Significado da bandeira de Maldivas

A bandeira da República das Maldivas apresenta a borda vermelha e um grande retângulo verde que contém um crescente branco em seu centro

A bandeira pode nos dizer muito sobre um país. As cores e desenhos de um dos símbolos mais conhecidos de uma nação podem expressar a sua história, geografia, cultura, política e religião.

A bandeira nacional da República das Maldivas é vermelha com um grande retângulo verde que contém um crescente branco em seu centro. Neste artigo, conheceremos as características das Maldivas e o significado de sua bandeira.

História e características de Maldivas

Localizada ao sul do continente asiático, a República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas. Foi colônia portuguesa, holandesa e britânica, tendo conquistado a sua independência no dia 25 de julho de 1965.

Significado da bandeira de Maldivas

Foto: depositphotos

A República das Maldivas é um membro fundador da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC), e também é membro da Organização das Nações Unidas, da Organização para a Cooperação Islâmica e do Movimento dos Países Não Alinhados.

A atividade econômica dominante do país é a pesca, que continua a ser o maior setor de exportação, seguindo pelo crescimento do turismo.

Descrição e significado da bandeira de Maldivas

Adotada em 25 de julho de 1965, a bandeira nacional da República das Maldivas é formada pela cor vermelha, um grande retângulo de cor verde e um crescente branca ao centro. Suas dimensões são de 2:3. A bandeira de Maldivas está dividida nos seguintes significados:

Retângulo vermelho

A borda vermelha simboliza a ousadia dos heróis da nação, e sua disposição de defender o seu país. Representa aqueles que foram mortos defendendo a nação.

Retângulo verde

O retângulo verde no centro representa a paz e prosperidade.

Crescente

Assim como a cor verde, o crescente é um símbolo tradicional do Islamismo. O crescente em cor branca simboliza um estado unificado de fé islâmica.