Significado da bandeira das Ilhas Virgens Britânicas

Como o próprio nome já diz, as Ilhas Virgens Britânicas pertencem ao Reino Unido. Elas foram fundadas inicialmente pelos Holandeses em 1648, mas passaram ao domínio da Inglaterra em 1672. Localizadas no mar do Caribe na América Central, essas ilhas têm 151 km de território e pouco mais de 30 mil habitantes.

A capital das Ilhas Virgens Britânicas é Road Town. 60 ilhas formam as Ilhas Virgens Britânicas que fazem fronteira com as Ilhas Virgens Americanas – que são de domínio americano -,  e com Anguilla, que também pertence à Inglaterra.

As maiores ilhas são: Virgin Gorda, Anegada e Tortola. O destino é ideal pra quem procura ar puro, sol e tranquilidade. A praia de Devils Bay, em Virgin Gorda, é considerada como uma das dez melhores praias do mundo por especialistas.

O clima da região é tropical temperado. Em alguns meses do ano há ocorrência de alguns furacões e inundações. Já a economia é uma das mais estáveis do Caribe. Grande parte disso se dá graças ao setor de turismo que é responsável por 45% da renda das Ilhas Virgens Britânicas.

Os viajantes brasileiros não precisam de visto para entrar nas Ilhas Virgens Britânicas se o motivo da viagem for turismo, entretanto é preciso saber que não há voos direto do Brasil para o destino. Para chegar até lá é preciso se locomover até Porto Rico, país ilha cuja capital é San Juan. De lá, é possível encontrar várias opções de voos que levam até essas ilhas.

Significado da bandeira das Ilhas Virgens Britânicas

Significado da bandeira das Ilhas Virgens Britânicas

Foto: depositphotos

 

A bandeira das Ilhas Virgens Britânicas é bem semelhante a outras bandeiras, cujos territórios pertencem ao Reino Unido. Ela nasceu em 1960 e é composta por um fundo azul, cuja insígnia britânica fica do lado direito e o brasão da localidade do lado esquerdo.

Para representar as Ilhas Virgens Britânicas foi escolhido o brasão cuja figura central é Santa Úrsula. Ao redor dela estão onze lamparinas que simbolizam onze virgens assassinadas com Santa Úrsula pelos Hunos.

Úrsula era filha do rei inglês Dionotus. Ela foi considerada santa pela Igreja Católica local após ser martirizada em 383. Já os Hunos eram uma confederação de nômades que viviam na Europa no século IV. Eles vivam em constante deslocamento pelo continente.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.