Significado da bandeira de Svalbard e Jan Mayen

Svalbard e Jan Mayen são duas ilhas localizadas no Oceano Ártico, cujo país mais próximo é a Noruega. Por isso, o arquipélago de Svalbard pertence à Noruega, enquanto Jan Mayen é apenas integrado por ela.

As duas ilhas estão distantes entre si mil quilômetros, mas oficialmente são consideradas pelas Nações Unidas como um só órgão, embora não estejam relacionadas administrativamente.

A bandeira de ambas também é uma só e é a mesma da Noruega. Ela funciona para representar embarcações, sinalizar portos e identificar essa região remota do nosso planeta. Seu fundo é vermelho, cortado por uma cruz escandinava azul com bordas brancas. Esse trio de cores representa a democracia. O símbolo cristão também alude a fé propagada na região. Conheça mais sobre essas duas ilhas exóticas e geladas.

Conheça Svalbard e Jan Mayen

Significado da bandeira de Svalbard e Jan Mayen

Foto: depositphotos

Bvalbard: é o território habitado mais próximo do Polo Norte. Ele é banhado pelo oceano Glacial Ártico, pelo mar de Barents, pelo mar da Gronelândia e pelo mar da Noruega, ficando 560km distante da costa desse país.

Jan Mayen: ao contrário de Svalbard, Jan Mayen é desabitada, ou seja, não existem moradores fixos na ilha. Seus habitantes são algumas pessoas que trabalham nas estações meteorológica e de comunicação situadas na ilha polar. Dois mares cercam o arquipélago: o Mar da Noruega e o Mar da Gronelândia. Uma curiosidade de Jan Mayen é que ela tem um vulcão ativo e já foi base para os caçadores de baleias.

Curiosidades do Polo Norte

Os arquipélagos de Svalbard e Jan Mayen fica relativamente próximos ao Polo Norte. Tanto que Svalbard é considerada o último pedaço de terra habitado antes de chegar ao todo gelado desse hemisfério. Confira algumas curiosidades sobre o Polo Norte:

  • Apesar de gelada, a região é habitat de ursos polares, baleias e raposas. Os humanos da tribo Inuit vivem próximos ao Canadá e Alasca.
  • O Círculo Polar Ártico concentra 30% das reservas de Petróleo ainda não exploradas. Por isso, a região é o centro de disputa de grande potências.
  • Apesar de bastante frio, essa parte do nosso planeta tem uma grande variação de clima. No verão, a temperatura fica em média 0ºC. Já no inverno, pode chegar a -35ºC.
  • O Alasca sedia alguns lagos de águas termais, ou seja, elas são quentes. Esse fenômeno acontece por conta dos vulcões da região. Na Noruega e Islândia também existem águas naturalmente quentes.
  • É no Polo Norte que fica a Vila de Papai Noel. Mais precisamente, na Laponia Finlandesa em um lugar chamado Rovaniemi.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.