,

Significado da bandeira de Montenegro

Atualmente, a bandeira de Montenegro é uma adaptação das anteriores. Trata-se de um estandarte de proporção 1:2 de cor vermelha

Descubra o significado da bandeira de Montenegro, quais influências históricas, culturais e socioeconômicas essa flâmula recebeu e quando ela passou a ser adotada oficialmente pelo país. Veja curiosidades sobre essa composição e sua nação. Acompanhe!

Montenegro é um país localizado no continente europeu, também conhecido como República Autônoma do Montenegro ou República Federal do Montenegro. Assim como os demais países do mundo, Montenegro possui aspectos culturais e históricos que formam sua identidade enquanto país, sendo que dentre estes elementos estão sua bandeira e demais símbolos oficiais.

As bandeiras são importantes elementos identitários, pois carregam em si a própria história daquele que é representado. Ao conhecer as principais características sobre a bandeira de Montenegro, tem-se a oportunidade de conhecer um pouco sobre o próprio local, percebendo quais são os aspectos de maior relevância. Neste artigo, você terá a possibilidade de aprender um pouco mais sobre Montenegro, um país que é ainda desconhecido por muitas pessoas.

Serão apresentadas as principais cidades do país, onde se concentram várias atividades econômicas de destaque. Além disso, você poderá ver como é a bandeira de Montenegro, quais os aspectos que nela são mostrados e quais as cores e seus significados.

O significado da bandeira de Montenegro

A bandeira de Montenegro é parte do conjunto de elementos identitários daquele país, juntamente com outros elementos com o brasão de armas, o hino nacional do país, os feriados nacionais, dentre outros. A bandeira atual de Montenegro foi oficialmente aprovada pelo parlamento do país em 12 de julho de 2004. Apesar disso, Montenegro teve outras bandeiras anteriormente, em conformidade com os períodos históricos passados pelo país.

Bandeira de Montenegro

Essa bandeira foi adotada oficialmente em julho de 2004 (Foto: depositphotos)

Dentre elas estão a Bandeira do Reino de Montenegro, a qual foi usada entre os anos de 1910 e 1918, sendo que nesta estava disposto um brasão ao centro. Uma segunda bandeira foi a Bandeira do Reino de Montenegro usada entre 1941 e 1944, onde o brasão já não aparecia mais, embora as cores tivessem sido preservadas.

Ainda, Montenegro teve a Bandeira da República Federal Socialista Iugoslava de Montenegro, em vigência entre os anos de 1945-1992. E ainda, a Bandeira de Montenegro utilizada entre 1992 e 2004, e que sofreu uma variação em relação ao tom das cores e ao formato da bandeira. A bandeira atual de Montenegro difere bastante em sua composição em relação as bandeiras anteriores.

Nas versões mais antigas, as bandeiras de Montenegro apresentavam o vermelho, o branco e o azul como cores oficias, já na bandeira atual, apenas o vermelho foi mantido, cobrindo todo o fundo da bandeira, enquanto uma borda ou moldura é apresentada em cor dourada, com um brasão ao centro. De modo geral, a bandeira de Montenegro possui uma composição muito bonita, com cores e símbolos que contam um pouco de sua história.

Veja também: Mapa da Europa: Países, capitais e principais cidades

Cores

As cores da bandeira atual de Montenegro são o vermelho e o dourado. O fundo da bandeira é todo em cor vermelha, enquanto a moldura da bandeira é apresentada e cor dourada. Da mesma forma, há um brasão ao centro da bandeira onde o símbolo é apresentado igualmente na cor dourada, com detalhes de um escudo onde aparecem as cores verde e azul também.

As cores nas bandeiras anteriores de Montenegro denotavam da antiga Iugoslávia, que foi um país existente na região dos Bálcãs, no continente europeu, no contexto que envolvia a maior parte do século XX. Os países que se tornaram independentes com o fim da Iugoslávia são Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia, Sérvia, Eslovênia e Kosovo, dos quais vários preservam em suas bandeiras aspectos que se remetem ao período histórico da Iugoslávia.

Outros, como forma de afirmação de sua soberania, mudaram sua configuração, como é o caso de Montenegro, que preservou apenas a cor vermelha, inserindo símbolos e detalhes em dourado, uma cor que sempre denota poder.

Símbolos

O símbolo existente na bandeira de Montenegro é o brasão de armas daquele país, que consiste em uma águia na cor dourada, com suas asas abertas, em posição de voo. Na porção central do peito da águia há um escudo, onde apresenta-se um leão passante, ou seja, que está em posição de andar, com uma das patas levantadas.

O leão é um dos símbolos mais utilizados para representar aspectos como força, bravura e também nobreza. O leão está sobre um campo em cor verde, apresentando-se um céu azul ao fundo, cores estas que se destacam no vermelho da bandeira de Montenegro.

A águia segura ainda um cetro com uma cruz na ponta, a cruz também é apresentada na coroa que está sobre as duas cabeças da águia. A águia bicéfala (duas cabeças) é um símbolo que está presente em várias culturas, sendo que quando as cabeças da águia estão voltadas para lados opostos, elas representavam o poder e a nobreza daquele que é representado.

Veja também: Mapa mundi: continentes, países e capitais

Informações sobre a República Montenegro

Montenegro é um país que está localizado na Europa, mais especificamente em sua porção Sudeste, sendo que suas fronteiras são com o mar Adriático ao lado sudoeste, com a Albânia e o Kosovo na porção sudeste, bem como com a Bósnia e Herzegovina e ainda uma pequena fronteira com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste. A extensão territorial do país é de 13.812 km², com um clima mediterrâneo, onde os verões são quentes e secos e o inverno é bastante frio.

População

A população de Montenegro estava estimada em mais de 622.781 habitantes, segundo dados do ano de 2016, sendo que o país continua apresentando um crescimento de sua população. O perfil populacional de Montenegro segue uma tendência de vários outros países da Europa, com taxas de natalidade já não muito elevadas, e uma expectativa de vida alta, o que faz com que a pirâmide etária de Montenegro seja bem equilibrada.

Economia

Embora esteja no continente europeu, Montenegro ainda não é parte da União Europeia mas, apesar disso, as discussões sobre isso vêm ocorrendo desde os anos de 2012. Montenegro usa o Euro como moeda, o que foi decidido após o país ficar sem uma moeda oficial. Essa instabilidade ainda ocorre por conta do histórico recente da independência de Montenegro. As atividades turísticas são relevantes para Montenegro, isso pela sua posição geográfica, e uma das áreas mais acidentadas da Europa, o que lhe confere um terreno montanhoso com muitas belezas naturais.

Política

Montenegro é um país com uma independência recente, apenas desde os anos de 2006, quando se desvinculou da Sérvia. Para tanto, foi realizado um plebiscito, onde mais da metade da população decidiu pela independência. Antes disso, Montenegro integrava, juntamente com outros países, a antiga República Socialista da Iugoslávia, dissolvida em 1991. Hoje Montenegro é um país autônomo, um Estado independente.

Cultura

A cultura de Montenegro é bastante diversificada, justamente por conta da diversidade de sua história e geografia, com influência de vários momentos históricos e dos povos que habitavam a região. Em relação ao idioma, a língua oficial de Montenegro é a montenegrina, onde há aproximadamente 22% de falantes e ainda a língua sérvia tem 64% dos falantes, isso por conta da ligação histórica com a Sérvia. A religião de Montenegro é predominantemente o Cristianismo, seguido pelo Islamismo, depois outras religiões.

Montenegro, um país peculiar

Montenegro é um país com uma história muito interessante e uma geografia particular que atrai muitos turistas para a região. Localizado no continente europeu, Montenegro guarda marcas de sua inclusão na antiga Iugoslávia e de seu passado ligado a Sérvia. Dentre os elementos identitários de Montenegro, destaca-se sua bandeira, com uma composição de cores vermelha e dourada, apresentando um brasão de armas ao centro.

Veja também: Os melhores países para fazer intercâmbio e estudar outros idiomas

A bandeira de Montenegro pode ser considerada como uma das mais bonitas do mundo, pela composição e detalhes apesentados. As discussões sobre Montenegro se pautam em sua instabilidade economia diante de sua recente independência, sua discutida inclusão na União Europeia (que ainda não aconteceu) e sua especificidade de ser um destino turístico bastante apreciado.

 

Referências

» UNIÃO EUROPEIA. Conselho Europeu. Conselho da União Europeia. Montenegro. Disponível: http://www.consilium.europa.eu/pt/policies/enlargement/montenegro/. Acesso em: 08 de junho de 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).