Significado da bandeira da Ilha de Man (RU)

A Ilha de Man é um território vinculado a Coroa do Reino Unido. Nele inclui a ilha principal e algumas ilhotas adjacentes. A bandeira, tida como um dos principais símbolos consiste em uma figura bastante curiosa, que gera muitos questionamentos quanto ao seu significado. Antes de conhecer quais são esses significados, saiba mais sobre a história e geografia.

O território está situado no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (oeste), Escócia (sul) e Irlanda do Norte (este).

Sua área é de cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, o que dá uma área total de 572 km². A população total da ilha ultrapassa a casa das 80 mil pessoas, cuja capital é Douglas (Doolish). Quanto ao clima, ele é conhecido como temperado marítimo.

Sobre a bandeira da Ilha de Man

Significado da bandeira da Ilha de Man (RU)

Foto: depositphotos

A bandeira da Ilha de Man é totalmente vermelha. No centro, se destaca uma figura conhecida como um tríscele, possuindo três pernas de emblema. Esses elementos estão unidos pela coxa e dobradas na altura do joelho. Essa posição faz com que a figura também lembre dedos apontados no sentido horário. Alguns detalhes na cor amarela também ajudam a complementar a figura, como se as pernas fizessem parte de uma armadura de guerra.

O tríscele tem as suas raízes Celtias como símbolo do Sol que também era utilizada por muitas outras civilizações antigas, incluindo os micênios. Tudo isso está ligado a significados que passam a ideia de poder, energia e movimento progressivo. A origem desse símbolo também está vinculada a cultura grega. A representação dos elementos também faz surgir a simbologia do número três, sagrado em algumas culturas.

Na bandeira da Ilha de Man, o símbolo está vinculado a sorte, fertilidade e regeneração. Não custa lembrar que a bandeira desse território também é semelhante à da Sicília.

História da Ilha Man

A Ilha Man já foi habitada por povos vikings, no final o século VII. Tudo começou no ano de 1079, com a criação do Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas, por Godred Crovan. Menos de 100 anos depois, no ano de 1164, ele foi separado em Reino das Hébridas e Reino de Mann, onde ficou sob o domínio norueguês.

Em 1266, por meio do Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.