Significado da bandeira do Quirguistão

O Quirguistão é um país da Ásia Central, que faz fronteira com o Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e a China. A sua capital é Bisqueque ou Bishkek, que também é a maior e mais populosa cidade do país.

A bandeira do Quirguistão foi adotada oficialmente no ano de 1992. Ela possui duas cores: vermelho e amarelo.

O vermelho compõe o fundo da bandeira e faz alusão a Noble, um herói nacional. Já o amarelo é encontrado no desenho do sol que fica bem ao centro. Com 40 raios, eles representam as 40 tribos que formam o Quirguistão. Dentro do sol fica um símbolo chamado yurt, que simboliza os povos nômades.

Significado da bandeira do Quirguistão

Foto: depositphotos

Conheça mais sobre o Quirguistão

Com uma população de 5,7 milhões de habitantes, no Quirguistão fala-se quirguiz e russo. A religião é muçulmana e a moeda é o som. Entre os Patrimônios Mundiais da Unesco estão: a Montanha Sagrada de Sulamain-Too e a Rota da Seda: Corredor Chang’an-Tianshan.

Cerca de 90% da área do Quirguistão está a mais de mil metros acima do nível no mar. Por isso, a maior parte da sua cadeia montanhosa é coberta por neve. Os pontos turísticos mais visitados do país são:

– Lago Issyk-Kul: ele é o décimo maior lago do mundo em volume e o maior lago salgado, depois do mar Cáspio.

– Sulayman Mountain: localizada na cidade de Osh, a Sulayman Mountain já foi um importante lugar de peregrinação muçulmana e pré-muçulmana. A montanha é feita de rocha e oferece uma vista fabulosa da cidade.

– Song Kol Lake: é um lago alpino na província de Naryn, no Quirguistão. Ele fica a uma altura de mais de 3 mil metros. Ao todo, sua área tem 270 km2 e volume é de 2,64 km3.

– Ala Archa National Park: esse é um parque nacional alpino nas montanhas de Tian Shan de Quirguistão. Ele fica a, aproximadamente, 40 quilômetros do sul da cidade capital de Bishkek.

– Burana Tower: essa torre é o que restou da antiga cidade de Balasagun, que existia no final do século IX. O ponto turístico fica a 80km da capital, Bishkek.

– Pamir: é uma cordilheira formada pela união das cordilheiras Indocuche, Tian Shan, Kunlun e Karakorum. Os Pamir estão entre as montanhas mais altas do mundo.

– Khan Tengri: esse é o terceiro ponto mais elevado do Quirguistão. Na língua local, o seu nome significa Senhor dos espíritos ou Senhor do Céu.

– Torugart Pass: é uma espécie de portal localizada na entrada da montanha na cordilheira de Tian Shan, perto da fronteira entre a província de Naryn, no Quirguistão.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.