Significado da bandeira da Bulgária

Com uma proporção 2:3, a bandeira da Bulgária é composta por três faixas na horizontal. A primeira delas branca, a do meio verde e a última da cor vermelha

Nesse texto você vai conferir o significado da bandeira da Bulgária, quando foi adotada e quais influências políticas, culturais e históricas sofridas. Aproveite e saiba mais sobre esse país da Europa Ocidental. Acompanhe a seguir!

A República da Bulgária é um país que está localizado no continente europeu, mais especificamente nos Balcãs. A capital e mais importante cidade da Bulgária é Sófia. A Bulgária é um dos países da Europa que fazem parte da União Europeia, tendo aderido ao grupo no ano de 2007, mas apesar disso, o país mantém como sua moeda oficial o Lev búlgaro, não tendo ainda adotado o Euro.

A Bulgária tem em sua política o sistema chamado de república parlamentar, com o chefe de governo sendo o Primeiro-Ministro, de modo que este ocupa o cargo mais importante do poder executivo, bem como o chefe de Estado sendo o Presidente, o qual desenvolve funções de representação. A Bulgária possui uma bandeira tricolor no seu conjunto de elementos identitários, e para conhecer mais sobre esta, siga a leitura do texto abaixo.

Qual o significado oficial da bandeira da Bulgária?

A Bulgária possui várias composições de bandeiras temáticas, como a Bandeira de combate, a Bandeira da Marinha, o Jaque naval, a Bandeira da Guarda Costeira, o Estandarte presidencial.

A bandeira oficialmente utilizada na Bulgária, a Bandeira Nacional, de uso civil e estatal em terra e uso civil no mar, foi adotada no ano de 1990 com a composição que possui hoje. Antes disso, havia uma composição com brasão de armas.

Bandeira da Bulgária

Essa bandeira tricolor é usada desde 1990 (Foto: depositphotos)

São bandeiras históricas da Bulgária a Bandeira entre 1878 e 1944, que tinha a mesma composição da atual, a da República Popular da Bulgária (1946-1948), a da República Popular da Bulgária (1948-1967), a da República Popular da Bulgária (1967-1971) e outra entre os anos de 1971-1990, quando foi adotada a atual bandeira.

Listras horizontais

A bandeira da Bulgária possui uma composição bem simples atualmente, sem escritos ou brasões de armas. A bandeira em questão é formada por três faixas, ou listras, em sentido horizontal, que completam toda bandeira. Essas listras são todas do mesmo tamanho. As bandeiras anteriores da Bulgária também já detinham essa composição, com listras horizontais.

Cores

As cores da bandeira da Bulgária são o branco na porção superior da bandeira, o verde na porção central da bandeira e ainda o vermelho na porção inferior da bandeira. Entende-se que estas cores possuam um sentido histórico, especialmente em relação a independência da Bulgária em relação a Rússia, na ocasião da guerra russo-turca em 1878, quando foi implantada a primeira bandeira com as cores atuais.

As cores branca e vermelha denotam da bandeira da Rússia, sendo que antes a cor usada era o azul, tendo sido substituída pelo verde pela Bulgária. O verde representaria o desenvolvimento agrícola alcançado pelo país com sua independência.

Veja tambémMapa da Europa: Países, capitais e principais cidades

Tudo sobre a Bulgária

A Bulgária é um país bem interessante, que conta com uma extensão territorial de 110.994 km², e uma população de mais de 7 milhões de habitantes. Desde a década de 1900, a Bulgária vem sofrendo com o problema do decréscimo de sua população, o que foi ocasionado pelo êxodo rural após a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), quando se deixou de incentivar a propriedade coletiva no campo, bem como pela migração de jovens para outros países em busca de emprego, o que refletiu em uma redução das taxas de natalidade no país.

Cultura

A cultura da Bulgária é bastante diversificada, justamente pela presença dos vários povos que habitaram a região ao longo da história. Essa miscigenação forma uma rica cultura, que se reflete na culinária, nos hábitos, nas construções e produções culturais.

Língua

O idioma oficial da Bulgária é a Língua búlgara, adotada por mais de 95% da população como sua língua materna. Foi na Bulgária que o famoso Alfabeto Cirílico foi inventado, o qual é a base para variações que são utilizadas em outras seis línguas nacionais eslavas, bem como o ruteno e outras línguas já extintas.

Alfabeto cirílico

(Imagem: Reprodução | Mama En Bulgaria)

Curiosidades

A Bulgária é composta por regiões tradicionais, sendo que a população é formada por búlgaros, turcos e ciganos, bem como pessoas de várias outras origens étnicas em menor proporção.

O país vem vivenciando um decréscimo de sua população, a qual já esteve nos fins dos anos de 1980 na casa dos 9 milhões, sendo que hoje passam apenas dos 7 milhões. É, portanto, um dos países da Europa que vem apresentando um perfil populacional composto por idosos, com uma redução da População Economicamente Ativa (PEA), o que incide em consequências sociais e econômicas para o país.

A Bulgária é um país rico em relação a sua cultura, a qual tem influência dos vários povos que habitaram historicamente a região, o que se reflete nas festividades, na culinária e nos costumes daquele povo.

Mapa

Mapa da Bulgária

A Bulgária é um país dos balcãs, estando no Leste Europeu (Foto: depositphotos)

Religião

A maioria da população da Bulgária se declara vinculado a Igreja Ortodoxa Búlgara, havendo em menor proporção a presença de islâmicos, protestantes e católicos. Mais de 80% da população da Bulgária possui relação com o cristianismo ortodoxo.

Turismo

Existem várias opções turísticas na Bulgária, sendo algumas delas na capital do país, Sófia, com monumentos milenares, que contam desde a ocupação grega, romana, otomana, e também da presença soviética.

São principalmente catedrais, como a Catedral de Alexandre Nevsky, bem como a Igreja de Boiana. Como a Bulgária está localizada entre a Romênia, a Turquia e a Grécia, são muitas histórias que as construções contam, mas apesar disso, por conta do preconceito que ainda existe em relação ao Leste Europeu (comunismo durante a URSS), a Bulgária acaba não sendo tão conhecida quanto outros pontos turísticos do mundo.

Veja também: COMECON: integração das nações do Leste Europeu

Capital Sófia

A história de Sófia denota do século VIII a.C., tendo tido ela vários outros nomes ao longo de sua existência, uma das cidades mais antigas da Europa. Hoje Sófia é a cidade mais importante da Bulgária, constituindo-se como capital desta, bem como cidade mais populosa. Sófia possui uma extensão territorial de 492 km², com uma população que vem se mantendo estável na casa dos 1 milhão de habitantes desde, pelo menos, os anos de 2004.

Sófia é também o centro da vida econômica da Bulgária, com um setor industrial importante, composto por fábricas e centros de produção. O nome da cidade teria sido uma homenagem a Santa Sofia, uma mulher romana que teria sofrido perseguições por parte do Imperador Adriano, pela sua conversão aos Cristianismo. Sofia teve suas filhas mortas na sua frente, pela escolha religiosa da mãe. Para saber mais sobre a história de Santa Sofia, acesse o link: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-sofia/108/102/#c.

Bulgária e seu passado histórico

A República da Bulgária é um país da Europa que guarda muitas histórias, especialmente pela presença dos povos que ao longo do tempo ocuparam a região. A Bulgária é parte dos países chamados de balcânicos, ou Balcãs, por conta da península balcânica. Sua capital é Sófia, uma cidade que guarda muitas histórias, uma das mais antigas da Europa.

A Bulgária é parte da União Europeia, embora seja um dos países que continuam usando suas próprias moedas e não o Euro, que no caso da Bulgária é o Lev búlgaro. Por estar na porção Leste da Europa, onde o passado histórico marcado pelo comunismo deixou suas marcas, a Bulgária ainda enfrenta algumas resistências em relação ao turismo. Apesar disso, existem muitas histórias que são contadas pelas construções, algumas milenares, que compõem a Bulgária.

 

Referências

»UNIÃO EUROPEIA. Bulgária. Disponível em: <https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/bulgaria_pt>. Acesso em: 28 de junho de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).