Significado da bandeira de São Cristóvão e Nevis

São Cristóvão e Nevis é um país localizado na América Central. Seu território é composto por duas pequenas ilhas localizadas no mar do Caribe. Basseterre é capital dessa nação, que tem quase 50 mil habitantes distribuídos em 269km de extensão territorial.

A bandeira de São Cristóvão e Nevis nasceu em 1983. Ela é dividida diagonalmente. A metade superior é verde, e a inferior é vermelha. Ambas estão divididas por uma faixa preta com bordas amarelas que possui ao centro duas estrelas brancas de cinco pontas cada uma.

A parte superior verde simboliza a fertilidade das terras das ilhas. O vermelho faz alusão à luta contra o colonialismo. A faixa preta representa a herança africana. Já o amarelo simboliza o sol presente na região e as suas estrelas brancas de cinco pontas significam a liberdade e a esperança do povo.

Significado da bandeira de São Cristóvão e Nevis

Foto: depositphotos

Conheça São Cristóvão e Nevis

O nome composto de país revela os nomes das duas ilhas que formam essa nação. São Cristóvão é a maior. Ela é famosa por ter em seu território um vulcão e suas praias têm areia preta, fruto de erosões passadas. Já Nevis tem uma cadeia montanhosa relevante, mas sem a presença de vulcões, por isso mesmo, suas praias conservam a areia clara.

A população é composta por descendentes da África, que fazem do inglês a sua língua oficial.

Economia

A cana-de-açúcar é o meio mais vigente de subsistência, uma vez que o produto é cultivado por grande parte das ilhas, principalmente em São Cristóvão. O turismo também em uma participação relevante na economia, assim como pequenas plantações de algodão, legumes e frutas, e algumas indústrias de bebidas, vestuário e eletrônicos.

Assim como grande parte das ilhas do Caribe, São Cristóvão e Nevis foram descobertas pela Europa através de Cristóvão Colombo. E, posteriormente, colonizadas pela Grã-Betanha. Somente em 1983, as ilhas conseguiram ficar independentes.

Turismo

São Cristóvão tem apelo turístico através de suas agitadas praias. Essa ilha tem muitos hotéis, quiosques, bares e uma área comercial movimentada, mas também possui uma área mais calma dominada por fazendas históricas.

Já Nevis explora ainda mais essa área rural, com grandes hotéis fazendas, onde é possível andar a cavalo, fazer trilhas em meio à vegetação e aproveitar ao máximo a beleza exótica dessa área do Caribe.

O país de São Cristóvão e Nevis fica em uma região que também é conhecida por Antilhas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.