Significado da bandeira de Nauru

Nauru fica na Oceania e possui apenas 21 quilômetros quadrados. Ele é considerado o menor país insular do planeta. Antes, ele era chamado de Ilha Aprazível.

A bandeira de Nauru foi oficializada em 1968, por ocasião da sua independência. A bandeira carrega três cores: azul, que forma o fundo; amarela, em uma pequena faixa estreita; e branca, em uma estrela de doze pontas. Essa última representa as 12 tribos indígenas da ilha. Já a faixa amarela faz alusão à linha do equador.

A bandeira é dividida ao meio. Cada parte representando a lenda que diz que duas rochas teriam trazido os primeiros habitantes da Terra. O branco da estrela alude ao fosfato, que é um mineral muito importante para a economia da ilha.

Significado da bandeira de Nauru

Foto: depositphotos

Saiba mais sobre Nauru

O pequeno país de Nauru foi descoberto em 1798 pelos Alemães. Até 1888, ela foi colônia da Alemanha. Doze anos depois, uma grande empresa descobriu que a ilha era riquíssima em fosfato e começou a extração do mineral.

Durante a primeira guerra, a ilha passou para o domínio da Austrália e Nova Zelândia. Com o término do conflito, foi o Reino Unido que assumiu a administração. Já durante a segunda guerra, o Japão ocupou Nauru.

A independência de Nauru aconteceu em 1968. No ano seguinte, devido a ampla exploração, acabam-se as reservas do fosfato da ilha e ela acaba dependendo da Austrália economicamente. Em contrapartida, a Austrália envia asilados políticos para a ilha.

Ao todo, um pouco mais de 13 mil pessoas moram na ilha. A população é formada por nativos, chineses, europeus e pessoas vindo de outras ilhas do pacífico. O idioma oficial é o nauruano, porém o inglês é o idioma mais utilizado para os negócios e serviços públicos. O cristianismo é a fé professada pela maioria dos moradores, que também é 95% alfabetizada.

Por ser muito pequeno, a organização política funciona da seguinte forma: o parlamento possui 18 membros que são eleitos a cada três anos. Entre eles, há a eleição de um presidente, que é Chefe de Estado e de Governo. O país é atualmente membro das Nações Unidas desde 1999.

A defesa de Nauru é feita pela Austrália, pois o país não possui forças armadas, somente policial.

Para chegar até a ilha, a melhor forma é por meio do Nauru International Airport, cujos voos acontecem somente duas vezes por semana para dois destinos: Honiara, que faz parte das Ilhas Salomão e Brisbane, na Austrália.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.