Significado da bandeira da Espanha

A bandeira da Espanha tem a predominância das cores vermelha e amarela, tanto nas três faixas como também no escudo presente

Toda cidade, estado ou país possui uma bandeira para ser representado. Trata-se de um instrumento que simboliza as regiões, podendo evidenciar com suas cores e formatos os diferentes aspectos dos povos que vivem nestas áreas.

Por esta razão, é errôneo pensar que as bandeiras são definidas de forma aleatória, tendo em vista que, por trás dessas peças, há uma história à respeito do espaço que ela simboliza.

Um exemplo disso é a bandeira da Espanha, que apesar da simplicidade esconde em si significados sobre a história do país e das características, tanto do povo como também do próprio espaço físico do local.

Significados do símbolo máximo da Espanha

Significado do brasão e da bandeira da Espanha

Foto: depositphotos

Com uma proporção 2:3, a bandeira da Espanha tem a predominância das cores vermelha e amarela, tanto nas três faixas que a compõe como também no escudo presente. Dividido em três linhas horizontais, o símbolo máximo dos espanhóis tem a primeira e a terceira faixa de cor vermelha, enquanto a do meio é amarela e tem o dobro do tamanho dessas anteriores.

O amarelo representa as riquezas que existem no país. Já o vermelho não possui apenas um significado, mas sim um conjunto deles. Trata-se de uma representação das conquistas do país, da alegria e valentia de seus povos diante das adversidades.

O Escudo Nacional da Espanha, o Brasão de Armas, está localizado no centro esquerdo da bandeira, tomando uma parte da faixa amarela do símbolo mais expressivo do povo espanhol.

Sobre o Brasão de Armas

Como já dito, o Brasão de Armas compõe a bandeira da Espanha do lado esquerdo da faixa amarela. Porém, além das cores, este brasão também possui alguns significados a começar pelas duas colunas que estão, cada uma, ao lado do escudo. Estas estruturas representam os portões do Mediterrâneo, uma simbologia do encontro entre Europa e África.

Ainda nas colunas é possível perceber a presença de uma faixa com as palavras escritas: “Plus Ultra”. Esta menção, feita em latim, significa “Mais Além” e refere-se às grandes conquistas e descobertas feitas pelos espanhóis em território americano.

Já o escudo em si, é dividido em quatro quadrados, onde há uma representação dos antigos reinos da Espanha, são eles: o reino de Castela, sendo simbolizado por um castelo amarelo; o reino de Leão, tendo como símbolo um leão vermelho; o emblema de Aragão e Catalunha, representados por faixas amarelas; e, por fim, Navarra, indicada pelas correntes de ouro.

No escudo ainda pode ser visto dois elementos de grande representatividade, como a romã no pé do escudo, que representa a cidade de Granada. E as três flores de lis, simbolizando a casa de Bourbon, uma família real muito importante na Europa.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.