Significado da bandeira da Jordânia

A Jordânia está situada no Oriente Médio. O país faz fronteira com o Iraque, Israel, Palestina, Mar Vermelho, Arábia Saudita e Síria.

A bandeira oficial da Jordânia existe desde 1928. Ela possui quatro cores: três faixas horizontais, cuja primeira é preta, seguida da branca e, por último, a verde. Existe também do lado esquerdo um triângulo vermelho com uma estrela branca no centro.

Essas cores representam, respectivamente, os Califados de Abássidas, Omíadas e Fatímidas. Já o vermelho, faz alusão à dinastia Hachemita e à revolta árabe.

A estrela branca representa os sete versos do primeiro sura no Alcorão e também representa a unidade do povo da Jordânia. Alguns historiadores acreditam que as sete pontas da estrela branca também representa os montes onde a capital do país foi construída.

Significado da bandeira da Jordânia

Foto: depositphotos

Conheça a Jordânia

A Jordânia é um país muito visitado. Em parte pelas suas belezas naturais e também por conta das construções históricas que existem na região. A sua capital é Amman.

Confira lista dos pontos turísticos mais importantes do país:

– Amman: localizada no topo de uma colina, Amman é a capital da Jordânia. Ela traz inúmeros monumentos e resquícios do Império Romano e do Islã Bizantinum.

– Petra: a cidade antiga de Petra é, sem dúvidas, o ponto mais famoso da Jordânia. Ela foi esculpida nas paredes de uma montanha e conta com sistemas de irrigação e defesas extremamente complexos. O teatro da cidade também é uma das atrações.

– Mar Morto: esse mar recebe esse nome por ser extremamente salgado impossibilitando o desenvolvimento de qualquer tipo de vida nele. Ele é famoso também por não permitir que a pessoa que esteja boiando nele afunde, nem se quiser. Essa região é cercada de lugares luxuosos para receber turistas do mundo inteiro.

– Azraq Wetland: por falar em luxo, o Azraq é um luxo natural. Ele é um oásis que possui várias piscinas naturais e construções muito antigas.

– Reserva Florestal de Ajloun: são 13 km² de extensão distribuídos entre montanhas e vales sinuosos.

– Jerash: depois de Petra, Jerash é a mais visitada da Jordânia. Os locais que mais recebem turistas são o Oval Plaza e o Teatro Sul.

– Wadi Rum: para finalizar, Wadi Rum, conhecido como ‘Vale da Lua’, um lugar que já foi morada do príncipe Faisal Bin Hussein durante a Primeira Guerra Mundial.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.