Significado da bandeira da Eslováquia

Nesse artigo você vai aprender sobre o significado da bandeira da Eslováquia, seus símbolos e cores e quais influências sofreu no momento de sua concepção. Veja também quando ela foi adotada e curiosidades. Acompanhe a seguir!

A bandeira da Eslováquia é uma tricolor com listras horizontais, apresentando-se ainda a pelagem Eslovaca de armas. A bandeira da Eslováquia lembra bastante outras bandeiras, por conta do composto de cores Pan-Eslavas presente nesta, adotado também por outros países de origem eslava. A República Eslovaca, mais conhecida como Eslováquia é um país da Europa, e para conhecer mais sobre este, leia o artigo abaixo.

Bandeira da Eslováquia: Qual o significado?

A composição da bandeira da Eslováquia denota do movimento que ficou conhecido como Pan-eslavismo, o qual foi um movimento político e sociocultural que ocorreu no século XIX. Esse movimento teve como base uma unificação dos povos eslavos, e as cores do movimento ficaram conhecidas como cores Pan-Eslavas, sendo elas o branco, o azul e o vermelho. A bandeira conta ainda com um brasão de armas da Eslováquia.

Bandeira da Eslováquia

O brasão de armas compõe essa bandeira, e traz consigo a “Cruz de Lorena” (Foto: depositphotos)

Símbolo/brasão

O brasão de armas da Eslováquia é apresentado nas mesmas cores Pan-Eslavas, estando localizado na porção centro-esquerda da bandeira, centralizado sobre a faixa azul. É um escudo que apresenta em sua composição o desenho de montanhas na cor azul, um fundo vermelho e uma cruz dupla branca (ou prata).

A cruz está apresentada sobre a montanha mais elevada, a mais central no desenho, e consiste em uma cruz dupla. Essa composição é parecida com um desenho que está presente no brasão de armas da Hungria, onde as montanhas são verdes, há uma coroa e a cruz dupla.

As montanhas representam o relevo existente na maior parte do território da Eslováquia, especialmente pela presença dos Cárpatos. Já a cruz dupla é chamada na heráldica (estudo dos brasões e símbolos) como “Cruz de Lorena”, a qual representaria um símbolo de poder e proteção.

Cores

As cores da bandeira da Eslováquia são o branco, o azul e o vermelho. Essas cores são aplicadas tanto na composição de fundo da bandeira, quanto no brasão de armas. Essas cores derivam do movimento do pan-eslavismo, que foi uma manifestação defendida pela Rússia e que buscava a união dos povos de origem eslava.

As cores do movimento são amplamente usadas em suas bandeiras pelos países de origem eslava, sendo eles: Rússia, Bielorrússia e Ucrânia (eslavos orientais), Polônia, República Tcheca e Eslováquia (eslavos ocidentais) e ainda Bulgária, Croácia, Macedônia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo (declarado de forma unilateral como independente em relação a Sérvia), Eslovênia e Montenegro (eslavos meridionais).

Faixas horizontais

A bandeira da Eslováquia é formada a partir de faixas, ou listras, em sentido horizontal. As três faixas possuem a mesma proporção. As faixas seguem as cores: faixa de cima na cor branca, faixa do meio na cor azul e faixa de baixo na cor vermelha. A disposição de cores é diferente entre as bandeiras que usam a base das cores Pan-Eslavas, podendo ser ainda usados brasões ou não.

Tudo sobre a Eslováquia

A Eslováquia é um país bastante interessante, com um passado histórico repleto de acontecimentos, os quais originaram sua cultura. No país estão presentes belos castelos e monumentos históricos, e a cultura do povo está relacionada com sua origem, os povos eslavos. A Eslováquia é um país com uma independência recente, mas apesar disso, já conquistou importante destaque no cenário econômico mundial, bem como em relação a qualidade de vida da sua população. A população da Eslováquia ultrapassa os 5 milhões de habitantes, em uma extensão territorial que tem cerca de 49.035 km².

Curiosidades

A Eslováquia fez parte de um país chamado de Checoslováquia, ou Tchecoslováquia, o qual existiu entre os anos de 1918 e 1992. Foram criados dois novos países, sendo eles a República Tcheca e a Eslováquia, através de um movimento que ficou conhecido como Separação de Veludo ou Divórcio de Veludo, pela maneira pacífica com a qual ocorreu. As florestas ocupam quase metade do território da Eslováquia, e embora seu território seja marcado pela presença de montanhas, a porção mais ao Sul possui um terreno mais plano e menos elevado.

Capital Bratislava

Bratislava é a capital da Eslováquia, bem como sua principal cidade. Bratislava faz fronteira com dois países, sendo eles a Áustria e a Hungria, sendo ela também cortada por um importante rio da Europa, o Danúbio. As Montanhas dos Cárpatos, as quais são a maior cadeia de montanhas da Europa, começam na região de Bratislava. A cidade tem uma extensão territorial de 367,6 km², com uma população de mais de 420 mil pessoas, apresentando uma estabilidade demográfica desde pelo menos os anos de 2004.

Idioma

O idioma oficial da Eslováquia é a Língua Eslovaca, a qual pertence à família das línguas eslavas ocidentais. O idioma Eslovaco, como é também conhecido, possui algumas variações na forma como é falado nos países de origem eslava.

Turismo/destinos

A Eslováquia possui alguns pontos turísticos bastante apreciados pelos viajantes, sendo talvez o mais importante o Castelo de Bratislava, localizado no centro histórico da capital. Além deste, existem outros castelos na região, e que atraem pessoas do mundo todo, como o Castelo de Spiš, com uma arquitetura em estilo gótico, bem como o Castelo de Devon, também localizado na capital Bratislava.

Existem ainda catedrais históricas, parques com belezas naturais, observatórios localizados no alto das elevadas montanhas da região, estações de esqui, dentre outros pontos históricos e culturais.

Mapa

Veja o mapa da Eslováquia, com suas delimitações políticas e suas fronteiras.

Mapa da Eslováquia

A Eslováquia é um país europeu com 5 milhões de habitantes (Foto: depositphotos)

Bandeira Pan-Eslava

A bandeira da Eslováquia é uma tricolor, formada a partir de listras horizontais nas cores Pan-Eslavas, sendo elas o branco, o vermelho e o azul. Além das cores, é apresentada também a pelagem Eslovaca de armas.

A Eslováquia é um país da Europa, o qual faz fronteira com a República Tcheca e pela Áustria a oeste, pela Polônia ao norte, pela Ucrânia ao leste e Hungria ao sul. Tendo sido parte da antiga Tchecoslováquia.

É um país com muitas belezas naturais, com elevadas montanhas em seu território. A cultura da Eslováquia é marcada pelo passado histórico da região, e os castelos e as catedrais contam um pouco dessa história. Além da bandeira, a Eslováquia possui ainda seu brasão de armas, bem como seu hino nacional.

 

Referências

» UNIÃO EUROPEIA. Eslováquia. Disponível em: < https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/slovakia_pt>. Acesso em: 25 de junho de 2018.

» VESENTINI. José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).