Significado da bandeira da Turquia

A bandeira da Turquia é representada por um fundo vermelho com uma lua crescente branca à esquerda e uma estrela branca à direita. Essa bandeira foi oficialmente adotada desde 1983.

A escolha dos desenhos é inspirada em antigas tradições. A lua crescente, por exemplo, representava a deusa da caça para os habitantes de Bizâncio Ártemis. Tempos mais tarde, na Ásia Menor, ela era cultuada também pelos pré-islâmicos.

Quando a Turquia foi dominada por Alexandre, o Grande, foi adicionada a estrela, que permaneceu como símbolo da região mesmo depois da queda de Constantinopla, em 1453.

Com o domínio Otomano, essa bandeira sofreu algumas pequenas modificações. Alguns historiadores acreditam que, em 1793, ela passou a ser verde, porém por volta de 1844, ela voltou a ser vermelha e conter a estrela de cinco pontas e a crescente.

Significado da bandeira da Turquia

Foto: Pixabay

Além da história oficial existe uma lenda que permeia a escolha desse símbolo para representar a nação turca. A lenda diz que depois de uma grande batalha um sultão otomano observou que existia um lago que estava vermelho por conta do sangue de muitos soldados turcos caídos na água. Era noite, e a luz e estrelas estavam refletidas na água desse mesmo lago. A narração dessa imagem foi levada até os governantes turcos que resolveram imortalizá-la na bandeira nacional.

Onde fica a Turquia?

A capital da Turquia é Ancara, localizada em uma região da Europa conhecida como Leste Europeu. O país está rodeado por quatro mares diferentes: o Negro, Mármara, Mar Egeu e o Mediterrâneo.

O país abriga civilizações desde 9 mil a.C., por isso, o local concentra várias construções históricas e diversos templos de religiões monoteístas. A Turquia é o 6º país mais visitado do mundo, sua capital Istambul era a antiga Constantinopla e já sediou os impérios Romano, Bizantino e Otomano.

Conheça os principais pontos turísticos do país

1. Museu Hagia Sophia e Igreja (Ayasofya) (Istambul)
2. Ruínas de Éfeso (Selcuk)
3. Historic Areas of Istanbul (Istambul)
4. Distrito de Sultanahmet (Istambul)
5. Mesquita Azul (Sultão Ahmet Camii) (Istambul)
6. Cisterna da Basílica (Istambul)
7. Mesquita Süleymaniye (Istambul)
8. Topkapi Palace (Istambul)
9. Bosphorus Strait (Istambul)
10. Goreme National Park (Göreme)
11. Biblioteca de Celso (Selcuk)
12. Mausoléu de Atatürk (Ankara)
13. Montanha Babadag (Oludeniz)
14. Museu Kariye (Igreja em Chora) (Istambul)
15. Selimiye Mosque (Edirne)
16. Palácio de Dolmabahce (Istambul)
17. Museu a Céu Aberto de Goreme (Göreme)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.