Significado da bandeira de Tuvalu

Tuvalu faz parte da Polinésia e está localizado na Oceania. Administrativamente, é formado por seis atóis e três ilhas e faz fronteira marítima com Kiribati, Tokelau, Samoa, Wallis, Futuna e Fiji.

A bandeira de Tuvalu existe desde 1978, ano da sua independência. Assim como diversos outros territórios que já pertenceram à Inglaterra, a bandeira de Tuvalu tem o fundo claro e a Union Jack na parte de cima do lado esquerdo do retângulo.

A parte azul clara da bandeira tem nove estrelas amarelas que fazem alusão aos pequenos territórios do arquipélago. Houve um breve período, em 1995, no qual essa bandeira atual foi substituída por uma semelhante, mas sem o símbolo da Inglaterra. Entretanto, ela não teve a aprovação popular e, dois anos depois, voltou a ser usada oficialmente.

Significado da bandeira de Tuvalu

Foto: depositphotos

Conheça mais Tuvalu

De acordo com o site oficial do país, os primeiros moradores chegaram a Tuvalu há 2 mil anos. Entretanto, as mudanças habitacionais mais significativas aconteceram com a chegada dos Europeus por volta de 1820. Quarenta anos mais tarde, um pastor da Sociedade Missionária de Londres implantou o cristianismo que hoje é a crença de 97% de toda a população.

Aquecimento global

Infelizmente, Tuvalu é um dos lugares do mundo que corre o sério risco de desaparecer do mapa, literalmente. O perigo está no aquecimento global que pode causar o aumento das águas oceânicas, submergindo por completo essa região. Isso acontece, pois a maior parte da ilha não ultrapassa os 7 metros de altura. São apenas 25km² de terra firme.

População e turismo

A moeda do país é o dólar de Tuvalu. Ele se assemelha ao dólar australiano. O idioma é o inglês e sua população é formada por mais de 10 mil pessoas, a maioria mora na sua capital, Funafuti.

Por conta do seu difícil acesso, o país é pouco explorado pelo turismo, apesar de ter um grande potencial para isso. Seu clima é tropical e costuma manter os 30ºC durante praticamente todo o ano. A média anual de chuva é de somente 30 mil mm.

Os destaques da região são suas paisagens praticamente intocáveis, com muitos atributos naturais. A população faz uso desses elementos para construir casas e fazer artesanato.

Acesso

Por mais incrível que pareça, no pequeno país não há estações de televisão e quase não existem carros, sendo os principais meios de transporte, as motos e bicicletas por terra e as embarcações pelo mar. Um pequeno aeroporto foi construído pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial e liga ainda hoje Tuvalu ao restante do mundo, mais precisamente a Fiji, no Pacífico Central.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.