Significado da bandeira de Ilhas Malvinas ou Falklands

As Ilhas Malvinas, que também podem ser conhecidas por Ilhas Falkland, ficam localizadas no sul do oceano Atlântico e possui cerca de 3 mil habitantes. O símbolo oficial da ilha é sua bandeira, que foi adotada em 29 de setembro de 1948.

O desenho da bandeira de Falkland é um retângulo azul, baseado no Pavilhão Britânico Azul (utilizados por embarcações e por aeronaves do Reino Unido). No canto superior da bandeira há outra homenagem ao Reino Unido; o desenho da bandeira do local simboliza os laços entre ambos lugares.

Durante a guerra das Malvinas, a Argentina tomou os arquipélagos do Reino Unido. Então, a bandeira foi modificada e substituída pela bandeira Argentina. No final da guerra, o Reino Unido conseguiu recuperar as ilhas e a bandeira voltou a ser como era antes.

Brasão da bandeira das Ilhas Malvinas

Significado da bandeira de Ilhas Malvinas ou Falklands

Foto: depositphotos

O brasão usado na bandeira das Ilhas Malvinas foi colocado no mesmo dia que ela foi desenhada. O barco presente nela simboliza o meio de transporte que levou a ilha a ser descoberta: o navio inglês chamado de Desire.

A frase escrita no brasão é considerado o grande lema do local. “Desire the right” (Desejo o direito) faz também uma alusão ao nome que leva a embarcação. A ovelha desenhada em cima do navio simboliza a principal forma que as Ilhas têm de economia; através da criação de gado ovino.

Mas há uma grande discórdia girando em torno do brasão, pois o governo argentino ainda considera que as ilhas fazem parte do território do país deles. A Argentina alega que o verdadeiro brasão das Falkland é o brasão da província da Terra do Fogo.

 

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.