Significado da bandeira da Áustria‎

Localizado na Europa Central, a Áustria é um país com cerca de 8,3 milhões de habitantes. Seu território abrange 83.872 km², sendo delimitado pelas seguintes fronteiras: Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste.

O clima do país é influenciado pelos alpes, sendo predominantemente temperado. No verão as temperaturas oscilam entre 20° e 35°, enquanto no inverno, elas podem despencarem a níveis abaixo de zero.

O terreno da Áustria é muito montanhoso. Por esse motivo, apenas 32% de todo o território tem altura inferior a 500 metros. A língua oficial falada pela maioria da população é o alemão, porém, outros dialetos também são identificados por lá, como o croata, húngaro e esloveno.

O significado lendário da bandeira da Áustria‎

Foto: depositphotos

A bandeira da Áustria

Além das características geográficas apresentadas anteriormente, outro ponto que ajuda a identificar mais sobre o país é decifrando os significados que existem por trás da bandeira nacional.

A bandeira nacional da Áustria é formada por três partes horizontais de igual proporção, sendo as exteriores de cor vermelha e a central de cor branca. Para explicar o significados delas, lenda e realidade se misturam.

As cores teriam origem na época das Cruzadas Medievais, quando nos combates os cavaleiros usavam uniformes brancos e, durante a luta, ficavam cobertos de sangue. A parte onde ficava o cinto era a única parte que permanecia branca.

Variação

Juntamente com a bandeira oficial, a Áustria ainda apresenta uma versão estatal para o pavilhão. Esse segue as mesmas linhas e cores, sendo acrescido por um brasão de armas do país, bem no centro da faixa central, a de cor branca.

Origem da bandeira da Áustria

A bandeira da Áustria é uma das mais antigas do mundo. Registros históricos apontam que ela foi criada no século XII pelo duque austríaco Frederico II (1210-1246). A bandeira foi primeiramente usada como símbolo da casa real da Áustria e depois pelo Império Austro-Húngaro. Oficialmente ela só foi adotada em 1º de maio de 1945.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.