Significado da bandeira da República Popular da China

A China é um dos países mais populosos do mundo, ele também é um grande importador dos seus produtos para regiões de todo planeta.

A bandeira da China tem o fundo vermelho com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo, uma maior e outras menores. A cor vermelha representa o comunismo e a amarela faz alusão ao solo iluminado pelo sol. Já a estrela grande simboliza o Partido Comunista Chinês. As menores representam o povo chinês em obediência e reverência à estrela maior, que seria o governo da nação.

Há outra corrente que afirma que as quatros estrelas estão relacionadas às classes populares da China estabelecidas por Mao Tsé-tung: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural.

Significado da bandeira da República Popular da China

Foto: depositphotos

Esse modelo de bandeira foi adotado em 1949. Antes dela, existiram outros modelos como entre 1890 e 1912 quando a Dinastia Qing adotou um dragão azul com um fundo amarelo e um sol vermelho para representar o território chinês.

A partir de 1912, com o nascimento da primeira República na China, surgiu uma nova bandeira, dessa vez com cinco listras: preta, branca, azul, amarela e vermelha. Em 1928, a bandeira mudou mais uma vez e ela tornou-se vermelha, com um retângulo azul e sol branco.

Conheça a China

Os principais pontos turísticos da República Popular da China. Conheça agora:

– Muralha da China: não é preciso dizer que esse é o mais famoso cartão postal da China, não é? A Grande Muralha tem 8 mil km de extensão e o ponto de partida para iniciar uma visita é feita pela capital Pequim.

– Reserva Natural de Jiuzhaigou: a Reserva Natural de Jiuzhaigou é o lugar ideal para ver pandas gigantes (animais que são símbolo do país). Também é possível ver macacos dourados, lagos, rios, montanhas e cachoeiras.

– Buda Gigante de Leshan: o Monte Emei, próximo à cidade de Leshan, sedia o maior Buda esculpido em uma montanha.

– Cordilheira Changbaishan: o Lago Tianchi e a Floresta de Pedra são os grandes atrativos desse lugar, que atrai muitos visitantes interessados em conhecer a fauna e flora desse lugar, que fica na província de Jilin.

– Garganta do Salto do Tigre: é o Cânion de 30 metros que fica no rio Yangtsé. No local, os visitantes podem fazer treckings e praticar caminhadas.

– Xian: é a antiga capital da China. O ponto de maior interesse é o Exército de Terracota que contém mais de oito mil esculturas feitas para proteger o túmulo do imperador.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.