Significado da bandeira da Croácia

Atualmente, a bandeira tem o fundo com três listas: vermelha, branca e azul com um brasão ao meio

O Estado é uma organização política, e um Estado Soberano é aquele que não precisa se submeter a nenhuma exigência ou regulamentação externa diante da sua organização interna.

A nação é um coletivo de pessoas que possuem características comuns, o passado histórico, a cultura ou a religião, e etnia, dentre outros. Os Estados e as Nações possuem símbolos que os representam, os quais variam desde a própria linguagem, até elementos mais complexos como uma bandeira comum, um brasão de armas, um hino, bem como alguns outros símbolos que podem ser adotados.

Por isso, estes elementos simbólicos não são meras formalidades, mas se constituem no conjunto identitário de um dado local, representando este no cenário regional ou mesmo mundial. Existem muitos modelos de bandeiras no mundo todo, as quais representam os diversos países, criando um sentimento de identificação.

A bandeira da Croácia

A bandeira da Croácia possui as cores Pan-Eslavas: azul, branco e vermelho

A atual bandeira da Croácia foi adotada no ano de 1990 (Foto: depositphotos)

Torna-se necessário destacar que a Croácia fez parte da antiga Iugoslávia no contexto da Guerra Fria, sob a égide do socialismo, onde sua bandeira apresentava o mesmo padrão tricolor de atualmente, no entanto, tinha uma estrela de cinco pontas vermelha, símbolo da ideologia, a qual tinha as bordas em amarelo, o que ocupava o lugar do atual brasão.

Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, no ano de 1991, após a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, iniciam-se conflitos civis no território da Iugoslávia que vão ocasionar sua fragmentação.

Em relação as cores, não houve mudanças com a independência da Croácia, a qual continuou usando as cores Pan-Eslavas, que são o vermelho, o branco e o azul, amplamente utilizadas pelos países do Leste europeu.

Veja também: Guerra Fria – Resumo das consequências e suas características

Símbolos e cores

A atual bandeira da Croácia foi adotada no ano de 1990, e sua composição contém faixas dispostas em sentido horizontal, todas do mesmo tamanho.

As referidas faixas são três, sendo que a mais superior possui a cor vermelha, a do meio em cor branca e a mais inferior em cor azul. As faixas ocupam toda extensão da bandeira, sendo que o padrão usado para tamanho é de 1 por 2, em sentido retangular.

No centro da bandeira croata, está disposto o brasão de armas do país, o qual apresenta um escudo com estampa xadrez nas cores vermelha e branca (13 vermelhas, 12 brancas). O grande brasão tem sobre si outros cinco brasões menores que coroam o principal, no qual estão simbolismos da cultura croata.

Ao que consta, estes escudos menores se referem as cinco diferentes regiões históricas existentes dentro Croácia. A Croácia tem uma divisão pautada em Zagreb (capital), Eslavônia, a região de Varaždin, a região do Condado de Lika-Senj, há a Ístria e ainda a região da Dalmácia, sendo que esta divisão tem sido bastante utilizada para organização turística.

Cores Pan-Eslavas

Quanto as cores utilizadas, são o vermelho, azul e branco, as quais são cores chamadas de Pan-Eslavas, sendo usadas nas bandeiras de alguns povos Eslavos, bem como de estados em que a maioria dos habitantes possui origem Eslava.

Eslováquia, Eslovênia, República Checa, Rússia e Sérvia são alguns exemplos de territórios que usam as referidas cores. A Croácia possui várias outras bandeiras, como a Bandeira Civil, a Bandeira da Marinha, a Bandeira marítima e o Estandarte Presidencial.

Além disso, existem também as bandeiras históricas, como a Bandeira do Estado Independente da Croácia (1941 – 1945), a Bandeira de Croácia dentro de Iugoslávia (1947 – 1990) e a Bandeira da Croácia dentro de Iugoslávia (25 de julho – 21 de dezembro 1990).

Veja também: Saiba qual é o país onde mais se consome bebida alcoólica

A Croácia possui também um hino nacional, no qual expressa elementos de sua história, das batalhas que foram travadas, bem como de seus principais aspectos naturais e do patriotismo do povo.

A Croácia e suas particularidades

A Croácia é um país que apresenta elevados indicadores sociais e econômicos

Zagreb é a cidade mais populosa e capital da Croácia (Foto: depositphotos)

A Croácia, cujo nome oficial é República da Croácia, é um país localizado no continente europeu, em sua porção Leste, nas margens do Mar Adriático.

O referido curso de água é parte constituinte do Mar Mediterrâneo, um golfo com formato bastante alongado e fechado em sua porção Norte. O território da Croácia é limitado ao Norte pela Eslovênia e pela Hungria, em sua parte Nordeste pela Sérvia, ao Leste pela Bósnia e Herzegovina e ao Sul por Montenegro.

A Croácia possui uma fronteira marítima também com a Itália, através do Golfo de Trieste, no Mar Adriático, no extremo Norte do Mar Mediterrâneo. Em relação a sua extensão territorial, a Croácia conta com um território de 56.594 km², cujo formato é bastante particular, comparado com uma ferradura.

Hidrografia

Quanto aos aspectos físicos, naturais, da Croácia, essa possui importantes rios, como o rio Mura (afluente do rio Drava), rio Drava, rio Sava, rio Kupa, rio Korana, rio Cetina e rio Zrmanja, dentre vários outros.

O território croata possui também lagos de destaque, como Omladinski jezero, Lagos de Plitvice. Quanto ao relevo, existem montes expressivos na Croácia, como o Monte Učka, Velebit, e ainda Viševica. Possuem destaque também no território da Croácia as ilhas que forma os arquipélagos das Kornati e o Arquipélago de Brijuni.

Veja também: O clima mediterrâneo

Beleza natural

Por sua diversidade de belezas naturais, a Croácia é bastante procurada por turistas de várias partes do mundo. Os parques nacionais croatas, os grandes lagos e demais atrativos atraem centenas de cruzeiros turísticos, fazendo da atividade turística um importante incremento na economia local.

Das ilhas croatas, apenas uma pequena parcela é povoada, as demais são lugares preservados da ação humana, o que torna o local ainda mais interessante.

Economia

A Croácia é um país que apresenta elevados indicadores sociais e econômicos, como é o caso do Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, o qual leva em consideração aspectos como os rendimentos financeiros, os níveis de educação, o acesso aos serviços básicos, a expectativa de vida da população, dentre outros.

As atividades econômicas, além do turismo, estão pautadas principalmente em indústrias têxteis, químicas e mecânicas, as quais se concentram em Zagreb, cidade mais populosa e capital da Croácia. Em 2016 a população da Croácia estava estimada em 4,171 milhões de habitantes, entre os quais há uma predominância de mais de 86% de pessoas da religião Católica Romana.

 

Referências

»ESPANHA. Croácia – República de Croácia. Disponível em: http://www.exteriores.gob.es/Documents/FichasPais/CROACIA_FICHA%20PAIS.pdf. Acesso em: 13 de março de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).