Significado da bandeira da Austrália

A Austrália é o país mais conhecido da Oceania. Ele é muito procurado por pessoas do mundo inteiro, em parte por conta das suas belezas naturais mas também pelos altos índices de desenvolvimento humano, educação e economia.

Em uma olhada rápida, a bandeira nacional da Austrália se parece muito com a bandeira da Nova Zelândia (país vizinho). A diferença fica por conta que a mesma tem uma estrela a mais.

Bandeira da Austrália

A bandeira australiana tem um fundo azul escuro, com uma bandeira britânica no canto superior ao lado do mastro. Do outro lado, cinco estrelas formam uma espécie de cruz que representa o Cruzeiro do Sul. Do lado oposto e embaixo da bandeira britânica tem uma estrela solitária com sete pontas. Ela é justamente o diferencial em relação a da Nova Zelândia.

Significado da bandeira da Austrália

Foto: depositphotos

O fundo azul representa a imensidão do mar que permeia todo o continente da Oceania. A estrela de sete pontas faz alusão aos estados que formam a Austrália. A bandeira pequena da Inglaterra homenageia a colonização britânica da região e o Cruzeiro do Sul representa a constelação que pode ser admirada nos céus de toda a Austrália, não só durante à noite, mas a depender do lugar, durante o dia também.

Antes dessa bandeira oficial, a região fazia uso de uma que tinha uma cruz de São Jorge, quatro estrelas e os pontos cardeais. Há registros da sua utilização em 1824.

A partir de 1901, a Austrália, agora já federalizada, promoveu um concurso para escolher uma nova bandeira. Mais de três mil pessoas participaram e, nessa ocasião, foi escolhida o símbolo que é usado até hoje.

O que conhecer na Austrália

A Austrália é um país enorme. Tem quase o tamanho do Brasil, mas apenas 23 milhões de habitantes. A maior parte dos moradores se concentram nas cidades litorâneas. O interior do país é bem menos habitado. Os principais pontos turísticos da Austrália são:

– Sydney: capital do país. Muito desenvolvida, segura e bonita;
– Praias de Cairns, Gold Coast e Fraser Island: faixas de água branquinha e águas mornas e azuis;
– Ayers Rocks, Great Ocean Road e Tasmânia: são formações rochosas que se impõem por sua beleza e tamanho;
– 12 Apóstolos: colunas de arenito esculpidas dentro do mar. Era 12, agora são oito.
– Falls Creek: lá existem muitos parques para esquiar. Ele fica a cinco horas distante de Melbourne e tem neve entre junho e setembro.
Whitsundays (Grande Barreira de Corais): é um dos mais famosos pontos turísticos da Austrália. Muitas ilhas e praias paradisíacas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.