Significado da bandeira das Ilhas Salomão

As Ilhas Salomão são um país no oceano Pacífico, na Melanésia. Ele faz fronteira com a Papua-Nova Guiné, Nauru e Vanuatu. A capital é Honiara e o idioma oficial é o inglês.

As ilhas ficaram independentes do Reino Unido em 7 de julho de 1978. Com quase 500 mil habitantes, a moeda vigente é o dólar das Ilhas Salomão. A bandeira das Ilhas Salomão tem as cores verde, azul, amarelo e branco.

Essa bandeira existe desde 1977, às vésperas da sua independência. A bandeira tem duas cores de fundo: uma faixa amarela na diagonal separa a metade inferior verde da superior azul. Essas duas cores representam respectivamente a terra e o oceano. O amarelo faz menção à luz solar que banha esse lugar. Existem também cinco estrelas brancas que representam as cinco regiões mais populosas do país.

Significado da bandeira das Ilhas Salomão

Foto: depositphotos

Conheça mais as Ilhas Salomão

A economia das Ilhas Salomão é praticamente toda agrária, por isso mesmo ele é um dos países mais pobres da região. Entre seus habitantes existe uma margem muito grande de analfabetos.

Outros problemas existem no país como brigas por território, corrupção e falta de controle no desmatamento das florestas. A população também enfrenta problemas, como os altos índices de malária. As Ilhas Salomão pertenceram ao Reino Unido e durante a II Guerra Mundial foi palco de terríveis combates.

As ilhas mais importantes são: Ilhas de Santa Cruz, Ulawa, Choiseul, Uki, Maramasike, San Cristobal, as ilhas Florida, Sikaiana, Bellona, Russell, Santa Ana entre outras.

Pontos turísticos

Se você deseja conhecer alguma das ilhas que compõem o país deve ficar atento (a) à melhor época para isso. Os meses de maio até dezembro são os mais indicados, já que entre janeiro a abril o país fica propício à ocorrência de ciclones.

A principal atração é a ilha Rennel. Ela é chamada pelos nativos de Mugaba. E é lá que fica um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco: Rennell Oriental. Ele é um antigo atol, que se formou por conta dos movimentos tectônicos. Entre os seus atrativos mais procurados estão o Lago Tegano e as florestas tropicais.

A ilha Ghizo é também um lugar que merece uma visita. Suas águas azuis e seus cenários deslumbrantes encantam todos os turistas que passam por lá.

A ilha Bellona é também uma das mais famosas das Ilhas Salomão. São apenas 10 km de comprimento e largura de 2,5 km. Ao todo, são 17 km² de área. O lugar é um verdadeiro paraíso, cheio de espécies marítimas, corais e falésias que podem chegar até a 70 metros.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.