Significado da bandeira de Luxemburgo

Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo. Somado a tudo isso, Luxemburgo tem relevância histórica, já que foi um dos membros fundadores da União Européia.

O sistema governamental de Luxemburgo é constituído por uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente.

A sua importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência européia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.

Bandeira de Luxemburgo

Significado da bandeira de Luxemburgo

Foto: depositphotos

Depois dessa breve explanação sobre Luxemburgo e sua importância, chegou à hora de conhecer um dos mais representativos símbolos: a bandeira. Antes de tudo é importante destacar que a bandeira de Luxemburgo foi adotada oficialmente no ano de 1972, embora tenha estado em uso desde o ano de 1848.

O pavilhão é formado por três faixas de tamanhos iguais, dispostas em formato horizontal, nas cores: vermelho, branco e azul céu. Indícios históricos apontam que as cores da bandeiras foram marcadas por volta de 1830, durante a revolução belga.

A bandeira de Luxemburgo foi desenhada no ano de 1845. As cores adotadas têm origem no escudo do país: um leão vermelho sobre um campo, com faixas nas cores branco e azul.

Significado do pavilhão

O pavilhão de Luxemburgo é semelhante ao dos Países Baixos, que é menos largo e usa um azul mais escuro (azul marinho) e também da França. Porém, é desse último país que vem inspiração para os significados da bandeira. A cor azul representa o Poder Legislativo, já a cor branca o Poder Executivo e a cor vermelha o povo, dividindo igualmente o poder. Além do mais, as cores estão ligadas ao lema da Revolução Francesa, representando Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Mais sobre Luxemburgo

O Luxemburgo é dividido em três distritos que, por sua vez, estão subdivididos em 12 cantões, cada um com 116 comunas. Os distritos são: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo. Os habitantes de Luxemburgo são chamados luxemburgueses. A população nativa é de origem germânica, com possivelmente alguns elementos celtas. Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: luxemburguês, alemão e francês.

Luxemburgo foi a primeira cidade a ser designada Capital Europeia da Cultura duas vezes. A primeira vez foi em 1995. Em 2007, a Capital Europeia da Cultura foi estabelecida em uma imensa zona transfronteiriça, constituída pelo Grão-Ducado de Luxemburgo; o Sarre e a Renânia-Palatinado, na Alemanha; a região da Valónia e da parte de língua alemã da Bélgica; e a região de Lorena, na França. O evento foi uma tentativa de promover a mobilidade e o intercâmbio de ideias atravessando fronteiras em todos os domínios: físico, psicológico, artístico e emocional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.