Significado da bandeira da Rússia

Compreender a origem e o significado da bandeira da Rússia é conhecer um pouco sobre os principais acontecimentos de sua história. As bandeiras são importantes elementos identitários, pois as cores e os símbolos existentes nas composições são portadores de significados, os quais podem ser ligados a cultura, ao passado, aos elementos naturais de destaque, ou mesmo aos contos e mitos que se remetem a região na qual o país representado se localiza.

A Rússia é um país transcontinental, o que significa que seu território está dividido entre dois continentes, sendo eles a Ásia e a Europa. A Rússia é ainda o país que possui o maior território do mundo, com 17.100.000 km² de extensão territorial. A Federação Russa é um dos países mais poderosos do mundo, destacando-se especialmente em relação ao desenvolvimento bélico, com ênfase para o desenvolvimento de armamentos nucleares.

Qual o significado da bandeira da Rússia?

A bandeira utilizada oficialmente pela Rússia atualmente foi adotada ainda no ano de 1991, quando da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), após a queda do Muro de Berlim e a Reunificação Alemã.

A bandeira possui uma composição bastante simples, apenas com cores, sem símbolos sobrepostos. As cores são distribuídas em faixas horizontais, todas com a mesma proporção, dispostas de forma que o branco fique na porção superior, o azul ao centro e o vermelho na porção inferior. A proporção comumente utilizada para a bandeira é de 2:3, sendo esta a medida oficial para o uso deste símbolo nacional.

Bandeira da Rússia

Essa bandeira apresenta similaridade com a bandeira da Holanda (Foto: depositphotos)

Existem várias hipóteses para a adoção desta composição de bandeira pela Rússia, sendo que uma das mais aceitas é que ela teria sido inspirada na bandeira dos chamados Países Baixos, mais conhecidos simplesmente como Holanda, um país localizado na porção ocidental do continente europeu. Isso porque as cores são exatamente as mesmas, distribuídas em listras horizontais, embora com a ordem das cores diferente.

Essa concepção sobre a bandeira se remete a expansão do Pan-eslavismo no século XIX, o qual foi um foi um movimento político e também sociocultural que tinha como base a união dos povos eslavos. Os eslavos são um povo com origem na região da Rússia e que posteriormente se espalhou pelo leste do continente europeu. Assim, é concebível que a bandeira tenha sido inspirada nas cores Pan-Eslavas (vermelho, azul e branco), também usadas por vários outros países em suas bandeiras.

Veja tambémSaiba quando os EUA e a Rússia planejam ir à Lua juntos

Símbolo

A bandeira atualmente utilizada pela Rússia não apresenta símbolos em sua composição. No entanto, a Rússia possui um brasão de armas, que faz parte do conjunto de seus elementos identitários.

Esse brasão sofreu várias mudanças ao longo da história, denotando originalmente do Império Russo, tendo sido restaurado apenas após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Esse brasão atual deriva de várias composições anteriores, e apresenta-se com um fundo vermelho, sobre o qual está disposta uma águia bicéfala (duas cabeças), sendo que sobre as cabeças estão as três coroas imperiais da Rússia, as quais representam a unificação das províncias históricas que deram origem a Rússia como é hoje.

No centro da águia há ainda um escudo, sobre o qual está São Jorge, o qual é considerado como o padroeiro da Rússia, símbolo que também é adotado por vários outros países. As cabeças da águia olham para lados opostos, o que representaria os domínios da Rússia, tanto para o Ocidente, quanto para o Oriente.

Brasão de Armas da Rússia

O Brasão de Armas da Rússia carrega os elementos e as cores do país (Foto: depositphotos)

Cores

As cores da bandeira da Rússia são as cores Pan-Eslavas, também adotadas por países como Croácia, Eslováquia, Eslovênia, República Tcheca e Sérvia. Basicamente são o azul, o branco e o vermelho, as quais podem ser usadas de várias formas nas composições das bandeiras. No caso da Rússia, as cores são usadas em faixas horizontais por toda bandeira.

Essas cores são comuns onde a maioria dos habitantes possui ascendência Eslava, como é o caso dos russos. Não existe na literatura disponível uma interpretação única sobre o significado destas cores, mas apenas suposições de que elas representem ideias deste povo, como o branco simbolizando a nobreza, o azul representando a lealdade e a castidade, e o vermelho indicando a coragem, a magnanimidade, bem como generosidade e o amor. Apesar disso, são apenas referências, sendo que existem outras interpretações possíveis acerca das cores escolhidas como símbolos do movimento.

Bandeira da Rússia atual

A bandeira da Rússia atual foi adotada no ano de 1991, quando houve a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ficando os países independentes desta.

No entanto, a Bandeira da Federação Russa foi definitivamente adotada apenas no ano de 1993. Essa bandeira vem sendo utilizada pela Rússia até os dias atuais, sendo uma composição simples com apenas três cores, o branco na parte de cima, o azul no centro e o vermelho na parte de baixo, distribuídas em listras horizontais pela bandeira.

Veja tambémRússia pré-revolucionária

Bandeira da Rússia antiga

A Rússia é um país que tem uma história cheia de acontecimentos, o que também influenciou nas composições de suas bandeiras. Talvez o momento de maior destaque tenha sido após a Revolução Russa (1917), quando já no ano seguinte a bandeira russa foi substituída pela bandeira socialista, mais especificamente da União Soviética.

Já no ano de 1918 a bandeira da Rússia já havia sido trocada, mas apenas em 1923 a União Soviética adota uma bandeira oficial. Essa bandeira era toda vermelha, com o símbolo da foice o martelo na porção superior esquerda da bandeira. Esse símbolo representava o trabalho agrícola e o trabalho industrial, como uma afirmação da necessidade de união destes trabalhadores.

A bandeira apresenta sobre esse símbolo também uma estrela de cinco pontas, sendo que os símbolos são representados com a cor amarela, sobre o fundo vermelho. A bandeira sofreu algumas variações durante os anos, tendo sido substituída pela atual bandeira russa com o fim da URSS.

Bandeira da Rússia para imprimir

Com esse link você pode fazer o download de uma bandeira da Rússia para impressão.

Bandeira para colorir

Com esse link você terá acesso a uma bandeira da Rússia em branco, para que possa colorir com as cores oficiais.

Russia: cores, símbolos e história

Conhecer a origem das bandeiras não é um processo fácil, já que envolve muitos acontecimentos históricos e mesmo contradições na forma como a história é contada. A bandeira russa tem como origem o movimento histórico que ficou conhecido como pan-eslavismo, o qual tem relação com a origem dos povos daquele país.

As cores e os símbolos contam um pouco dessa história, rememorando o passado de um país que hoje é considerado como um dos mais poderosos do mundo, seja pelo seu desenvolvimento econômico, bélico, ou mesmo pelas possibilidades de turismo naquele território.

Veja tambémBrasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: o BRICS

 

Referências

» RÚSSIA. Disponível em: . Acesso em: 11 de junho de 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).