter a sua segurança. As senhas são necessárias para transações bancárias, acessos a sistemas eletrônicos e tantas outras funcionalidades do mundo moderno.

E escolher uma senha não é tão fácil quanto parece. Inicialmente, ela precisa ser segura, mas também ser fácil de decorar. E juntar essas duas características pode ser mais complexo.

Volta e meia vemos na televisão ou na internet casos em que hackers invadem contas pessoais ou empresariais e divulgam informações secretas, promovem golpes, fazem compras e até roubam dinheiro. Isso tudo eles conseguem fazer pois decodificam senhas pessoais e intransferíveis.

Para escolher a senha para celular mais segura, opte por senhas com letras, números e símbolos

Hackers podem invadir seu smartphone e ter acesso a informações confidenciais (Foto: depositphotos)

Logo, é fundamental que você dispense mais atenção às suas senhas pessoais, eletrônicas e, em especial, a senha do seu celular. Isso porque muitos de nós possuímos uma vida inteira no telefone móvel.

É ele que contém conversas pessoais, profissionais, aplicativos bancários, redes sociais, agenda e tantas outras informações confidenciais que nas mãos das pessoas erradas pode prejudicar bastante a nossa vida.

Já pensou um ladrão com acesso ao seu celular? Ele pode invadir sua conta bancária, transferir seu dinheiro, pagar contas ou fazer compras por meio do seu aplicativo do banco ou cartão de crédito.

Por isso, é muito importante dedicar um tempinho para escolher uma senha segura. A melhor maneira de escolher uma senha para celular é atentar para as dicas que damos a seguir.

Veja também: Como posso recuperar a senha do meu e-mail?

Como escolher uma senha segura?

A Government Communications Headquarters ou Agência de Segurança e Inteligência do governo britânico divulgou em 2015 uma espécie de guia para orientar os cidadãos a fazerem senhas mais seguras.

Segundo o documento, não adianta fazer senhas longas e complexas, pois nem sempre o usuário vai conseguir lembrar. Além disso, o dono do celular pode se cansar do tamanho da senha e acabar removendo do celular, deixando-o totalmente exposto.

Um das dicas dos especialistas é usar senhas que formem frases, assim é mais difícil dos invasores acertarem a sequência. Porém, isso também encontra algumas barreiras, pois fica mais complicado digitar uma frase inteira sempre que você quiser usar o celular.

Mas se você não se importa com isso, você pode criar senhas divertidas com bordões que você usa frequentemente ou piadas internas, que só você vai entender.

Senhas para aplicativos

Além da senha para o uso do celular em geral, há também uma forma de você colocar senhas somente para alguns aplicativos do seu smartphone. Ou colocar diferentes senhas para aplicativos mais sigilosos.

Ou seja, você pode colocar uma senha mais difícil para o aplicativo do seu banco, por exemplo. E uma menos complexa para o seu WhatsApp, já que a tendência é que você use mais frequentemente o segundo. Ainda assim, você não estará livre de lidar com muitas senhas.

Senhas difíceis

Se realmente você está em busca de uma senha difícil, procure por aplicativos no seu celular que funcionam com um gerenciador de senhas. Eles guardam senhas, caso você as esqueçam. Porém, até mesmo para usar essa ferramenta você precisa protegê-la com uma senha-mestre.

Veja também: Descubra como identificar ladrões nas redes sociais

Além de ter senhas seguras, invista em bons antivírus

Tanto a senha do celular quanto do aplicativo devem ser longas e complexas (Foto: depositphotos)

Na verdade, no mundo digital, ninguém está livre de ter seu celular invadido. O que você pode fazer é dificultar a vida dos invasores e ladrões.

As senhas mais difíceis ainda são aquelas que misturam letras, números e caracteres especiais. São as chamadas senhas brutas. Mas atenção: alguns vírus têm inteligência suficiente para tentarem milhares de vezes e de combinações possíveis até encontrar a senha.

Alguns vírus entram como espiões e não importa o quão grande ou complexa ela possa ser a sua senha, se o invasor consegue espionar o que está sendo digitado.

Por isso, a melhor maneira de ficar mais protegido é investir em um bom antivírus e evitar a todo custo acessar sites que não são seguros e não oferecem proteção aos seus visitantes.

Por exemplo, se você vai fazer uma compra pela internet no seu celular observe bem se é um site de confiança e seguro, pois você pode estar abrindo uma porta para os criminosos abrirem facilmente.

Tipos de senhas para celular

Os tipos mais comuns de senha para celular são datas de aniversário ou números que possuem algum significado. Elas precisam ser curtas para você digitar rapidamente. Mas certamente essas não são as opções mais seguras.

O mais indicado é que você misture números e letras e fuja do comum: ao invés da data de aniversário sua, dos seus parentes ou data de casamento, invista em sequências mais inusitadas como a numeração do seu calçado com as iniciais do estado que você mora ou que nasceu, por exemplo.

Veja também: O que é computação em nuvem?

Senha para celular PIN

A senha do celular pode ser um PIN. Nada mais é do que uma sequência numérica oferecida pelo próprio sistema para bloquear o aparelho. Você pode utilizá-lo em vez de baixar um aplicativo específico para isso.

Mas vale lembrar que ele também é passível de invasões e, uma vez que isso aconteça, suas senhas podem ser codificadas pelo invasor do sistema.

Você pode substituir o PIN  por um desenho padrão no qual você liga os pontinhos. Esse é o tipo mais fácil de ser descoberto, pois pode ser visualizada de longe e facilmente copiada.

Os celulares mais modernos também oferecem a opção de usar sua digital para usar o celular. É uma espécie de PIN seguro, mas que também pode ser usado por bandidos em uma abordagem e você terá que colocar sua digital.

Fuja das senhas fáceis

As senhas mais fáceis são aquelas menos seguras e elas são bastante comuns. Para entender qual tipo de senha é ideal para as suas necessidades, você precisa ter em mente que o seu celular pode ser vítima dois tipos de invasões.

A primeira é aquela feita fisicamente, quando alguém toma o seu celular ou fez uso dele sem que você note. Para esse tipo de invasão, uma senha longa, com número e letras é mais segura, pois será difícil para a pessoa descobrir.

A segunda é quando o seu celular é invadido por hackers. Para proteger de situações como essa, uma senha longa e com muitas variações não faz o mesmo efeito, pois uma vez dentro do aparelho, o vírus consegue desvendar a sua senha por maior que ela seja. Para evitar que isso aconteça, somente um bom antivírus e evitar de entrar em sites suspeitos pelo celular.

Veja também: Biometria

Então, em resumo, crie uma senha complexa que misture letras, números e símbolos ou forme frases que você não esquecerá e mantenha um antivírus atualizado.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.