Significado da bandeira de Tajiquistão

O Tajiquistão é um montanhoso país encravado na Ásia Central. Ele faz fronteira com o Afeganistão, Usbequistão, Quirguistão e China.

A bandeira do Tajiquistão foi adotada oficialmente em 1992, logo depois que o país deixou a União Soviética. Aliás, ele foi o último país a deixar o grupo.

São três as cores que formam a bandeira: vermelha, branco e verde, dispostas nessa ordem, em faixas horizontais. O vermelho significa a unidade do povo, o verde faz alusão à natureza do país e o branco representa o algodão, uma das culturas da região. No meio da faixa branca tem uma coroa cercada por sete estrelas. Essa última representa a soberania dos governantes, dos trabalhadores e dos grupos étnicos que formam o Tajiquistão.

Significado da bandeira de Tajiquistão

Foto: depositphotos

Conheça mais o Tajiquistão

Logo depois que o Tajiquistão ficou independente, ele passou por uma guerra civil que se estendeu de 1992 até 97. Isso agravou a crise econômica do país, cuja maioria da população está abaixo da linha da pobreza.

Devido à sua localização, o Tajiquistão não é banhado por nenhum oceano. Em compensação, seu território é formado por muitas cordilheiras de montanhas, entre elas, as mais famosas são: Tian Shan e Pamir.

São mais de 6 milhões de habitantes, formados em sua maioria pelos tajiques, seguido dos uzbeques e russos. O idioma oficial é o tajique. A religião é o Islã, sendo os sunitas em maior número, seguidos pelos xiitas. Apesar da pobreza, 98% da população sabe ler e escrever.

Pontos turísticos do Tajiquistão

– Montanhas Fann: localizadas na província de Sughd, elas fazem parte da Cordilheira Pamir. Chama atenção, o conjunto de lagos e rios que cerca a região.

– Cordilheira Pamir: é formada por inúmeras cordilheiras menores, entre elas a Kunlun, Karakorum, Tian Shan e Indocuche. Ela possui algumas das montanhas mais altas do mundo.

– Lago Sarez: fica no distrito de Rushon na província de Gorno-Badakhshan. Ao todo, ele possui mais de 75 km de extensão e fica a 3.263 metros acima do nível do mar. Suas águas azuis são impressionantes.

– Museu Nacional do Tadjiquistão: é um museu em Dushanbe, capital do Tadjiquistão. Um ótimo espaço para você conhecer a história e cultura do Tajiquistão.

– Zoológico local: para quem gosta desse tipo de passeio, o Dushanbe Zoo fica na capital.

– Pico Ismail Samani: para os mais aventureiros, esse pico é nada mais, nada menos que a montanha mais alta do Pamir. Ele fica a 7495 metros de altitude.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.