Significado da bandeira da Turquia

A bandeira da Turquia faz parte do conjunto de elementos identitários da República da Turquia, um país transcontinental, com parte de seu território na Europa e outra parte na Ásia. A capital da Turquia é Ancara, uma cidade cosmopolita na região da Anatólia Central.

O significado e a origem da bandeira desse país estão relacionados com fatores históricos da região onde o território está inserido, mas também com elementos da cultura regional e da religião islâmica. Existem também algumas lendas populares que buscam encontrar uma explicação para a composição dessa bandeira.

A Turquia é um país muito interessante, e neste artigo você terá a oportunidade de aprender mais sobre ele. Então confira a seguir!

Bandeira da Turquia

Os símbolos presentes na bandeira da Turquia têm relação com o Islamismo (Foto: depositphotos)

Significado e história da bandeira da Turquia

A bandeira oficial que está em uso atualmente na Turquia foi adotada no ano de 1936. A origem dela está relacionada com o passado histórico da região onde este país está localizado, especialmente pela presença do Império Otomano. Este império teve início na região ainda no século XI, momento em que tribos turcas nômades (que não tinham uma habitação fixa, mas migravam conforme sua necessidade) se fixaram na região da Anatólia.

A Anatólia é, na realidade, uma península existente na região. Uma península é uma formação geológica na qual uma extensão de terras é cercada de água por todos os lados, exceto a ligação com a porção de terras maior, a qual é chamada de istmo. A Anatólia foi historicamente um caminho para os povos que migravam do continente asiático em direção ao Ocidente.

Estas tribos nômades que se fixaram na Anatólia trouxeram consigo a religião islâmica para um ambiente dominado por outro império, que era o Bizantino. Este império tinha como capital Constantinopla (atualmente Istambul) e a religião predominante era o Cristianismo.

O Império Otomano tomou formas e cresceu muito na região, especialmente durante os séculos XV e XVI, quando englobava uma significativa parte do Oriente Médio, do Leste Europeu e também do Norte da África.

No brasão que representava o Império Otomano é possível ver o que seria a base da bandeira da Turquia, que é a Lua Crescente e a Estrela sobre um fundo vermelho (veja na imagem abaixo). Este símbolo está ligado ao Islamismo.

Brasão do Império Otomano

Brasão que representava o Império Otomano

Composição

Existem várias outras possíveis explicações para a composição dessa bandeira, mas a mais aceita é que seja uma referência ao Império Otomano. Há quem acredite que o símbolo não tenha relação com o Islã, pois mesmo antes da religião ser institucionalizada, os povos da Ásia Central e da Sibéria já cultuavam os deuses celestes.

Há lendas ainda que afirmam que este símbolo surgiu como inspiração durante a Batalha de Kosovo, em 1389, quando houve um conflito entre as forças lideradas pelo príncipe Lazar, o qual governava parte da região de Kosovo e os otomanos. Milhares de sérvios morreram no combate, e os muçulmanos se espalharam pela região antes caracterizada pela presença do Cristianismo. Nesta ocasião, teria aparecido um reflexo da Lua e da estrela nas piscinas de sangue oriundas do confronto.

Cores

A bandeira da Turquia tem apenas duas cores: um fundo totalmente vermelho e sobre ele um símbolo em branco. Na bandeira há a representação de uma Lua Crescente e ao lado direito dela uma estrela de cinco pontas. As cores foram inspiradas na bandeira do Império Otomano.

Já o símbolo teria relação com a religião islâmica, predominante na região e difundido pelo Império Otomano. A Lua Crescente com a estrela, para o Islã, teria relação com a renovação da vida, pois segundo o calendário lunar, a Lua Crescente promove tal renovação. A estrela seria uma representação dos cinco pilares da religião islâmica, que são: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

Foto

Bandeira da Turquia asteada

Bandeira da Turquia tremulando sobre Istambul (Foto: depositphotos)

Sobre a Turquia

Capital

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Istambul não é a capital da Turquia. Istambul é uma cidade bem desenvolvida, localizada as margens do Estreito do Bósforo, na fronteira entre os continentes europeu e asiático. É uma cidade transcontinental.

Na realidade, a capital da Turquia é a cidade de Ancara, localizada na região da Anatólia Central. A confusão entre Istambul e Ancara para capital da Turquia deriva do fato de que Ancara é capital da República da Turquia desde a sua recente fundação, no ano 1923, em substituição a Istambul após a queda do Império Otomano.

População

A população da Turquia é de mais de 84 milhões de pessoas. A cidade mais populosa é Istambul e a maior parte da população pertence ao grupo étnico turco. Há ainda a presença de grupos minoritários como gregos, armênios e judeus. Cerca de 95% da população da Turquia é de muçulmanos de origem Sunita.

Como a região da Turquia foi uma das mais dinamizadas pelos movimentos migratórios, e mesmo por invasões, ao longo da história, há a presença de traços culturais dos vários povos que passaram por lá. Ainda assim, há um processo de homogeneização pela cultura turca, predominante na região.

Idioma

O idioma oficial da Turquia é a língua turca, mas há também a presença significativa dos idiomas árabe, bósnio, circassiano e curdo. Nas cidades mais dinamizadas, como Istambul, é comum a presença de imigrantes, os quais se comunicam em vários outros idiomas, conforme sua nacionalidade.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A bandeira da Turquia é vermelha com símbolos brancos.
  • Os símbolos são uma lua crescente e uma estrela de 5 pontas.
  • Os símbolos fazem referência a religião islã.
  • A bandeira da Turquia tem influência do antigo brasão do Império Otomano.
  • Ela foi adotada oficialmente em 1936.

Exercícios resolvidos

1- Quando foi oficializada a bandeira da Turquia?
R: Em 1936.
2- Qual a influência dessa bandeira?
R: O brasão do Império Otomano.
3- Quais as cores da bandeira da Turquia?
R: Vermelho e branco.
4- Qual a composição dessa bandeira?
R: Fundo vermelho com uma lua crescente e uma estrela de 5 pontas na cor branca.
5- O que significa esses símbolos?
R: A lua crescente representa renovação da vida e a estrela, os cinco pilares da religião islâmica.
Referências

» CENTRO CULTURAL BRASIL – TURQUIA. A população da Turquia. Disponível em: http://www.brasilturquia.com.br/a-populaco-da-turquia-180.html. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

» POLON, Luana. Estudo Prático. Turquia. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/turquia/. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).