Significado da bandeira das Bermudas

Você conhece o significado da bandeira das Bermudas? Nesse artigo você vai conferir um apanhado de informações sobre a criação dessa flâmula, bem como os motivos de suas simbologias e cores. Veja em qual contexto ela foi adotada e quais influências sofridas para sua composição.

Bermudas é uma ilha localizada no Oceano Atlântico, constituindo-se como um território britânico ultramarino, ou seja, um território que está sob jurisdição e soberania do Reino Unido. É nessa região que está localizado o famoso “Triângulo das Bermudas”, uma área entre os territórios da Flórida, das ilhas Bermudas e de Porto Rico.

Como território britânico, Bermudas possui sua própria bandeira, a qual apresenta uma composição com pavilhão Britânico, como forma de afirmação da soberania do Reino Unido em relação a este território. Bermudas é um local muito interessante, e que guarda algumas curiosidades e mistérios, bem como uma beleza natural que a transforma em um expressivo destino turístico.

Bandeira das Bermudas: Qual o significado?

Bermuda, também conhecido como ilhas Bermudas, é um território localizado no Oceano Atlântico, e que está sob jurisdição e soberania do Reino Unido. Por se localizar distante das terras continentais do Reino Unido, Bermudas é um território ultramarino, sendo ainda assim parte do Império Britânico. Atualmente, o Reino Unido possui 14 territórios ultramarinos.

Bermudas possui uma bandeira própria, assim como os demais territórios ultramarinos do Reino Unido, apesar disso, a bandeira britânica aparece sobreposta na composição.

Bandeira das Bermudas

Bermuda é um dos 14 territórios ultramarinos de domínio britânico (Foto: depositphotos)

A bandeira tem um significado histórico, já que no escudo que se sobrepõe existe um mar furioso e um navio naufragado. A história sobre esse brasão de armas conta que no ano de 1609, um almirante (comandante do mar) teria lançado o navio diretamente em direção aos recifes da região de Bermudas, para que sua embarcação não afundasse no mar agitado.

Assim, os tripulantes do navio foram salvos, e a ilha acabou sendo colonizada. Essa história tem relação com os mistérios que envolvem a região de Bermudas, dentre elas o sumiço de embarcações.

Cores

A bandeira de Bermudas possui uma composição com fundo totalmente vermelho, sendo que no lado esquerdo superior da bandeira está uma sobreposição com a bandeira do Reino Unido, nas cores branca, vermelha e azul.

Veja também: Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Na porção central direita da bandeira está um escudo, o brasão de armas, de Bermudas. Essa bandeira foi adotada em 1910, e tem o vermelho como fundo por ser uma cor tradicionalmente usada pelos britânicos, estando presente nas bandeiras dos países que formam o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales). As bandeiras destes países, juntas, formam a composição da bandeira do Reino Unido.

Símbolos

Os símbolos que se apresentam na bandeira de Bermudas são a bandeira do Reino Unido, oficialmente chamada de “bandeira nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte”, a qual é formada pela composição oriunda das bandeiras dos países que formam o Reino Unido. Ainda, apresenta-se um escudo na bandeira, o brasão de armas de Bermudas, o qual é formado por um campo gramado com um leão mitológico (leão vermelho inglês) sobre ele.

Esse leão carrega em seu peito um escudo, sendo que neste mostra-se um mar agitado, com grandes ondas, e um navio naufragando. Ao que tudo indica, o navio seria uma referência ao “Sea Venture”, um navio do século XVII que teria sido inspiração para a peça de William Shakespeare intitulada “A Tempestade”.

Há um contexto histórico que explica esse navio, e que conta de uma viagem guiada pelo almirante Sir George Somers, um importante navegante inglês, o qual teria lançado uma embarcação em direção aos corais da ilha de Bermudas, evitando que toda sua tripulação naufragasse naquele mar agitado. Com isso, teve-se acesso e começou-se a colonização de Bermudas pelos britânicos.

Curiosidades e aspectos da ilha de Bermudas

Bermudas é uma ilha que tem 53,2 km² de extensão territorial, e que faz parte da Comunidade do Caribe ou Comunidade das Caraíbas, a qual é um bloco de cooperação econômica e política entre os países caribenhos. Bermudas é formada por cerca de 138 ilhas e ilhotas.

Ao que contam as histórias, o nome da roupa que hoje é comumente chamada de “bermuda” (shorts) deriva do nome da ilha, já que acredita-se que os britânicos ao chegarem naquela região sentiram muito calor, cortando suas calças para deixar as pernas sem cobertura.

O clima de Bermudas é do tipo subtropical oceânico, sendo que este tipo de clima tem como caracterização os invernos amenos e verões quentes e úmidos. Bermudas é destino turístico para muitas pessoas, tanto pelas belezas naturais do local, quanto pelas histórias de mistérios que rondam a região.

População de Bermudas

A população de Bermudas está estimada em mais de 65.331 pessoas. Os dados indicam que há uma predominância de pessoas negras na ilha, com mais da metade se caracterizando como tal, isso porque existem na ilha muitas pessoas que são descendentes de africanos escravizados pelos britânicos.

A escravidão em Bermudas foi abolida no ano de 1834, e boa parte dos descendentes dos escravos permaneceu na ilha. A população de Bermudas também é formada por britânicos e ainda por descendentes de portugueses originários das ilhas da Madeira e dos Açores.

Economia de Bermudas

Bermudas, por ser um conjunto de ilhas, tem uma atividade econômica voltada para as condições propícias ao contexto físico do local. Assim, destacam-se as atividades turísticas, especialmente aquelas que envolvem passeios luxuosos. Destacam-se também as atividades financeiras, já que Bermudas possui uma baixa tributação em relação ao setor financeiro. Bermudas é, portanto, um paraíso fiscal do mundo, pelas atrativas condições para investidores estrangeiros.

Relação com a Austrália

Assim como Bermudas, a Austrália teve influência dos britânicos em sua constituição. Apesar disso, o processo de ocupação foi diferente, sendo que para a Austrália eram enviados os prisioneiros britânicos que lotavam as cadeias da Inglaterra. Os prisioneiros ingleses formaram a maior prisão do Reino Unido no território onde hoje é a Austrália.

A independência da Austrália se deu quando os territórios pertencentes à Coroa Britânica se juntaram formando uma comunidade, sendo eles Nova Gales do Sul, Queensland, Austrália Meridional, Tasmânia, Victoria e Austrália Ocidental, ainda em 1901. Apesar de conflitos internos, esse foi o primeiro passo para que houvesse uma dissociação em relação ao Reino Unido.

O mistério do Triângulo das Bermudas

O local conhecido como “Triângulo das Bermudas” é conhecido no mundo todo como um local de grandes mistérios, já que existem vários registros de embarcações e aviões que simplesmente sumiram nessa região.

Esses eventos, sem uma explicação bem aceita, geram curiosidade e suposições sobre algo sobrenatural que possa ocorrer na região. Existem várias possíveis explicações, mas nenhuma ainda é aceita como definitiva, sendo que algumas suposições são uma relação com o magnetismo terrestre na região, ou ainda, a presença de elevados índices de gás metano.

Alguns cientistas acreditam que sejam simples tempestades que ocasionem os acidentes na região. De qualquer forma, ainda existem muitas especulações e curiosidades sobre o assunto.

Há um documentário sobre o Triângulo das Bermudas, o qual pode ser assistido acessando esse link.

Conclusão

A história de Bermudas é bastante interessante, já que envolve uma relação de dependência do Reino Unido, uma curiosa história de descoberta e mistérios que envolvem a ilha. Bermudas é um território ultramarino do Reino Unido, o que indica que está sob jurisdição e soberania daquele. A ilha é conhecida pelas histórias sobre eventos estranhos no chamado Triângulo das Bermudas, onde várias embarcações e aviões já desapareceram.

Bermudas tem uma economia ligada ao turismo e ao setor financeiro, sendo conhecido como um dos paraísos fiscais do mundo. A bandeira de Bermudas tem sua própria identidade, apesar de estar sobre esta uma bandeira do Reino Unido, denotando forte dominação.

 

Referências

» BRASIL. Congresso Nacional. Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). Disponível em: < http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/CARICOM.htm>. Acesso em 21 jun. 2018.

» VESENTINI. José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).