,

Bandeira da Espanha: significado, origem e imagem

Você já percebeu que as bandeiras dos vários países do mundo são todas diferentes? Mesmo quando as cores se repetem, há algum detalhe que diferencia cada uma delas, seja um símbolo, brasão, uma palavra, a ordem das faixas, há sempre algo único.

Se você já parou para observar as bandeiras dos países, talvez tenha visto uma foto ou imagem da bandeira da Espanha, e tenha percebido que além de cores, ela também tem um brasão representado ao centro.

Mulher segurando bandeira da Espanha

A bandeira é um dos principais símbolos de soberania da Espanha (Foto: depositphotos)

O brasão, símbolo nacional de um país, é um elemento identitário que caracteriza este país e sua soberania. Normalmente o brasão tem relação com a história ou cultura do local representado. Nem todas as bandeiras apresentam brasões, mas a da Espanha carrega este importante símbolo.

No artigo aqui apresentado você aprenderá mais sobre a bandeira da Espanha, sua história, suas cores, o significado do brasão representado e também algumas curiosidades sobre este elemento da soberania espanhola. Ainda, verá como foi a evolução da bandeira Espanhola ao longo do tempo. Confira!

Bandeira da Espanha: cores e formas

Bandeira da Espanha

A bandeira da Espanha possui duas cores e um brasão (Foto: depositphotos)

A bandeira da Espanha é constituída a partir de um fundo com duas cores: vermelho e amarelo. Estas cores estão distribuídas em faixas no sentido horizontal, sendo as faixas vermelhas na parte de cima e de baixo, enquanto a amarela ocupa a porção central da bandeira. A faixa amarela, ao centro, ocupa um espaço mais largo do que as faixas vermelhas.

Além disso, há um brasão na parte amarela da bandeira, localizado na porção central a esquerda. Este brasão apresenta outras cores, como o branco, o azul, além do rosa e do verde. As cores do brasão podem sofrer pequenas variações de tonalidade, dependendo da representação.

A bandeira da Espanha é, portanto, uma bicolor formada pelas cores vermelha e amarela. Estas cores são normalmente atribuídas aos sentimentos históricos das conquistas espanholas.

Vermelho: seria uma representação da coragem e dos sacrifícios feitos pelo povo espanhol.
Amarelo: seria uma menção as riquezas das terras espanholas.

Apesar disso, não é fácil encontrar afirmativa oficial sobre a escolha das cores. O que se conhece da história da Espanha é sua participação na colonização da América (coragem, valentia) e seu enriquecimento através do ouro proveniente de suas colônias (ouro: amarelo), o que poderia explicar as cores da bandeira.

Brasão

Brasão da bandeira da Espanha

O brasão traz referências dos antigos reinos, a cidade de Granada e a casa de Bourbon (Foto: depositphotos)

O símbolo nacional apresentado na bandeira da Espanha é uma menção aos antigos reinos que constituíam aquele território, sendo eles: reino de Leão (símbolo do leão), reino de Castela (castelo amarelo), reino de Aragão e Catalunha (barras vermelhas e amarelas) e também o reino de Navarra (correntes de ouro).

Além disso, há na parte inferior do brasão uma romã, o qual simbolizaria a cidade de Granada. Há também ao centro a representação de três flores de lis, as quais representariam a casa de Bourbon.

Ao lado do escudo, há duas torres ou colunas, as quais seriam uma representação do encontro entre a Europa (Sul da Espanha) e a África (Noroeste) através do Estreito de Gibraltar, ligando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico.

Frase

Há ainda uma espécie de faixa vermelha que envolve as torres, onde é possível ler a expressão “Plus Ultra” em latim. Esta frase, que significa “Mais Além”, é uma menção as conquistas espanholas na época da colonização americana. A coroa no topo do brasão representa a Coroa Espanhola do contexto da conquista de novos territórios.

Desta forma, nota-se que o significado da bandeira espanhola está relacionado com os grandes acontecimentos históricos que envolvem do país.

História da bandeira da Espanha

Bandeira da Espanha hasteada

A bandeira da Espanha foi oficializada em outubro de 1981 (Foto: depositphotos)

A bandeira da Espanha, tal qual é conhecida hoje, foi adotada no dia 05 de outubro de 1981. Na ocasião, foi definida a arte final do escudo que estaria disposto ao centro da bandeira. A proporção oficial para uso da bandeira é de 2:3.

A Espanha possui ainda outras bandeiras vigentes, as quais são: Estandarte do Rei da Espanha, Estandarte da Princesa das Astúrias, Bandeira marítima da Armada Espanhola (modelo oficial), Bandeira de embarcações de recreio, Cocar da Força Aérea Espanhola, Bandeira Civil e Pavilhão Estatal.

Antes da oficialização da atual bandeira, a Espanha teve outros modelos de bandeiras nacionais. A evolução da bandeira da Espanha acompanhou as mudanças históricas pelas quais passou o país.

Algumas bandeiras espanholas anteriores a atual foram: a Bandeira do Reino de Leão, a Bandeira do Reino de Castela, a Coroa de Aragão, a Coroa do Reino de Navarra, o Estandarte dos Reis Católicos, a Bandeira do Reino de Granada, a Cruz de Borgonha, a Bandeira de Gala da Armada, a Bandeira colonial de Vice-Reino de Nova Granada, a Bandeira da Marinha Mercante, a Bandeira naval e nacional, a Bandeira da Espanha durante a Primeira República, a Bandeira da Espanha durante a Segunda República, a Bandeira nacional usada pelos nacionalistas durante a Guerra Civil, a Bandeira do Regime franquista, a Bandeira do Reino da Espanha (atual desde 1981), dentre outras.

Bandeira antiga da Espanha

Reino da Espanha entre 1977 e 1981 (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Curiosidades

– A bandeira da Espanha é comumente chamada de “Rojigualda”, assim chamada principalmente pelo povo espanhol, termo nem sempre conhecido no mundo.

– Na Espanha, os cidadãos podem utilizar a bandeira sem o brasão, constituindo-se como a bandeira civil espanhola.

– Os símbolos representados através do brasão na bandeira são motivos de orgulho nacional para os espanhóis, pois contam a história daquele país.

– A coroa no brasão é uma forma de honrar o papel da monarquia no moderno Estado espanhol e seus grandes feitos.

– A bandeira da Espanha não tem uma autoria definida, pois a composição é usada muito antes de 1981, sendo que nesta data apenas foi definida formalmente a estrutura do brasão.

Seleção da Espanha

Camisa da seleção da Espanha

Camisa oficial da seleção de futebol da Espanha (Foto: Reprodução | Centauro)

A camiseta oficial da seleção espanhola de futebol preserva as cores da bandeira da Espanha, que são o vermelho (toda camiseta) e o amarelo (detalhes). Além disso, na parte esquerda da camiseta, há o símbolo (brasão) oficial da Espanha, todo em amarelo com fundo vermelho.

Resumo do Conteúdo

Nesse texto você aprendeu que:

  • A bandeira da Espanha foi oficializada em 05 de outubro de 1981.
  • A bandeira da Espanha possui duas cores: vermelho e amarelo.
  • O brasão dessa bandeira representa os antigos reinos de Leão, Navarra, Castela e Aragão e Catalunha.
  • A bandeira da Espanha é comumente chamada de “Rojigualda”.
  • Essa bandeira não possui autoria definida.

Exercícios resolvidos

1- Quais são as cores da bandeira da Espanha?
R: Vermelho e amarelo.
2- O que representa as cores dessa bandeira?
R: O vermelho representa a coragem do povo espanhol e o amarelo a riqueza do país.
3- De quem é a autoria da bandeira da Espanha?
R: Essa bandeira não possui autoria definida.
4- Quando foi adotada essa bandeira?
R: Foi oficializada em 05 de outubro de 1981.
5- Essa é a primeira bandeira que o país teve?
R: Não. O país já teve mais de 15 bandeiras ao longo de sua história.
Referências

» MARTINI, Alice de; GAUDIO, Rogata Soares Del. Geografia. 3 ed. São Paulo: IBEP, 2013.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).