Significado da bandeira das Ilhas Feroé

Localizada entre a Escócia e a Islândia, na Europa, as Ilhas Feroé fazem parte do território da Dinamarca. Ao todo, são 18 ilhas que formam o território, cuja capital é Tórshavn, com 15 mil habitantes. No país inteiro são 49 mil moradores.

A bandeira das Ilhas Feroé possui três cores: branco, azul e vermelho. Ela nasceu em 1919, mas somente em 1940 ganhou status de oficial, quando o Reino Unido, que dominava a região, passou a utilizá-la nas embarcações. Oito anos depois o próprio governo dinamarquês a reconheceu também.

Conheça mais sobre as Ilhas Feroé

Duas características marcam a fauna e flora das Ilhas Feroé: as falésias enormes e a vida marinha. A primeira com as paisagens deslumbrantes e a segunda movimenta a economia da região.

Significado da bandeira das Ilhas Feroé

Foto: depositphotos

Apesar de fazerem parte da Dinamarca, as ilhas possuem autonomia quando o assunto envolve o Estado. Entretanto, em relação à política estrangeira, judiciário e militar, ela conta com a intervenção dinamarquesa.

A National Geographic as classificaram como “As ilhas mais interessantes do mundo”. Devido a suas falésias gigantes, a ilha é o local ideal para os amantes do trekking. Alguns visitantes ainda se arriscam a caçar a aurora boreal, que costuma acontecer nos países dessa região. A natureza é o principal atrativo do lugar com suas vilas com casas coloridas e seus poucos habitantes.

A capital Tórshavn tem atrações arquitetônicas e históricas. Além disso, hospedar-se nela é uma maneira prática de conhecer o restante das vilas que formam o país.

Uma curiosidade peculiar das Ilhas Feroé é que no centro antigo existem casas cujos telhados são cobertos por grama. Isso mesmo! Elas são cultivadas assim para aquecerem o interior das casas nos dias mais frios.

Por falar nisso, o clima da região é bem instável, podendo chover todos os dias do ano, principalmente nos meses de setembro a março. As temperaturas variam de 1º, no inverno, a 13º, no verão. Apesar de estarem localizadas entre países nórdicos, a neve é rara por lá. Por isso o melhor período para conhecer as Ilhas Feroé é entre os meses de maio a agosto, durante o verão.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.